BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por DÉCO »

Jose JJ escreveu:Boa noite amigos. Eae Deco descupa a demora, mas só vi sua mp hoje. Nao consegui postar nada esses dias por causa da correria do serviço. Ganhei meu presente de dia das criancas no sabado: tava eu tirando algumas pecas do outro monza ue tenho (sucata) e me deparei com o chicote completo do modulo e em perfeito estado :D só está meio sujo. Vou limpá-lo e instalar assim que possivel, aproveitando que hoje consegui comprar os fios que preciso pra refazer toda instalaçao de bobina, modulo, motor de partida e sensor vr. Como o Rafaelo orientou comprei fios de 1mm e 1,5mm. Agora essa bagaça vai andar e se me permitir postarei algumas fotos do serviço mostrando o que feito.
Abraço.
.
Que legal, isso vai facilitar muito a sua "empreitada"

C ver que ta tendo dificuldades, abre um tópico em "eletrica e iluminaçao" com nome tipo "ajuda para refazer chicotes" (só sugestao) que fora o Rafaelo, vai aparecer outras pessoas pra te ajudar. (gostaria te poder te ajudar mais, mas nao sei "ler" diagramas eletricos, que tem disponivel aqui e que mostram exatamente como fazer).
To torcendo pra dar tudo certo :smt023
boa sorte amigo !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por monzinha88 »

Déco, tira só uma dúvida para mim:

Você então manteve o Módulo de Ignição original do Monza?
Ou chegou a substituí-lo?

Abraços
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)

O meu módulo queimou esses dias, vou cotá-lo e aproveito para ver quanto esta a bobina mi...

Agora fiquei meio encanado com o motivo de meu módulo ter queimado...
Será que tem algo invertido ou o tempo e uso podem ser o motivo??
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Ta com modulo original, e acredito eu, ele só queima c tiver algo errado.

O meu mesmo, fiz muita cagada nele por impericia (a bobina mi nao tem nada a ver com isso) e ele aguentou firme e forte, cheguei tbm até a cotar que ja tava contando com ele abrir o bico, mas nao precisou, no fim ficou tudo certo.
Quando coloquei a bobina inventei moda (c vc tiver paciencia de ler este tópico inteiro vai ver isso) e judiei mesmo dele fiz leitura com termômetro lazer nele e teve dia de dar ate 65° C :smt021 , repito, por culpa minha, invençao de moda, a bobina mi funciona no sistema pug-and-play, tira uma e poe a outra, a unica adaptaçao é no cabo que liga ela na tampa do distribuidor.

Problema de aterramento causa super aquecimento, antes de por outro modulo tem que verificar este aterramento( - ) que é feito pelo fio marrom que fica ligado em um dos parafusos que "fixam" o módulo na lata, c for o casso (recomendo) troca o terminal que vai no fio marrom que liga no parafuso do modulo, custa uns 0,20 e evita dor de cabeça.
OUTRA COIZA IMPORTANTE o modulo é alimentado pós chave por um fio preto (ja muito falado aqui), que é resistivo, nao pode tirar ele, a cagada que fiz, foi exatamente tirar ele.
Pra identificar ele,é facil, ele é revestido de borracha, e nao de plastico como todos os outros, meio mole. (pra ve-lo, vai ter que dar uma "abrida" na fita que reveste o chicote).

C vc trocar o modulo, trocar o terminal, instalar e perceber que depois de andar um pouco ele ta "muito quente" tipo c por a mao e deixar um pouco chegue a doer, vai ter que revisar toda alimentaçao, saidas etc... do chicote dele.
O módulo trabalha de morno pra quente, uma temperatura suportavel ao toque, c tiver fervendo tem coisa errada : ou aterramento ou o fio resistivo.
C tiver duvida, pergunta, c depender de mim noa vou deixar c queimar outro modulo.
qq coisa manda MP que ajudo mais rapido.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)

Legal Déco, agradeço!

Já li tudo aqui umas duas vezes, vou procurar esse fio emborrachado sim. Quanto ao aterramento, acho que vou colocá-lo no negativo da bateria. Acho que fica mais firme, neh?!

Vou procurar um módulo Bosch, hj soh achei importado mas não confio não. Depois preciso ver a fiação entre o módulo e a bobina pq tem umas emendas...

Depois posto aqui como foi.

Valew. Abraço
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

monzinha88 escreveu:Legal Déco, agradeço!

Já li tudo aqui umas duas vezes, vou procurar esse fio emborrachado sim. Quanto ao aterramento, acho que vou colocá-lo no negativo da bateria. Acho que fica mais firme, neh?!

Vou procurar um módulo Bosch, hj soh achei importado mas não confio não. Depois preciso ver a fiação entre o módulo e a bobina pq tem umas emendas...

Depois posto aqui como foi.

Valew. Abraço
C for no negativo da bateria perto dele ali onde quando ele vem da bateria ele é conectado na carroceria, acho uma boa ideia, na verdade acredito que tanto faz, o importante é ter um aterramento efetivo e com bons contatos.

Vc tem multimetro ? da pra testar o negativo com um processo muito simples usando multimetro (somente o negativo, o positivo que alimenta o módulo deve receber uma voltagem mais baixa - por isso o fio resistivo, para baixar a voltagem de alimentaçao do Módulo - )
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)

Não tenho...

Mas vejo se um colega mecânico tem e meço ele.
Ainda não consegui um modulo Bosch aqui em SP. Só no Mercado Livre, vindo de MG. Acho que vou pegar ele mesmo. Pq já passei em umas 4 ou 5 lojas aqui e só tinha importado....
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Usado original talvez seja uma boa opçao,pois ele estando sem defeitos de instalaçao, ele pode ser encontrado com alguma facilidade (pelo menos na minha regiao) e tem a numeraçao que tem que ser respeitada, c nao me engano os com final 005,006,007 sao compativeis no monza e equipam varios modelos de carros (tem que confirmar antes de comprar) outros modelos funcionam tbm (outros numeros) mas eu nao ariscaria, é ele que "diz" o tempo da igniçao (faisca) para a bobina, e outras informaçoes, e por ser uma peça muito bem "vedada" sofre pouco a influencia do tempo.
Trancado