Pessoal, hoje continuei o trabalho na parte elétrica. Retirei a soleira da porta do motorista e o acabamento do curvão do mesmo lado e segui os fios até no porta-malas. Constatei que:
- Os fios 5 e 6 (VERMELHO/PRETO) realmente eram dos auto-falantes traseiros, estavam presos por braçadeiras na lataria abaixo do tampão traseiro.
- Os fios 3 e 4, BRANCOS, estavam emendados em fios de capa transparente lá atrás, acredito também serem ligados à instalação de som. Por sinal, para cada auto-falante, é necessário quantos fios?
- O fio 2, BRANCO-AZULADO, estava emendado a um fio de cor VERDE na antena elétrica. O fio vermelho isolado que não aparece na foto acima, mas aparece abaixo junto com os outros, estava emendado ao fio vermelho da tomada amarela (30, positivo direto) da caixa de fusíveis. Na outra ponta, estava unido a um fio vermelho da antena, acredito ser o POSITIVO dela.
Os fios 2, 3, 4, 5 e 6 retirei completamente do carro, pois quando eu eventualmente colocar som quero refazer tudo, inclusive a parte de antena elétrica. O fio 1, na verdade 2 fios vermelhos unidos, está ligado nesse trambolho aqui:
Como eu não sei se a fiação do módulo de ignição ainda está passando por ele (já que ele é um bloqueador de ignição), ainda não o retirei. Atrás do curvão esquerdo, está este par de fios VERDE que terminam em tomadinhas desligadas, vocês tem idéia do que seja? E essa tomada? Seria a interligação com o módulo do alarme original?
Outra coisa: originalmente, quais fios passam por essa bucha ao lado do chicote principal, próxima ao relé de alta temperatura?
Por enquanto é isso, pessoal, desculpem tantas perguntas, no que puderem ajudar já seria de muita utilidade. Estou exausto, com a coluna doendo de ficar deitado embaixo dos pedais
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Alê infelizmente não tenho conhecimento a respeito de elétrica para te ajudar, mas fica o meu apoio e desejo que tudo se encaminhe da melhor forma possível. Um abraço e muito boa sorte.
luiz sle escreveu:Esse aqui é o chicote do alarme original. Saem daí os fios da sirene e do interruptor do capô.
Hum, legal luiz. Por sinal, acho que o interruptor do capô serve só para informar que o capô foi aberto para o módulo, não é isso? Ou ele deve comandar a lâmpada também?
luiz sle escreveu:Esse aqui é o chicote do alarme original. Saem daí os fios da sirene e do interruptor do capô.
Hum, legal luiz. Por sinal, acho que o interruptor do capô serve só para informar que o capô foi aberto para o módulo, não é isso? Ou ele deve comandar a lâmpada também?
Só envia sinal pra central, mas se funcionasse como interruptor da luz do capô seria bem legal. rs
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
No final de semana passada, me dediquei a terminar o serviço de "limpeza" elétrica na parte de painel do Monzão. Já havia retirado uma fiação de som não original. Para quem não entende quase nada de elétrica, acho que fiz bastante coisa.
Para poder seguir alguns fios, já tinha retirado o acabamento do curvão perto dos pés do motorista, soltando os botõeszinhos cinzas que o prendem à lataria (infelizmente inutilizando-os). Por sinal, são os mesmos que prendem a tapeçaria do porta-malas, mas estes são pretos e destes tenho muitos de reserva aqui. Tirei o acabamento da soleira da porta, o assento e encosto do banco do motorista.
A título de curiosidade, constatei que talvez meu carro já tenha sido pintado por dentro; achei estranho o anti-ruído pintado na mesma cor do carro, observem só:
Os cintos são todos da marca Chris, originais do carro, de Junho de 1989.
Ainda preciso de 3 capinhas das fivelas, 2 para os cintos de trás e 1 para um dos cintos da frente. Para quem está procurando pela mesma peça (muito rara, estão pedindo a preço de ouro no Mercado Livre), atenção a um detalhe: não é a mesma do Kadett e Opala. Eu não sei quantas variações existem, mas as capinhas restantes no meu carro tem um chanfro em uma das pontas, ao contrário destas qui que comprei e que NÃO servem (embora o vendedor tenha jurado que sim... )
O selo GM da tira atrás dos bancos ainda está lá. O curioso é que a pesquisa no CepChev para o código lá gravado mostra que é aplicável para os Monza de 94 a 96, vai entender...
A espuma do banco traseiro, embora escurecida pelo tempo, ainda está bem preservada. A tranqueirada nessas horas vai tudo pra dentro de casa, kkkk
Assim que comprei o carro, o relógio digital não acendia. Quando pedi ao eletricista para que averiguasse, descobrimos que estava desconectado. Como de costume, em vez de procurar pelo chicote correto, ele desencapou alguns fios dentro do painel , para puxar os quatro sinais necessários: um terra, um positivo direto (para alimentar a memória interna), um positivo pós-chave (para acender o display) e um sinal das luzes (para enfraquecer o display quando acende a lanterna/farolete). Agora, como estou mais por dentro do assunto e não tolerando mais serviço porco, resolvi eu mesmo desfazer a gabiarra.
Então, parti para a desmontagem do painel central onde ficam os botões do ventilador e os controles de ventilação. Para isso, é preciso primeiro tirar a caixa do console porque ela impede o acesso a 2 parafusos que prendem a moldura do referido painel.
Embora seja simples, a desmontagem da caixa do console tem detalhes a observar, então achei útil fazer um tutorial:
1 - Com uma chave de fenda fina, desencaixe o suporte dos botões dos vidros e retrovisores. Faça um movimento de alavanca no sentido de puxá-la para cima
2 - Desencaixe os terminais dos chicotes
3 - Retire os parafusos abaixo indicados, 2 abaixo do suporte dos botões e 2 nas laterais da moldura frontal do console. Retire a borracha entre o console e o painel
4 - Nesta altura, a moldura frontal ainda não sai, pois é presa por uns guanchinhos escondidos. Não force! Para desencaixá-los, coloque a mão por dentro e puxe a borda superior da caixa para cima, ao mesmo tempo que empurra a moldura para fora.
5 - Agora, retire os 2 parafusos que seguram a caixa do console. Depois é só levantar um pouquinho e retirar, não tem segredo, já que a caixa apenas é encaixada na base dos console por umas aletinhas.
Cuidado para não perder essas porquinhas:
6 - Depois de tirar a caixa do console, vai ficar assim:
Agora é desmontar o painel central. Não tirei fotos dessa etapa, mas este tópico do fórum tem um excelente passo-a-passo (obrigado Jesuino).
Para minha felicidade, descobri que o chicote original do relógio, com conector de 4 pinos, estava escondido lá dentro. Foi só ligar e o relógio voltou a acender.
Estava pretendendo isolar as partes desncapadas com espaguete termo-retrátil, mas como os fios não estavam cortados, não deu muito certo. Então, usei fita isolante mesmo.
E essa etiquetinha "029" colada dentro da almofada do painel? O que seria?
Em uma provável manutenção passada no painel de instrumentos, ligaram a luz do afogador no lugar da luz de alta temperatura. Então, com a moldura central desmontada, também procurei pelo soquete e lá estava ele, visto aqui pelo buraco que aparece ao lado do volante, quando tira esta moldura:
Como não tinha lâmpada alguma no soquete, coloquei uma para testar e cheguei à conclusão que o relé não está bom porque a lâmpada só pisca quando viro a chave, não deveria ficar acesa por 1 ou 2 segundos?
Dessa vez, não deu para colocar o soquete no lugar porque precisa tirar o painel de instrumentos do lugar. Mas já fico mais tranquilo sabendo que ele está lá.
Substituí a fita dupla face que é colada na borracha entre o painel e o console. A fita velha já estava completamente sem cola, na face junto ao painel. No lugar, usei esta aqui da 3M, a mesma que tinha usado na fita cromada dos apliques laterais externos:
Antes de remontar, testei as lâmpadas. Observando que a lâmpada do acendedor de cigarros só acende quando a conexão do soquete dela encosta no copinho do acededor, por isso não está acesa na foto abaixo.
Para remontar, basicamente é só seguir os passos do tutorial que passei mais acima em ordem inversa. Conecte os soquetes nas conexões do botão do ventilador, botão do pisca alerta e botão do desembaçador. Como são todos diferentes, não tem como haver dúvida. Recoloque as lâmpadas nas devidas posições. São 5 no total: símbolo do ventilador, símbolos dos controles do ar, símbolos pisca-alerta/desembaçador, anel verde do acendedor de cigarros e cinzeiro)
A lâmpada do acendedor é aterrada no copinho do acendedor de cigarros, no ressalto mostrado abaixo. Cuidado para não encostar na parte mostrada em vermelho, senão fecha curto.
Ao apertar os parafusos da moldura, coloque um pano no buraco do suporte dos botões dos vidros e retrovisores, para evitar de algum dos parafusos cair lá.
Na remontagem do console, é bem chatinho de encaixar a tampa na caixa, é preciso empurrar a borda superior da caixa com uma chave para que as 2 orelhinhas da tampas se encaixem, tudo com calma e paciência para não quebrar.
Por enquanto é isso... Vamos ver se consigo reativar o alarme original.