Tem como regular o curso do pedal de freio?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Tem como regular o curso do pedal de freio?

Mensagem não lida por frfavoreto »

Meu carro só começa a frear quando o pedal chega bem em baixo. Não baixa fluido, e este foi trocado recentemente. Perguntas:

1 - O que poderia causar esse problema? Servo-freio, cilindro mestre? Tenho vazamentos nas válvulas equalizadoras, isso contribui para esse problema?
2 - Existe alguma forma de fazer a regulagem da altura do pedal?

Lembrando que minhas pastilhas estão gastas além da "meia-vida" e meus discos estão um pouco gastos também, mas não muito. Eu pensei que o fluido presente no reservatório fazia o auto-ajuste de acordo com o desgaste de pastilhas e discos, isso procede?
Editado pela última vez por frfavoreto em 19 Mai 2013, 17:01, em um total de 2 vezes.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Tem como regular a altura do pedal de freio?

Mensagem não lida por Rafaelo »

a altura do pedal nao esta relacionado ao desgaste das peças ou alguma regulagem. a altura é sempre a mesma pq tem uma mola de retorno do pedal pra cima, contra o batente.

ja o regulador de freio de pedal, que fica no eixo do pedal é somente pra compensar a pressao,deixando mais duro o acionamento, o teu pelo visto ta muito distante, so freiando la embaixo.tem que aumentar a distancia entre o furo do eixo do pino a aste do cilindro mestre. dae vai melhorar
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

ja o pedal da embreagem aki que ta bem alto o freio e acelerador tão na altura certa.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Rafaelo escreveu:[...] tem que aumentar a distancia entre o furo do eixo do pino a aste do cilindro mestre. dae vai melhorar
Rafael, só não entendi essa parte, poderia me explicar melhor? Aonde tenho que mexer para conseguir regular?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

frfavoreto escreveu:Meu carro só começa a frear quando o pedal chega bem em baixo. Não baixa fluido, e este foi trocado recentemente. Perguntas:

1 - O que poderia causar esse problema? Servo-freio, cilindro mestre? Tenho vazamentos nas válvulas equalizadoras, isso contribui para esse problema?
2 - Existe alguma forma de fazer a regulagem da altura do pedal?

Lembrando que minhas pastilhas estão gastas além da "meia-vida" e meus discos estão um pouco gastos também, mas não muito. Eu pensei que o fluido presente no reservatório fazia o auto-ajuste de acordo com o desgaste de pastilhas e discos, isso procede?

Se seu Monza tiver tambor na traseira, faça o ajuste de altura da lonas. Esse ajuste interfere na altura de acionamento do pedal de freio. Resumindo, se as lonas de freio estiverem muito distantes das paredes dos tambores, o pedal de freio tem maior curso para frenagem. Nas pinças dianteiras não há ajuste por isso e não interfere na altura do pedal.

O ajuste que o Rafaelo mencionou deve ser feito por que entende, tem conhecimentos ou noção de mecânica automotiva. Se errar o ajuste pode travar as rodas após um super aquecimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por xande do abv »

complementando as dicas dos amigos :smt023 repare os vazamentos das valvulas equalizadoras porque pode diminuir a pressão do oleo ,verifique as lonas se precisa trocar ou regula-la ,desgastes das pastilhas dianteiras os discos e os tambores e de uma sangria no sistema se o pedal não subir só então verifique o que rafaelo indicou :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:
Rafaelo escreveu:[...] tem que aumentar a distancia entre o furo do eixo do pino a aste do cilindro mestre. dae vai melhorar
Rafael, só não entendi essa parte, poderia me explicar melhor? Aonde tenho que mexer para conseguir regular?
a peça que se faz o ajuste da sensibilidade do pedal e sua pressao é essa da imagem.

Imagem

faça uma volta completa 360° por vez no regulador, e teste como ficou. se ainda ficar ruim, de mais uma volta completa, passo a passo ate começar a endurecer ao encostar pe no pedal.

pra aumentar a distancia é so girar no sentido anti-horario como se fosse remover o regulador.

outra coisa que faz pedal baixar, repare se o nivel do fluido baixou, reponha ate o nivel caso tenha acontecido. isso pode ser por vazamento ou por desgaste acentuado.

bolha no sistema tambem acontece o mesmo.

e veja oque o pessoal disse tambem. isso se resolve com uma simples verificaçao.

esse regulador foi projetado justamente pra compensar esse "problema" de desgaste, ja a altura como mencionei antes é sempre a mesma devido a mola de retorno do pedal.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu entendo que a reclamação de altura do pedal não seria a posição de descanso e sim o quanto o pedal desce para acionar os freios. Ou seja, curso do pedal para acionar os freios.

Ao fazer o ajuste no pedal ou mesmo no hidrovácuo onde aciona o cilindro mestre, tem que deixar uma folga entre a posição de descanso e acionamento. Acionando o pedal com a mão é possível sentir quando encosta. Seria quando está livre e começa a resistência.
Se não deixar essa folga, as rodas vão prender e super aquecer.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder