Bico Injetor com problemas?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Bico Injetor com problemas?

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Pessoal Bom dia...

Estou com um problema meio tenso, queria ver se alguêm tem alguma dica qu possa me ajudar. Sábado estava andando com o carro normalmente quando ao parar num sinaleiro, o carro acendeu a luz da injeção e morreu. Isso na marcha lenta....

Isso aconteceu no Sábado Às 11:30, nenhuma oficina ou auto peças aberta para comprar peças, me ferrei..... Natal já elvis.....

Veriquei faíca nas velas (a Principio Ok), Bomba de Combustivel e Pressão (Ok chega gasolina no Regulador de pressão e corpo da TBi), e ao abrir a tampa do filtro de ar e girar a chave para ignição o Bico não injetava nenhuma gasolina...

Fiz o carro pegar jogando gasolina manualmente no corpo da borboleta, ai o Bico funcionava, mas ao deixar o carro na lenta o Bico não joga gasolina pra manter a lenta, pode ser algum sensor ferrado não indicando pro bico que o carro está na lenta, tenho que fazer o teste lanpejante para ver o que a injeção está informando...

Tirei fora o bico e limpei ele com WD40, e depois disso ele passou a injetar combustivel na lenta e ao girar a chave par aignição. Mas sem querer danifiquei o oring de baixo do bico, e não pude reinstalar o bico até efetuar a troca do kit pré filtro inteiro, que devo fazer agora na quarta feira...

Alguma idéia ? Preciso de dicas pessoal para questionar o mecânico....

1° - Será Bico Injetor que não abre ao receber os pulsos da central ? Somente mechi no bico passando WD40 e voltou a injetar, mas pode não ser relacionado a isso o problema...
2° - Será algum Sensor da Injeção que não está informando pra Central que o carro está em Marcha lenta ?
3° - Poderia o Módulo Hei ou Sistema de Ignição ter alguma relação a este problema ?

Estou pensando seriamente etm trocar os sensores do Tbi, Atuador da Lenta e Sensor de Posição da Borboleta, limpando o Tbi e deixando-o todo revisado, não quero me incomodar com ele, e é tudo peça velha que tem ali...

Obrigado pelas dicas a todos, não sei se faço o teste lampejante hj ou espero até quarta para espetar um scanner e ler a central....

Abraço aos amigos Monzeiros !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bico Injetor com problemas?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não tem como verificar o combustível sem colocar o manômetro e medir a pressão e vazão. Não basta apenas chegar combustível, tem que ter a pressão de no mínimo 1,9 bar para que o motor funcione bem.
Com relação a faísca nas velas, disse que a princípio estão ok, mas não afirmou se estão boas. Bom, essa parte se estivesse ruim, não funcionaria ao injetar combustível diretamente no TBI.

Se tem faísca e a bomba funciona, o sinal de rotação está chegando a UCE. Eu verificaria a pressão e vazão de combustível, procuraria possíveis mau contato no conector e aterramento da bomba, bem como o aterramento do motor. Verificaria se o pulso entre a UCE e o bico injetor está normal.

Não troque peças boas por peças novas. Faça a avaliação de cada uma antes de substituir, e tenha certeza de que estão ruins antes da troca.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo

Caro Carlos Feliz Natal ae para vc e familiares, muita alegria e prosperidade!

Vou pedir uma avaliação nos itens citados, a oficina só abre quarta, de nada adianta eu mecher no carro, mais estrago que arrumo, tá provado, vou deixar para profissionais!

Vou criar uma lista e passar pro mecânico, ai ele confere pra mim na quarta feira:
1°- Troca do Kit Pré filtro do bico que eu fiz m.e.r.d.a e fazer teste no Bico Injetor com limpeza se necessário ;
2°- Verificação do código de erro da ECU ; Zerar a ECU ;
3°- Verificação Pressão da Bomba mínimo 1.9 bar (uma Delphi nova mas pode ter defeito), mal contato no aterramento ou conector;
4°- Talvez seja problema no Hei, não descarto, visto o histórico do carro.

EDIT: Vou verificar as mangueiras do TBi, pois ao tirar a tampa da caixa de ar pra ver o TBi, tinha um cano que sai da válvula EGR do meu carro solto, aparentemente ele vai pro sensor na tampa da caixa de ar que tem um chicote verde, MAP (MAF?), vou revisar esses itens com o mecânico para procurar vazamentos ou erros de montagem. O Pior que sábado o carro voltou a injetar após tirar o bico e limpar com WD40, então o problema está mascarado aparentemente, pode não estar relacioando realmente com o bico injetor.

Ah sim, """ ....o carro funciona perfeitamente se manter ele acelerado, só apresenta o problema ao cair o RPM pra a lenta, acende a luz da injeção e morre..... "

Obrigado Carlo pelas dicas, não vou trocar peças sem motivo com ctz, e boas Festas !
Carlos A. Freire escreveu:Não tem como verificar o combustível sem colocar o manômetro e medir a pressão e vazão. Não basta apenas chegar combustível, tem que ter a pressão de no mínimo 1,9 bar para que o motor funcione bem.
Com relação a faísca nas velas, disse que a princípio estão ok, mas não afirmou se estão boas. Bom, essa parte se estivesse ruim, não funcionaria ao injetar combustível diretamente no TBI.

Se tem faísca e a bomba funciona, o sinal de rotação está chegando a UCE. Eu verificaria a pressão e vazão de combustível, procuraria possíveis mau contato no conector e aterramento da bomba, bem como o aterramento do motor. Verificaria se o pulso entre a UCE e o bico injetor está normal.

Não troque peças boas por peças novas. Faça a avaliação de cada uma antes de substituir, e tenha certeza de que estão ruins antes da troca.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 24 Dez 2012, 12:48, em um total de 3 vezes.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Julio, Feliz Natal a você e sua Família.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Julio... seu bico pode estar travando. Faça um teste: com o cabo de uma chave de fenda, por exemplo, de umas batidas na cabeça do bico. Peça pra alguém dar a partida e bata no bico (nada de violência c o bico).... veja se o carro dá a partida fazendo isso...
Vc já viu se não tem entrada falsa de ar? Experimenta dar a partida no carro pisando +/- meio curso do acelerador, insista um pouco e veja se ele pega.... ;)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Julio Cesar Ledo

Olá amigo Paiva, muito obrigado pelas dicas cara. Feliz Natal ae pra ti tb! Muitas Felicidades!

Sabe foi exatamente o que pensei cara, o bico tá travado e não injeta ao ligar a ignição. Ai tirei o Bico fora, limpei ele com WD40 e dei umas 'pancadinhas' no Bico injetor, coloquei de volta (aniquilando o oring, rs rs) e voltou a funcionar !

Mas como o Oring tava danificado e eu não tinha como comprar outro, me f..u.d.i, rs rs

Mas o carro nos últimos testes que fiz já injetava gasolina ao ligar a ignição (após limpar com WD40 o bico e bater nele um pouco), agora saber se o problema era o bico mesmo não sei de ctz, mas só mechi nele e tinha um cano da EGR pro MAP/MAF solto...

Talvez uma boa limpeza e teste resolva o problema.... Nem sei se o bico é original GM, ou paralelo... Se for necessária a troca do bico um Delphi novo custa 270 R$, ui, rs rs, genérico 120 pilas pelo que vi....

Abraço e boas festas !
Diego Paiva escreveu:Julio... seu bico pode estar travando. Faça um teste: com o cabo de uma chave de fenda, por exemplo, de umas batidas na cabeça do bico. Peça pra alguém dar a partida e bata no bico (nada de violência c o bico).... veja se o carro dá a partida fazendo isso...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Sem o'ring tem que tomar cuidado para não afogar ou pior, dar calço hidráulico.
A mangueira da EGR vai ao TBI bem como do sensor MAP. Mas as duas não tem ligação entre elas.
A sequência é: Da esquerda para direita, Canister, EGR e MAP.

Verifique se a mangueira do MAP não está errada, contribuindo para o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo

Sim sem o Oring não veda, e enche a admissão de gasolina, não fiquei tentando fazer o carro pegar muitas vezes, vi que não pegou fácil e já desisti, ainda mais depois que vi a situação sem o Oring... Dei como perdido mesmo, rs rs....

Espero que não tenha ocorrido este problema de calço hidraulico, vou pedir para o mecânico tirar as velas, pra ver se precisa jogar gasolina pra fora ou elas estão molhadas... Verificar o óleo tb s~e não tem gasolina nele....

Tb vou verifica a correta instalação dessas mangueiras do TBi e EGR, estou desconfiado aque tem algo errado ali. Vou ali no carro dar uma olhada agora por baixo da tampa da caixa de ar...

Vou ali ver se tiro umas fotos pra analisar e mostro aqui se conseguir...

Abraços
Carlos A. Freire escreveu:Sem o'ring tem que tomar cuidado para não afogar ou pior, dar calço hidráulico.
A mangueira da EGR vai ao TBI bem como do sensor MAP. Mas as duas não tem ligação entre elas.
A sequência é: Da esquerda para direita, Canister, EGR e MAP.

Verifique se a mangueira do MAP não está errada, contribuindo para o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder