Monza Classic SE MPFI 2.0 1991
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Classic SE MPFI 2.0 1991
Pode ser analógico e um tanto antiquado, mas é inteligente demais a solução...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
jonathasmonzeiro
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
show em ! monza para sempre !!!
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
isso pra mim é algo muito simples, inteligente seria se eles usassem um PWM(oque ja existia na epoca) controlado por circuito paralelo via temperatura da agua do motor :smt023vrsilva escreveu:Pode ser analógico e um tanto antiquado, mas é inteligente demais a solução...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Julio Cesar Ledo
- Membro Classic SE (Nível 8)
Mas daria pra pegar a temp da água do motor com essa cebolinha tabajara dos M.P.F.I / Carburado?
Até aonde me recordo ela não funciona com o sensor de temperatura do E.F.I, ou estou enganado Rafaelo ?
Esse meu monza, digo, monza do Leo Castro é algo fenomenal, todo original e aos poucos absolutamente funcional de mecânica!!!
Leo estou pesquisando um jogo de amortecedores e batentes/coifas Cofap para o meu Tubarone, até novembro estarei rodando de suspensão ZERADA !
Vida loca manoooooooooooo !!!!
:smt030
Até aonde me recordo ela não funciona com o sensor de temperatura do E.F.I, ou estou enganado Rafaelo ?
Esse meu monza, digo, monza do Leo Castro é algo fenomenal, todo original e aos poucos absolutamente funcional de mecânica!!!
Leo estou pesquisando um jogo de amortecedores e batentes/coifas Cofap para o meu Tubarone, até novembro estarei rodando de suspensão ZERADA !
Vida loca manoooooooooooo !!!!
:smt030
Rafaelo escreveu:isso pra mim é algo muito simples, inteligente seria se eles usassem um PWM(oque ja existia na epoca) controlado por circuito paralelo via temperatura da agua do motor :smt023vrsilva escreveu:Pode ser analógico e um tanto antiquado, mas é inteligente demais a solução...
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 11 Jun 2013, 13:26, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
da sim Ledo, é um resistor termico é so pegar a variaçao e fazer alguma coisa com ela, usar em algum circuito por exemplo. esse sensor CLT(temp agua) nao é utilizado em carburador. somente nos injetados.Julio Cesar Ledo escreveu:Mas daria pra pegar a temp da água do motor com essa cebolinha tabajara dos M.P.F.I / Carburado?
nao intendi Julio como assim?Julio Cesar Ledo escreveu:Até aonde me recordo ela não funciona com o sensor de temperatura do E.F.I, ou estou enganado Rafaelo ?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Julio Cesar Ledo
- Membro Classic SE (Nível 8)
Rafaelo obrigado pelo esclarecimento eu pensava que a cebolinha do MPFI/Carburado era apenas para 'disparar' a ventoinha em certa temperatura da água, ou seja, não daria para monitorar a escala de temperatura como é feito no sensor de temp. dos EFi...
Exemplo o MPFI chega a 100ºc liga a ventoinha pela cebolinha do radiador, já os EFI existe todo um monitoramento da temp, até chegar nos 50ºc o carro trablalha com leve 'excesso' pois está na fase 'fria' ainda... Depois notas-se uma queda no RPM visto que o carro está quente, e pelos 100ºc arma o 1º estágio da ventoinha...
Eu pensava que esse 'monitoramento' da temperatura do fluido de arrefecimento com a cebolinha não era possível, eu imaginava que ela apenas disparava o ventilador em determinada temperatura e só isso...
Abração !
Exemplo o MPFI chega a 100ºc liga a ventoinha pela cebolinha do radiador, já os EFI existe todo um monitoramento da temp, até chegar nos 50ºc o carro trablalha com leve 'excesso' pois está na fase 'fria' ainda... Depois notas-se uma queda no RPM visto que o carro está quente, e pelos 100ºc arma o 1º estágio da ventoinha...
Eu pensava que esse 'monitoramento' da temperatura do fluido de arrefecimento com a cebolinha não era possível, eu imaginava que ela apenas disparava o ventilador em determinada temperatura e só isso...
Abração !
Rafaelo escreveu:da sim Ledo, é um resistor termico é so pegar a variaçao e fazer alguma coisa com ela, usar em algum circuito por exemplo. esse sensor CLT(temp agua) nao é utilizado em carburador. somente nos injetados.Julio Cesar Ledo escreveu:Mas daria pra pegar a temp da água do motor com essa cebolinha tabajara dos M.P.F.I / Carburado?
nao intendi Julio como assim?Julio Cesar Ledo escreveu:Até aonde me recordo ela não funciona com o sensor de temperatura do E.F.I, ou estou enganado Rafaelo ?
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
Leocastro
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Ledo, o meu Monza tem 2 sensores de temperatura, e 1 termostato (o cebolão).
1 sensor, é para injeção eletronica.
outro, pra indicar a temperatura no painel
E o termostato é quem dispara e desliga a ventoinha!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Os sensores de temperatura acredito serem os mesmos para o EFI, um na carcaça da VT e o outro no cabeçote abaixo do distribuidor, este último tem como única função informar o painel. No EFI o sensor da VT serve tanto para informar a central o momento de ligar a ventoinha como para cálculos da própria injeção de combustível, partida a frio, fase aquecimento em fim.... No MPFI tem como função somente informar a "central" para cálculos de correção na injeção de combustível.... Quem liga a ventoinha é o cebolão....Leocastro escreveu:Ledo, o meu Monza tem 2 sensores de temperatura, e 1 termostato (o cebolão).
No carburado, tem somente o sensor que informa o painel abaixo do distribuidor no cabeçote, e o cebolão que liga a ventoinha do radiador, não há correção de mistura em função da temperatura.
Estou certo???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.