Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade

Mensagem não lida por waldir »

Rodrigo,
o sensor do cabeçote envia diferença de potencial para o indicador de temperaturas no painel e para o relé de alta temperatura e eles se comportam iguais, variando eventualmente a 2ª casa depois da virgula nas voltagens que colhi.

Com um multímetro com a ponta de teste negativo no polo negativo da bateria ou na carcaça do cabeçote onde for possível fixar; e o positivo na no conector do fio que vai para o painel (fio verde/azul) e a voltagem se comporta conforme o diagrama abaixo.

Imagem

Se corresponder com as voltagens indicadas o defeito intermitente é do conector adiante (com o calor a dilatação do metal reforça a conexão... as vezes um solavanco pode fazer oscilar)

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

nossa valeu mesmo waldir mais simples que isso somente se voce vier aqui fazer pra mim.......

e sobre a sangria qual a forma mais facil e segura de se fazer?
Imagem
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

rodrigoschneider escreveu:e sobre a sangria qual a forma mais facil e segura de se fazer?
Eu faço da seguinte forma:
1- motor frio eu desaperto o sensor com a chave apropriada e volto a encostá-lo com os dedos e reponho o conector.
2- ligo o motor e espero esquentar até ligar a ventoinha
3- desaperto 1/2 volta e fico reparando as borbulhas que saem pela rosca do sensor(ventoinha ligada, mas não necessariamente. Basta a VT estar bem aberta)
4- quando para de sair ar/borbulhas eu encosto o sensor novamente
5- as vezes eu repito a operação mais uma vez após um tempo, 15 minutos p.ex., e reaperto com a chave (não precisa exagerar no aperto)
6- se precisar eu completo o liquido de arrefecimento.

O sensor tem que ficar em contato permanente com o liquido. Ocorre que ali é a parte mais alta do sistema de arrefecimento e pode acumular bolhas de ar isolando o pé do sensor e este fornece informação errada à UCE, sendo este um parâmetro significativo para cálculo de outros atuadores ( motor de passo... tempo de injeção, ligar a ventoinha etc)

Abs

waldir
Danilo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Danilo »

waldir escreveu:Rodrigo,
o sensor do cabeçote envia diferença de potencial para o indicador de temperaturas no painel e para o relé de alta temperatura e eles se comportam iguais, variando eventualmente a 2ª casa depois da virgula nas voltagens que colhi.

Com um multímetro com a ponta de teste negativo no polo negativo da bateria ou na carcaça do cabeçote onde for possível fixar; e o positivo na no conector do fio que vai para o painel (fio verde/azul) e a voltagem se comporta conforme o diagrama abaixo.

Imagem

Se corresponder com as voltagens indicadas o defeito intermitente é do conector adiante (com o calor a dilatação do metal reforça a conexão... as vezes um solavanco pode fazer oscilar)

Abs

waldir
vai me ajudar muito,pois to c problema na marcaçao da temperatura do monzao,pois o ponteiro ta no azul e eu sei que nao é a verdadeira pois a ventoinha ate arma,e tem dia que o ponteiro trabalha normal..

abs,
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Danilo,

Comece verificando o fio verde que é conectado no sensor do cabeçote se não há ruptura, veja o estado do terminal fêmea que é encaixado no sensor.

Se nunca trocou o sensor, pode fazer a medição conforme diagrama e se não corresponder troque o sensor (custa cerca de 15 reais)

Em último caso pode verificar o painel, aterramento por ex.

Abs

waldir
Danilo
Membro GL (Ní­vel 2)

waldir,
ja troquei faz um tempo foi na revisão;já verifiquei o fio,conector, ta tudo ok!
to desconfiado que é no painel,mas ja verifiquei o aterramento e esta ok.
ontem, eu sair e foi esquentando normal passou ate da marca azul parecia que estava ok,derrepente voltou no azul e nao subiu mais.
obs:meu Pai sugeriu que eu colocasse o fio direto na bateria que o ponteiro tinha que colar no vermelho assim eu ia saber se era defeito no painel ou nao.eu nao fiz isso mas agora vou fazer o teste do diagrama.
surgiu uma duvida sera que nao é ar no sistema?

abs
Editado pela última vez por Danilo em 10 Jan 2013, 13:19, em um total de 1 vez.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que se fosse ar no sistema, estaria com temperaturas altas, acho que sua valvula termostática deve estar travada aberta...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Danilo
Membro GL (Ní­vel 2)

a valvula nao é pq em uma certa temperatura vc coloca a mao na mangueira antes da valvula ta quente,depois dela frio e como vai subindo a temperatura vc sente que aonde estava frio vai esquentando..
obrigado pela dica..

abs,
Responder