Substituição do motor parcial

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Naro-Hito
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por Naro-Hito »

eduardo_saura escreveu:Naro Hito,

Troque de mecanico.....esse nao sabe o que fala. Te garanto que o pessoal aqui do fórum sabe mais do que ele. E outra, um serviço desse é rápido, coisa de 2 dias de serviço no máximo. Se o cara pegar firme, faz em um dia.

é como o Rafaelo disse. Nao é adaptação, é plug and play. O meu que é 1.8 aí sim teria que trocar o cabeçote, mas o seu que é 2.0 creio que o cabeçote permanece o mesmo.

O valor que ele cobrou de mão de obra, é um valor honesto, não está caro pelo trabalho que dá.

O Rafaelo abriu meus olhos com essa história de um bloco novo. Realmente, fase 2 nao vale a pena retificar financeiramente. Te confesso que se desse para usar meu cabeçote 1.8 acho que abraçaria um motor parcial inferior, claro, se encontrasse um zero por uns 2.700,00

vou verificar bem sobre isso... pois o serviço e peça qdo passa dos "mils dinheiros" tem de ver bem no que e quem estará depositando esse valor para não ter dor de cabeça..

Sobre peças a mais na instalação, além do motor parcial.. tem em idéia do valor $$$ de uma brincadeira dessas? e oque preciso comprar para já deixar tudo comprado... espero realizar esse serviço no final de ano... no carnaval quero curtir o monzão de coração renovado..
Naro Guimarães/b]
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Além do motor parcial você vai precisar de:

- Junta do cabeçote;
- Parafusos novos para o cabeçote;
- Bomba d'água;
- Correia dentada e tensionador;
- Cárter;
- Sensor de rotação para roda fônica (apenas para tampar o buraco, não utilizado nos EFI);
- Tampão do buraco da vareta de óleo (fabricação caseira, como o Rafaelo disse acima).

Caso já tenha alguma dessas peças usadas em bom estado pode aproveitar, exceto correia dentada e tensionador, economia porca reaproveitar isso.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

eduardo_saura escreveu:Naro Hito,

Troque de mecanico.....esse nao sabe o que fala. Te garanto que o pessoal aqui do fórum sabe mais do que ele. E outra, um serviço desse é rápido, coisa de 2 dias de serviço no máximo. Se o cara pegar firme, faz em um dia.

é como o Rafaelo disse. Nao é adaptação, é plug and play. O meu que é 1.8 aí sim teria que trocar o cabeçote, mas o seu que é 2.0 creio que o cabeçote permanece o mesmo.

O valor que ele cobrou de mão de obra, é um valor honesto, não está caro pelo trabalho que dá.

O Rafaelo abriu meus olhos com essa história de um bloco novo. Realmente, fase 2 nao vale a pena retificar financeiramente. Te confesso que se desse para usar meu cabeçote 1.8 acho que abraçaria um motor parcial inferior, claro, se encontrasse um zero por uns 2.700,00
2 X :smt023

Naro Hito, nunca retirei um motor, mas no meu carburado, c hoje fosse trocar, eu mesmo faria, era só ter as ferramentas apropriadas (torquimetro, aqueles "braços hidraulicos de remover motor etc...) ou alguem que aceitasse me emprestar,(o que nao seria dificil) eu encararia sem medo de ser feliz, este processo nao é adaptaçao , é tirar um e por outro, ainda mais que o meu nao tem nem ar nem direçao, seria bem facil.
Ultimamente tenho mudado meu conceito quanto a mecanicos antigos, muitos nao estao atualizados quanto as novas (nem tao novas assim) realidades.
No seu caso que é um injetado, a unica diferença seria a instalaçao dos sensores, direçao hidraulica, ar condicionado (nao sei c o seu tem) que eu teria que estudar, mas pra um mecanico, seria um verdadeiro "arroz com feijao"
Um serviço destes, pra ser caro, teria que ser ums 300,400 conto, amanha vou perguntar pra 2 mecanicos quanto cobrariam,(tomara que eu nao "queime a lingua" ) so por curiosidade, mas 1200 :lol: com o maior respeito a qq mecanico, o cara ta brincando com meu suor (trablho).
Amanha a tarde tenho resposta quanto a preço e posto aqui ok :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

capaz Resende, sempre estou a disposição pra voces optarem por o melhor e nunca pelo pior, se fosse assim eu nem passaria isso pra voces, guardaria pra mim. oque precisar estamos ae. procure por valores,frete,se é possivel fazer a troca em sua cidade, faça uma pesquisa de campo antes de mais nada. ate mesmo pesquise valores de retifica,etc quando temos as informaçoes correta tudo se torma mais facil.
Naro-Hito escreveu:Olá Rafaelo,
estou terminando de reformar a lataria do meu monza.. e estou pensando em realizar a troca da parte de baixo toda do meu motor, o antigo dono deve ter feio serviço meia sola pra vender e vejo que os problemas estarão para surgir o mais breve possível: água baixando, leve rajado na parte de baixo, motor com torque fraco para um 2.0...
enfim, estou acompanhando este tópico e outros sobre a troca do motor parcial como vc e o leocastro realizaram ao invés da retifica..
tudo certo Naro, isso, e tem o Nizer, no caso o Nizer tem um monza gasolina EFI com bloco flex 2.0 11,3:1 meio doido ele :) converse com ele tb pra ver como esta tudo.
Naro-Hito escreveu:sou um tanto leigo no assunto mecânica, mas procuro me informar bastante para não levar rasteira de mechanico e vendedor boqueta..
Eu comprando um motor parcial igual ao seu(meu monza é alcool original efi) eu mantendo o cabeçote, injeção, coletores de admissão e escape, caixa... terei de trocar oque mais para ficar com um motor realmente ótimo para usar e viajar, sem ter dor de cabeça?
absulatamente 'nada' Naro. so troca o bloco, tu vai utilizar as peças do monza(cartes,polia,pescador,escape,capa,caixa,suporte,etc,etc), comprar um sensor de rotação pra esses bloco GM pra tampa o furo, e manda fabricar um tampao de bronze da vareta do oleo(nesse motor é lado esquerdo separado do tubo ventilador). somente isso, e a parte legal ir ao detran com a NF,RG,CPF dono do carro e pedir baixa do motor original e alta pro motor de reposição que se encontra na NF. o mesmo ja vem com numero grafado do motor, nem precisa ir pra pericia etc. bem simples o processo. o leocastro ja legalizou o dele e pode te dar mais informaçoes. basicamente é oque falei, e tem no site da GM reparador que passei pra voces ae em cima.
Naro-Hito escreveu:bomba de agua terei de trocar, mangueiras de arrefecimento terei de trocar?
Naro, como falei acima usa-se tudo do monza do teu modelo em questao. se a ideia é deixar novo ok é valido. mais nao precisa trocar devido aplicaçoes incorreta :smt023
Naro-Hito escreveu: fui hoje no mecanico de "confiança", o sujeito é aposentado da gm.. e perguntei sobre esse tipo de serviço que vcs realizaram, ele deu risada de mim, falando que não existe motor desse pra vender mais e tal.. e que se tivesse era pra eu falar que ele iria comprar e deixar estoque.. o serviço de M.O. dele pra "realizar este tipo de coisa" como ele disse, ficaria em torno de 1200 pila?? pode isso?? :shock:
serio? infelizmente existem muita gente desenformada dentro da GM,ate engenheiros contratado pela GM(sei de cada caso que o casa deveria rasgar seu diploma), o estranho é onde estao os mais desenformados, falam cada asneira que da ate do, pior que era pra ser o contrario ne? la dentro que eles veriam saber, tem tudo nas mao... pq na vida real(mecanico de verdade de longa data, preparadores) sabem que se trata do mesmo motor porem mais atualizado com a engenharia antiga (monza), esse sujeito nao sabe oque esta falando. uma troca de bloco gira em torno de 200,00 no max e no max 2 dias, em um bom dia no mecanico de alto nivel se troca em 1 dia. leva pela manha a tardinha ta testado.
Naro-Hito escreveu: falou que o cabeçote não daria certo, e que teria de adaptar um monte de coisa e levaria 1 mes pra terminar o serviço... acho que ele está bemmm equivocado, se deu certo pra 3 pessoas aqui, pq num daria certo pra mim??? :smt023

abs
adaptar? pelo visto ele nao sabe oque significa a palavra adapta. e tb nem a palavra instalação. agora troca de peça com aplicaçao original de instalaçao virou adaptaçao, putz. sera que todas as manutenção de monza,kadett,omega,vectra,astra,zafira,ipanema,s10 o cara nao notou que era o mesmo motor de sempre?^uahauahuauauhauh. 1 mes? minha nossa.

bom voltando a realidade.
claro que sim, se trata da mesma peça. Naro, é o teu motor com roda fonica + galeria de agua moderna, e com alguns furos a mais. só isso. a unica diferença que ao invez de ficar com 12:1 teu motor vai ficar com 11,3:1 mais isso é facil de ajustar, so taxar pouca coisa o cabeçote pra atingir os 12:1 - rebaixando apenas 0.5mm de um cabeçote STD, é bom plainar a face do cabeçote quando fizer a colocaçao do motor novo. assim fica tudo zeradinho e garantido, montado tudo no torquímetro, peças originais e tem um motor pra 350k garantidos. ja que motor novo fazem mais quilometragem que um retificado

Naro, uma MO de plaina de cabeçote 70,00 - peças junta,oleo,cola,filtro,kit tbi,parafusos,correias,bomba dagua,sensor rotação fonico usado, 800,00 - MO troca de bloco 200,00 - legalização varia de 120 a 190,00
isso levando em conta o otimo estado do cabeçote e seu reaproveitamento. o carter pode usar do teu monza, so limpar. o tampao tem que fazer num centro de tornearia e fresagem nao da pra fazer em casa, é uma peça original de precisão. acredito que uns 50,00 faz a pecinha simples

Eduardo, eu comprei meu bloco por 2100,00 com frete tava na promoçao. por isso que é bom voces pesquisarem em toda rede GM do brasil, sempre tem promoçao. normalmente ele custa 2700,00 lembro que o vendedor me falou em fev 2011 quando comprei ele. no caso se trata de um flexpower 2.0 FGP

isso mesmo Deco, adaptaçao o proprio nome esta dizendo, é quando se tira a originalidade da peça. mais nesse caso as peças nao sao modificadas, é oque o pessoal chama de plug and play ou simplesmente instalaçao hehehe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Dei uma olhada rápida no ML e o parcial original gm na caixa esta 3.274.00 em um revendedor no Paraná.
Acredito que encontre mais barato e as vezes se for perto nem psga o frete, vai buscar em mãos.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Aproveitando o topico:
Pesquisei no peças on line e só achei na base de R$4.357
Na nafil R$3.162 + frete que não achei nada a respeito
E ML o Eduardo já pesquisou.
Vou ficar acompanhando e avaliando as possibilidades.

Tenho uma duvida e se possivel gostaria da opinião do Rafaelo e dos demais amigos:
Qual a real função da roda fônica?
Sei que talvez não seja o local certo pra esta pergunta mais como estamos falando em substituir o parcial e como meu carro é EFI e não tem esta roda fonica queria entender se existe algum prejuizo para o sistema EFI.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

e como meu carro é EFI e não tem esta roda fonica queria entender se existe algum prejuizo para o sistema EFI.
nao tem prejuizo nenhum amigo.
arruma o sensor e deixa tampado o local.

nao vai somar nem diminuir para o sistema de injeçao EFI do monza :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
C amanha vc decidir instalar uma IE moderna, mpfi, a roda fonica ja ta la, vai facilitar muuuito, na EFI ela nao impacta en nada (nao sera usada)
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder