Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Edu, diluí até dar a margem que tu gosta.
O que tem que ter em mente é que se diluir demais, escorre e dá falta de cobertura, consequentemente a camada fica mais fina.
Pode utilizar a mesma margem da tinta pu para diluir, embora o verniz seja pouca coisa mais aguado que a tinta.
Suponha 100ml, joga 20 de thinner pra pu em cima caso seja um dia normal. Pode jogar até 30 sem crise.
Eu gosto dela mais lisa, mas dou 4 demãos, e faço cruzada quando possível.
Só cuida pra não escorrer..testa antes a velocidade X vazão em uma tira de papel ou algo do gênero para simular a aplicação e veja se não vai escorrer.
Capo, teto e malas, sucegado.
Prefira deixar as laterais um pouco mais "casca de laranja", aplicando um pouco mais rápido, com boa vazão, e sobrepondo as camadas de transição entre uma faixa e outra lentamente, a uns 15cm da peça com a hvlp, em pressão de trabalho em 30~35psi e boa vazão, leque aberto não ao máximo, mas algo que dê um palmo na distância X da peça facilmente..vai fazer um leve overspray do verniz..mas acho que ele vai ascentar muito bem na superfície.
Testa antes, brinca com isso antes de fazer o "pra valer".
Comprei uma pistolinha nova!
Uma hvlp da chiaperini..bico 0.8mm e copo pequeno..para pequenas peças e retoque..tava achando ruim ter que limpar sempre aqueles baita copos, e precisava de algomais leve, esse fim de semana vou testar ela..ueiheuheuihee
O que tem que ter em mente é que se diluir demais, escorre e dá falta de cobertura, consequentemente a camada fica mais fina.
Pode utilizar a mesma margem da tinta pu para diluir, embora o verniz seja pouca coisa mais aguado que a tinta.
Suponha 100ml, joga 20 de thinner pra pu em cima caso seja um dia normal. Pode jogar até 30 sem crise.
Só cuida pra não escorrer..testa antes a velocidade X vazão em uma tira de papel ou algo do gênero para simular a aplicação e veja se não vai escorrer.
Prefira deixar as laterais um pouco mais "casca de laranja", aplicando um pouco mais rápido, com boa vazão, e sobrepondo as camadas de transição entre uma faixa e outra lentamente, a uns 15cm da peça com a hvlp, em pressão de trabalho em 30~35psi e boa vazão, leque aberto não ao máximo, mas algo que dê um palmo na distância X da peça facilmente..vai fazer um leve overspray do verniz..mas acho que ele vai ascentar muito bem na superfície.
Uma hvlp da chiaperini..bico 0.8mm e copo pequeno..para pequenas peças e retoque..tava achando ruim ter que limpar sempre aqueles baita copos, e precisava de algomais leve, esse fim de semana vou testar ela..ueiheuheuihee
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Vc tá fazendo um estoque de pistolas hein!rodrigogsi escreveu:Edu, diluí até dar a margem que tu gosta.

