potenciometro de co, fatos e verdades
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: potenciometro de co, fatos e verdades
valeu amigo :smt023
este nao conhecia,mas me pareçeu interessante.
um abraço e obrigado por partilhar informaçoes :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 25 Jun 2013, 22:42, em um total de 1 vez.
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Hallmeter é nada mais que um voltímetro, conforme a sonda varia a tensão na saída o hallmeter mostra o resultado com os leds... A Sonda Lambda é um analisador de gases, ou melhor um sensor de oxigênio.
É um sensor construído tendo como base a quantidade de oxigênio presente no ar, que é algo em torno de 26%, uma parte dela fica exposta a atmosfera externa ou seja o ar que respiramos, ou seja 26% de oxigênio, a outra parte dela fica dentro do escape que é a atmosfera que ela irá analisar.
Conforme ela percebe que, está mudando a atmosfera no escape ela vai mudando a saída, se tiver muito oxigênio no escape é porque a mistura está pobre, se estiver pouco oxigênio é porque a mistura está rica.
Outro fator é que as sondas lambdas precisam estar aquecidas para funcionarem com leituras precisas, algumas delas já possuem resistências de aquecimento próprias... que acelera o correto funcionamento delas. Mas elas precisam de temperaturas elevadas para o funcionamento...
Uma coisa que o pessoal que tem que passar pelo controlar pode exigir é o CERTIFICADO das sondas, elas DEVEM ser calibradas frequentemente, por alguma empresa de calibração.
É um sensor construído tendo como base a quantidade de oxigênio presente no ar, que é algo em torno de 26%, uma parte dela fica exposta a atmosfera externa ou seja o ar que respiramos, ou seja 26% de oxigênio, a outra parte dela fica dentro do escape que é a atmosfera que ela irá analisar.
Conforme ela percebe que, está mudando a atmosfera no escape ela vai mudando a saída, se tiver muito oxigênio no escape é porque a mistura está pobre, se estiver pouco oxigênio é porque a mistura está rica.
Outro fator é que as sondas lambdas precisam estar aquecidas para funcionarem com leituras precisas, algumas delas já possuem resistências de aquecimento próprias... que acelera o correto funcionamento delas. Mas elas precisam de temperaturas elevadas para o funcionamento...
Uma coisa que o pessoal que tem que passar pelo controlar pode exigir é o CERTIFICADO das sondas, elas DEVEM ser calibradas frequentemente, por alguma empresa de calibração.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Injeção: EFi
ele tem a mesma largura da capa do volante , ou seja muitos que já vi tem ele instalado a frente do painel atras do volantejesuino b ferreira escreveu:valeu anigo :smt023
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Ano: 1994
vrsilva escreveu:Hallmeter é nada mais que um voltímetro, conforme a sonda varia a tensão na saída o hallmeter mostra o resultado com os leds... A Sonda Lambda é um analisador de gases, ou melhor um sensor de oxigênio.
esqueceu de dizer que as sondas sao feitas de ceramica poroza kkk , eu prefiro da ngk , nem os carros da citroem estao aceitando thonson, eles que me perdoem, mas em questao de sonda lambda, esquece .
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
-
saul jorge
- Membro Class (Nível 5)
- Ano: 1993
Fiquei com uma duvida! Basta colocar o analizador de gases e regular no potenciômetro para a emissão de co ficar entre - 0,03% a 0,07% ? Fazendo isso o carro já fica com desempenho e mistura bem regulada? E se o indíce de co estiver dentro do recomendado ,mas no potenciômetro estiver dando 2,75v ou 1,2v ? (por exemplo).
Então o que importa é a emissão de co ficar dentro da norma padrão que está no manual,e não a voltagem do potenciometro? O meu monza está dando 2v mas não sei se foi usado analizador de gases.ele esta bebendo bastante 4km/l na cidade, o desempenho está ótimo também... Acho que o mecânico que consertou minha I.E não deve ter regulado direito este item. Abraços
Então o que importa é a emissão de co ficar dentro da norma padrão que está no manual,e não a voltagem do potenciometro? O meu monza está dando 2v mas não sei se foi usado analizador de gases.ele esta bebendo bastante 4km/l na cidade, o desempenho está ótimo também... Acho que o mecânico que consertou minha I.E não deve ter regulado direito este item. Abraços
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Se a emissão de CO estiver correta, indica que o motor está queimando bem e dentro do esperado. Existe uma média de tensão no potenciômetro de CO, que vai ficar dentro ou perto dos limites, mas se para ficar dentro da emissão essa tensão ficar muito fora, indica algum tipo de deficiência no motor, ignição ou IE. Mas, em geral, quando há problemas não se consegue enquadrar dentro dos limites recomendados no manual do proprietário.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
Saul,
vide topico
viewtopic.php?f=50&t=18373&start=50#p335868
No seu caso eu reduziria a voltagem para 1,55V colocando o motor/UCE em modo de ajuste, isto é, aquecendo o motor até ligar a ventoinha e depois fazer o jump no conector ALDL no terminal A e B e reduzir a voltagem no potenciômetro.
A partir daí faça a medição de consumo.
Lembrando o ajuste fino é feito com o medidor de gases.
Abs
vide topico
viewtopic.php?f=50&t=18373&start=50#p335868
No seu caso eu reduziria a voltagem para 1,55V colocando o motor/UCE em modo de ajuste, isto é, aquecendo o motor até ligar a ventoinha e depois fazer o jump no conector ALDL no terminal A e B e reduzir a voltagem no potenciômetro.
A partir daí faça a medição de consumo.
Lembrando o ajuste fino é feito com o medidor de gases.
Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
saul jorge
- Membro Class (Nível 5)
- Ano: 1993
Era o que eu esperava. Acho que no meu não vai ter este problema de voltagem muita acima quando comparado com a emissão de co.Carlos A. Freire escreveu:Se a emissão de CO estiver correta, indica que o motor está queimando bem e dentro do esperado. Existe uma média de tensão no potenciômetro de CO, que vai ficar dentro ou perto dos limites, mas se para ficar dentro da emissão essa tensão ficar muito fora, indica algum tipo de deficiência no motor, ignição ou IE. Mas, em geral, quando há problemas não se consegue enquadrar dentro dos limites recomendados no manual do proprietário.
Abs,
Carlos Freire
Muito obrigado,Abraços