Preparação motor 2.0 carburado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
renannaner
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Preparação motor 2.0 carburado

Mensagem não lida por renannaner »

boa noite.

vou começar a preparar meu motor, uma leve aspirada.
já pesquisei bastante sobre o assunto aqui no fórum, mas ainda restam algumas duvidas, preciso de dicas.

a principio tenho estou com a ideia de instalar um comando 280º, retrabalhar o cabeçote, coletor de escape 4x1, polia. devo retrabalhar coletor de admissão?
a taxa de compressão vou deixar original, o motor é à gasolina. vou trocar também os cabos e velas. já comprei outro bloco pra fazer as modificações, vou manter o original guardado.

entrei em contato com o pessoal da Carline, perguntando a respeito do comando GM1 280º, me falaram que embaralha até 1200 RPM muito suave e tem potência máxima por volta dos 6200 RPM. vai ficar bom?

la no site deles, dizem que posso usar tuchos e molas originais, e o restante? não vou ter problemas de flutuação? e as guias, retentores, válvulas, balancins?
carburador, trocando os gicleurs já é suficiente ou troco por um 3e?

podem me indicar uma oficina pra mim mandar o bloco? to afim de mandar pra alguma oficina de SP ou RJ.

consigo uns 30cv com essas modificações?

por enquanto é isso :D
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Preparação motor 2.0 carburado

Mensagem não lida por lc_ss »

renannaner escreveu:boa noite.

vou começar a preparar meu motor, uma leve aspirada.
já pesquisei bastante sobre o assunto aqui no fórum, mas ainda restam algumas duvidas, preciso de dicas.

a principio tenho estou com a ideia de instalar um comando 280º, retrabalhar o cabeçote, coletor de escape 4x1, polia. devo retrabalhar coletor de admissão?
a taxa de compressão vou deixar original, o motor é à gasolina. vou trocar também os cabos e velas. já comprei outro bloco pra fazer as modificações, vou manter o original guardado.

entrei em contato com o pessoal da Carline, perguntando a respeito do comando GM1 280º, me falaram que embaralha até 1200 RPM muito suave e tem potência máxima por volta dos 6200 RPM. vai ficar bom?

la no site deles, dizem que posso usar tuchos e molas originais, e o restante? não vou ter problemas de flutuação? e as guias, retentores, válvulas, balancins?
carburador, trocando os gicleurs já é suficiente ou troco por um 3e?

podem me indicar uma oficina pra mim mandar o bloco? to afim de mandar pra alguma oficina de SP ou RJ.

consigo uns 30cv com essas modificações?

por enquanto é isso :D
Vamos por partes.... O carro é pra pista ou uso diário? Também preferi preparação aspirada leve e a primeira coisa que fiz foi instalar uma injeção programável. No motor, pra quem procura manter o carro aspirado, taxa é fundamental. Vai deixar teu carro com mais torque e eficiência na queima. Só vantagens!

Escapamento também é uma peça muito importante nesse quebra cabeça. Um bom 4x1 e um escape dimensionado de 2" é mais que suficiente. No cabeçote, um polimento nos dutos de escape e talvez no de admissão (talvez não por ser carburado e interferir na emulsificação da mistura) podem ser feitos, da mesma forma que um rebaixo também será bem vindo (só não pode exagerar por conta de alimentar teu motor com carburador). Também acredito que não precisa trocar o carburador pra alimentar bem, no máximo um acerto nele por um profissional gabaritado. Eu começava por ai, depois partia pra um comando mais agressivo, dependendo é claro das tuas pretensões pro monza!

Abração,

Luis Carlos
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Eu colocaria álcool. Preparação à gasolina é complicado! Tem que aumentar a taxa, aí só rodaria na Podium. Álcool é mais barato, acaba com os seus problemas, mas, pra ficar bem feito troque os pistões se realmente optar por ele.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

carburador tem que ser alcool. se fosse injetado de programaçao poderia ser feito em cima da gasolina sem problemas.

o 2E esta bem alimentado o 280° acima disso complicaria. melhorias na igniçao tb sao bem vindas especialmente ele for alcool, como teu motor nao tem recursos é uma boa. polimento somente no duto escape com carburador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

olha cara fazendo tudo isso seu carro vai ficar mt bom de andar.
renannaner
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por renannaner »

lc_ss escreveu:
Vamos por partes.... O carro é pra pista ou uso diário? Também preferi preparação aspirada leve e a primeira coisa que fiz foi instalar uma injeção programável. No motor, pra quem procura manter o carro aspirado, taxa é fundamental. Vai deixar teu carro com mais torque e eficiência na queima. Só vantagens!

Escapamento também é uma peça muito importante nesse quebra cabeça. Um bom 4x1 e um escape dimensionado de 2" é mais que suficiente. No cabeçote, um polimento nos dutos de escape e talvez no de admissão (talvez não por ser carburado e interferir na emulsificação da mistura) podem ser feitos, da mesma forma que um rebaixo também será bem vindo (só não pode exagerar por conta de alimentar teu motor com carburador). Também acredito que não precisa trocar o carburador pra alimentar bem, no máximo um acerto nele por um profissional gabaritado. Eu começava por ai, depois partia pra um comando mais agressivo, dependendo é claro das tuas pretensões pro monza!

Abração,

Luis Carlos
é pra uso diário, escape original é 1 3/4 polegada? é que coloquei todo novo a pouco tempo, abafador e intermediário esportivos.
Rafaelo escreveu:carburador tem que ser alcool. se fosse injetado de programaçao poderia ser feito em cima da gasolina sem problemas.

o 2E esta bem alimentado o 280° acima disso complicaria. melhorias na igniçao tb sao bem vindas especialmente ele for alcool, como teu motor nao tem recursos é uma boa. polimento somente no duto escape com carburador.
tava imaginando que teria que passar pra alcool, queria fazer isso depois, nem aumentando a taxa da gasolina?
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por lc_ss »

Se quiser manter a gasolina sem rebaixar o cabeçote, coloca os pistões do efi. Se for pro álcool, coloca os do álcool. Na gasolina terá 9,2 de taxa e na cachaça 12,0. Com álcool vem mais torque/potência, porém tem os contra de se usar álcool (partida a frio, troca do carburador). Eu se fosse você injetava primeiro disso tudo, depois ia fazendo os upgrades no motor.

Com a injeção vem mais potência, melhor funcionamento do motor, melhor economia e menor manutenção.
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

meu efi que vo mandar prepara o cabecote vai ser na gasolina mesmo 10.1 não gosto dos contras do alcool o escape 2pol ta otimo xd,tira uma duvida ae esse comando 280 ta de quanto?
Responder