Uma que quero comprar é a LVLP quando puder. Vc precisa fazer uns videos com elas na prática, em uso, nem que seja com thinner ou duco.
Realmente, para serviços pequenos a pistola tradicional acaba sendo muito desengoçada.
Consegui finalmente regular a pressao da pistola como o Rafaelo disse, deixando o registro do manometro da pistola todo aberto e regulando a pressao direto no filtro de ar do compressor.
Só achei a pressao muito fraca 25/35 psi. Como estava regulando errado, regulando no manometro da pistola, agora estou estranahndo trabalhar com baixa pressao. Acho que o regulador de leque da minha esta com problema. Vou ver direito quando aplicar o fundo. Hoje de manhã tive um tempinho e fui aplicar pfv no cofre e a regulagem do leque parecia nao funcionar :smt010 . Pelo menos parece estar travado com um leque mediano e as outras regulagens estao funcionando. Menos mal.
Esse fim de semana provavelmente vou aplicar o fundo. No assoalho acho que vou aplicar um pouco mais fino e na carcaça um pouco mais grosso para ter a finalidade de preenchimento.
Capô, tampa do porta malas e portas vou fazer em uma outra ocasião. Nao consigo fazer todo o serviço de uma vez e também falta espaço. Vou pintar toda a carroceria e depois vou fazendo uma peça por vez. Vou aplicar a mesma quantidade de demaos em todas etapas.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Eduardo veja se nao entupiu a capa de ar, é normal isso acontecer. aqui eu sempre tenho que re-limpar quando fica muito tempo sem uso. mesmo limpando depois do uso pode encrostar com o passar do tempo. se ainda esta fraco o leque manda mais pressao senao resolver uma limpeza, e revise se o registro de entrada de ar da pistola esta no max.
as dicas do rodrigo sao otimas, vale lembrar que aplicar verniz é a tarefa mais dificil que existe no processo. pq se aplicar muito carregado pode ferver o verniz (criar cratera) é bem comum de acontecer isso em verniz vagabundo MS, nos HS ja é mais dificil mais nao impossivel. entao deixe pra alastrar e carregar na ultima demao.
outra coisa, a mistura catalisador + verniz + thinner mexa sem parar por 2min e deixa descando mais 8min. acontece uma reaçao endotermica na mistura do catalizador, se aplicar direto ja era, vai ferver na hora o filme.
as dicas do rodrigo sao otimas, vale lembrar que aplicar verniz é a tarefa mais dificil que existe no processo. pq se aplicar muito carregado pode ferver o verniz (criar cratera) é bem comum de acontecer isso em verniz vagabundo MS, nos HS ja é mais dificil mais nao impossivel. entao deixe pra alastrar e carregar na ultima demao.
outra coisa, a mistura catalisador + verniz + thinner mexa sem parar por 2min e deixa descando mais 8min. acontece uma reaçao endotermica na mistura do catalizador, se aplicar direto ja era, vai ferver na hora o filme.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Como limpo essa capa de ar Rafaelo? Seria aquela biqueira da pistola? Essa eu desmonto todinha sempre. Após toda utilizacao desmonto ela inteirinha, só nao tiro o botao de leque e o de entrada de ar, o resto tiro tudo. Lavo tudo com thinner, pincel e escovinha e depois seco com o ar do compressor.Rafaelo escreveu:Eduardo veja se nao entupiu a capa de ar, é normal isso acontecer. aqui eu sempre tenho que re-limpar quando fica muito tempo sem uso. mesmo limpando depois do uso pode encrostar com o passar do tempo. se ainda esta fraco o leque manda mais pressao senao resolver uma limpeza, e revise se o registro de entrada de ar da pistola esta no max.
Sim, o registro da pistola esta no máximo. Fiz como vc me ensinou e me guiei pelo filtro do compressor. Com o gatilho pressionado o filtro do compressor marca 25/30 psi e o da pistola marca 0 psi.
Ah, mais uma coisa. Posso fazer a mistura em uma jarra de plástico ou tem que ser de metal? Uso um copo de catálise ou uma régua?
-
- MODERADOR
isso, se chama capa de ar. blz se ele esta sempre desobstruido entao nao é dae o problema.
que estranho, era da marcar 25 psi tambem no manometro da pistola com ela acionando. ultimo caso retire esse regulador com manometro da pistola se ta complicado a regulagem. por acaso nao ta fechado o registro manometro de entrada da pistola ne? pq esse comportamento seria como estivesse fechado. dae nao vai sair ar na pistola.
o melhor é fazer em vidro ou copo de catalise. pq tem plastico que derrete devido o thinner... a regua tu vai usar pra mexer pq se basear nela como referencia de catalise nao é adequado é impreciso.
que estranho, era da marcar 25 psi tambem no manometro da pistola com ela acionando. ultimo caso retire esse regulador com manometro da pistola se ta complicado a regulagem. por acaso nao ta fechado o registro manometro de entrada da pistola ne? pq esse comportamento seria como estivesse fechado. dae nao vai sair ar na pistola.
o melhor é fazer em vidro ou copo de catalise. pq tem plastico que derrete devido o thinner... a regua tu vai usar pra mexer pq se basear nela como referencia de catalise nao é adequado é impreciso.
-
Eu acho que o manometro da pistola esta com defeito. Nao é possivel tanta diferença. O registro está aberto.Rafaelo escreveu:isso, se chama capa de ar. blz se ele esta sempre desobstruido entao nao é dae o problema.
O copo de catálise eu tenho só que é pequeno, quase nem cabe material, só serve para pequenas medidas. Pensei que a régua fosse eficaz. Ainda bem que perguntei sobre ela. :smt030
-
- MODERADOR
é algo ta estranho,tenta remover esse registro da pistola.
tenta em vidro, vidro é o melhor. alguma jarra de vidro algo do tipo pra transferir a mistura em grande volume. capaz, aquela regua so serve pra mexer rsrsrsr, se que precisao use copos beckes,e calculadora. dae é muito preciso.
tenta em vidro, vidro é o melhor. alguma jarra de vidro algo do tipo pra transferir a mistura em grande volume. capaz, aquela regua so serve pra mexer rsrsrsr, se que precisao use copos beckes,e calculadora. dae é muito preciso.
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Quando o boqueta foi pintar o opala, foi isso que ele fez: misturou o verniz + catalizador... e deixou um tempo em descanso, antes de aplicar. Mesmo assim ainda escorreu um pouco em determinados locais (que eu posteriormente removi no polimento), pois o cara sentou o dedo na pistola quando foi aplicar o verniz, pq eu disse que não queria pintura com casca de laranja, queria o mais liso possível.... e realmente ficou bem liso... espelho.
Pedi que ficasse liso, bem liso, pois na época dos monzas, opalas, kadett... a pintura era bem lisa, e não esse horror de pintura que os carros nacionais saem hj em dia (cheio de overspray, falhas na pintura, tem locais que nem tinta pega...Tem locais que fica muito aspero, parece pintura de fundo de quintal!), e também por eu preferir uma pintura LISA, como o Rafaelo falou , o reflexo, brilho, profundidade, são bem maiores. Agora lata do carro tem de estar bem lisa, pois sem casca de laranja os defeitos ficam mais evidentes, principalmente em cores escuras!

Abs!
Pedi que ficasse liso, bem liso, pois na época dos monzas, opalas, kadett... a pintura era bem lisa, e não esse horror de pintura que os carros nacionais saem hj em dia (cheio de overspray, falhas na pintura, tem locais que nem tinta pega...Tem locais que fica muito aspero, parece pintura de fundo de quintal!), e também por eu preferir uma pintura LISA, como o Rafaelo falou , o reflexo, brilho, profundidade, são bem maiores. Agora lata do carro tem de estar bem lisa, pois sem casca de laranja os defeitos ficam mais evidentes, principalmente em cores escuras!

Abs!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO