Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
ricardo baptista
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...

Mensagem não lida por ricardo baptista »

Bom dia!

Estou com problemas em relação à troca da caixa de marcha do meu monza...

Atualmente tenho uma F16 CR 419, no SL/E 90/90 e consegui adquirir uma F18 WR374,retirada de um gls 95/95, mas os suportes de fixação dela no carro são diferentes e não vejo onde "prender" o suporte da minha caixa para coloca-la no lugar...
Alguém já fez esta mudança? como proceder?
Se não for possível a mudança do "corpo" da caixa, teria como fazer a troca "interna", ou seja, troca das engrenagens de uma para outra???

Desde já agradeço a atenção!
Ricardo Baptista
SL/E 90/90
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Re: Troca de caixa de marcha - suportes não coincidem...

Mensagem não lida por frfavoreto »

Pelo que sei os suportes dos modelos carburados são diferentes para os modelos com injeção. Nos carburados são 4 e nos injetados 3. No seu caso você tem um monza 1990 que usa 4 suportes e está tentando instalar um câmbio de um EFI.

Qual a sua intenção nessa mudança de câmbios, sair de um curto para um longo? Neste caso dá para trocar as engrenagens, principalmente o diferencial, que é quem mais conta nesse tipo de adaptação.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Cambio F18 já foi discutido bastante nesse forum, onde todos chegam a conclusão que são superiores ao antigo F16 que equipou os monzas até 93/94 mesmo esses sendo EFI...

Os suportes do cambio mudou em 91 pra 92 salvo engano... E o monza passou a usar cambio F18 apartir de 94/95, não tem uma data, modelo ou até mesmo ano certo que o monza passou a usar somente o F18, mas tem carros desse ano que já os tem, como o meu Bartok...

A diferença é que o cambio é mais preciso nas trocas, e mais macio.
O Rafaelo afirma que os últimos cambios usados nos astras e vectras são muito semelhantes ao F18 em termos de tecnologia.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
ricardo baptista
Membro SL (Ní­vel 1)

A intenção é manter um menor giro de motor e, automaticamente, uma maior economia de combustivel, principalmente em rodovias...

O monza do qual este cambio saiu, quando estava a 100 km/h marcava 2.400 RPM o meu faz a 3000 rpm, na quinta marcha.

Fora que eu andei nele e o encaixe das marchas é bem melhor...

Acredito que vou transportar as engrenagens de uma caixa para a outra, assim posso aproveitar a facilidade da troca de embreagem por baixo, sem ter que afastar a caixa...

Tava conversando com o Leocastro e ele relatou que usou o mesmo método...

Só espero que não tenha que realizar alguma adaptação em cima da hora...

Att.
Ricardo Baptista
SL/E 90/90
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Tem um detalhe também, tanto na F18 quanto na F16 tiveram várias versões diferentes, e difícil saber quantas tem, e quais são, o que se sabe é que, o monza movido a álcool teve cambio com quinta mais longa para economizar combustível em rodovias, medida ao qual o monza a gasolina também passou a ter depois de 95, se não me engano...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Ricardo, só de trocar o diferencial, colocando o do câmbio longo já vai dar uma bela diferença nas relações de marcha x rotação, ele é o maior responsável pelo câmbio ser longo ou curto. Como teu monza é carburado não haveria problemas na substituição do câmbio, ao contrário dos modelos com injeção, que dá diferença no sensor de velocidade.

Você tem que avaliar também o custo/benefício desta modificação. Será que a economia de combustível vai compensar isso tudo? Tenho minhas dúvidas.

Mais informações sobre os câmbios GM tem neste tópico do Kadetteiros.
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... %C3%A2mbio

ricardo baptista
Membro SL (Ní­vel 1)

Na realidade eu tenho sensor de velocidade...
Meu carro é completo, inclusive o CB e ainda estou adquirindo o PD, então se torna necessário o sensor. Mas não entendi pq da diferença... Não é o mesmo sensor de 8 pulsos para todos os monza de 88 a 96?
Ricardo Baptista
SL/E 90/90
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Ricardo, não tenho muita certeza, mas acho que se trocar o diferencial você alteraria a relação "giro das rodas X giro do sensor" porque o sensor é movido por uma engrenagem acoplada ao diferencial, mudando o diferencial (alterar o diâmetro dele) vai alterar a velocidade que o sensor será girado. Ou seja, o que antes era 8 pulsos para cada 1 volta da roda, pode ser modificado, no teu caso, pegando um diferencial mais longo, seriam menos de 8 pulsos por volta da roda.

Como no teu carro só o PD e o CB usam o sensor de velocidade, é provável que eles mostrem a velocidade errada, mas pelo menos o PD eu acho que tem como configurar ele para outra pulsação.

Responder