Hugo ontem a noite resolveu me deixar na mão...
Ontem a noite ia pegar uma estrada próxima de casa, depois de tirar o porta-luvas e a cobertura do curvão do lado direito. Isso porque eu queria testar se eram eles que eram a fonte de grilos quando eu dirigia na estrada e o motor estava entre 2,8 e 3,2 mil rpm. Eram grilos irritantes mesmo, tipo vibração.
Bom, dois quarteirões depois, o motor apagou, e numa área um pouco deserta, as 7:30 da noite.
Peguei lanterna, abri o capô e com meus sólidos conhecimentos de manutenção dos tempos que eu tinha Fusca, fui verificando o obvio: cabos de velas, cachimbo, tampa do distribuidor, cabo da bobina, faísca. Tudo em ordem. Segundo passo, ver se tinha gasolina na linha. Lanterna no filtro, e bingo, ele tava seco. O desborbulhador também.
Liguei para um amigo para trazer uma corda para rebocarmos o carro até minha casa (tinha que subir uma ladeira por 6 quadras). Enquanto ele vinha, fechei o carro, saí de perto dele e fiquei uns 100m longe, na calçada, esperando.
Daí vem aquelas coisas de Brasil. Eu fiquei longe do carro porque estava com receio de ser assaltado e levarem o carro. Então fiquei longe e de olho. Daí, passava um carro, passava outro carro, todos da vizinhança, e pararam para perguntar o que eu tava fazendo parado ali...kkkkkk... ou seja, se vc fica no carro, é assaltado, se fica longe, é bandido...kkkkkk
Hj, dia de trocar a bomba...
Quando eu comprei o carro ele estava com bomba original e com logo GM na carcaça. Daí trocamos ela porque estava vazando gasolina, mas ela, apesar disso, estava "bombando"...kkk. O mecânico que a trocou é parente, foi o primeiro que mexeu no Hugo, trocando as coisas mais urgentes. Ele não poria uma bomba porcaria. O fato é que a bomba trocada não tinha o logo Brosol na carcaça, e a que eu comprei tinha. Também só abasteço com a mesma gasolina que uso no meu carro de uso, que nunca teve problema, então, não podemos falar que a gasolina comeu a bomba. Mas é fato que alguém comprou gato por lebre, e o mico parou na minha mão. A bomba durou 5 mil km!!! Pouquíssimo.
Foto da nova bomba, com o logo Brosol em cima, em Made in Brazil do outro lado. A que tirei só tinha o made in Brazil do outro lado e mais nada.
Um pouco de gasolina no carbura, dei na chave e o coração do Hugo voltou a bater forte.
Daí, fui dar uma volta na estrada, e concluí que os grilos eram realmente do porta-luvas e/ou do relê da antena elétrica que fica abrigado no curvão.
Peguei um feltro auto-adesivo, desses que são vendidos em lojas de materiais de construção para serem colocado em pé de móveis. Olhei cuidadosamente o porta-luvas, porque as marcas dizem onde ele está tendo contato com outras partes, como cabos, dutos, componentes do AC (como mostra a foto).
Cortei vários pedaços e coloquei sobre as áreas que demonstravam algum atrito, depois de limpá-las. Tambem cobri o relê da antena com o mesmo feltro.
O resultado foi espetacular. Montei tudo (ah, e recuperei o interruptor da luz do porta-luvas, onde um dos contatos quebrou e eu estanhei ambas as partes) e fui para a estrada. Vidros fechados, rádio desligado, motor na rotação de 3 mil rpm. E os grilos do porta-luvas e/ou do relê se foram. Claro que existem outros pequenos grilos esporádicos, mas digo que pela idade do carro, na boa, muito 2011 é mais barulhento, com certeza.
É isso galera... Hugo manda lembranças a todos.