Gasolina comum, aditivada ou premium?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
RicardoDS
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por RicardoDS »

vrsilva, essa é a parte menos importante. Com o balanço do carro volta tudo a se misturar.

O mais legal é a meleca que a gasolina comum vira. Gruda tudo.
Aditivada também ocorre isso, mas demora mais.
Podium? esquece, 5 anos guardada e continua perfeita.
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Rafaelo
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por Rafaelo »

RicardoDS escreveu:Quanto a validade da gasolina, façam o seguinte teste:
- Peguem 3 garrafas vazias e limpas, pode ser daquelas pequenas de refrigerante (350ml).

- Garrafa 1:
Gasolina comum, uns 100ml já bastam.

- Garrafa 2:
Mesma coisa da garrafa 1, mas com gasolina aditivada.

- Garrafa 3:
Mesma coisa das anteriores, mas com gasolina Podium.

Guardem as 3 garrafas em algum canto da garagem, 1 vez por mês confiram o aspecto das gasolinas, relatem mês a mês o que está ocorrendo com cada gasolina. :smt023
eu nem vou citar nenhum comentario, ja disse tudo :smt023

eu sei o resultado
garrafa 1 = borra e aspecto coca cola
garrafa 2 = cor gasolina normal
garrada 3 = cor gasolina normal

como ja falei aqui, gasolina comum enche o carro de borra e carbonizaçao é mato!!!! aditivada ainda cria mais é pouco. a podium nem se comenta nao cria carbonizaçao e muito menos borra.

no meu monza sempre usei gasolina comum no injetado e sempre ficou meses sem ligar devido os ajustes, resultado colou a bomba eletrica, intupiu as linha de combustivel. é a borra meus amigos. ´pra quem anda pouco usem aditivada, e pra quem anda todo dia a comum resolve, mais usem o combustivel propriado o aditivo(detergente) ajuda a limpar todo o sistema. assim como o oleo do motor tem o mesmo detergente limpante.

vou dar um exemplo disso, nosso omega tem 88.900 km so usa aditivada, passa meses sem andar e ligar,temos desde 94 e sempre usamos essa gasolina aditivada. é so virar a chave que pega,nao da falhar, e o melhor esses dias fiz uma manutenção que desmontei a parte de combustivel e esta tudo limpo. com excessao do filtro ainda original que avia intupido e queimado a bomba eletrica original. mais como falei sao quase 90k com o pre-filtro original que faltamente queimou a bomba. pena onde moro nao tem podium senao era essa que entrava no tanque e ativava o 95 OCT pra pegar 185cv hehehe
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por vrsilva »

Só mudar o jumper né Rafaelo... uma pena mesmo não ter a podium aí... pior esse brasil de gasolina só tem a podium, no EUA tem mais gasolina pura ainda... pros carros que tem motores de avião... LOL!!!!

Queria ver um motor de ferrari aqui no brasil depois de alguns anos de uso como deve ficar... comparado a uma da europa ou mesmo EUA...
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, apenas colocando em 95 octane ele tem uma mapa de ignição e combustivel pre-programado que é mais agressivo, que faria bater pino na gasolina comum adtivada ou nao... so na podium de 95 ae ele aceita com o jumper é claro.... esse motor é importado junto com a ECU la fora existe gasolina normal 95 octane, mais como foi exportado tiveram que fazer esse jumper de escolha pra se adaptar a nossa mistureba. esse motor com o jumper + gasolina 95 vira um fuguetao, ja anda horrores assim, dizem que vai pra 180 a 185cv. o 4.1 nacional acho que nao tem srsrsrs sorry 4.1, o 4 cilindro tem, e alguns vectra e astra antigos idem.

esse meu motor tem taxa 11.5:1 eu poderia rodar na gasolina podium com um mapa agressivo, deve ficar um terror dae so nao faço pq quero um carro alcool.

é, so na podium mesmo senao quebra o motor ou mesmo ensuja e pode mandar arrumar, esses motores de alto rendimento nao sao muito facil de se lidar quando entra agua misturado com "gasolina". a gasolina de outros país de alta octanagem é mais refinada, é outra coisa sem comparaçao. mais a nossa 95 BR é boa tb
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por dutra s a »

pergunta :

como saber se a gasolina é boa em menos de um minuto ???????

abs estamos ai
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por vrsilva »

Nem faço ideia dutra, teste de posto?
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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por dutra s a »

em um recipiente de vidro ou de mesma estrutura de garrafas pet ou oque estiver mais facil
despeje uma quantidade de gasolina , no mesmo recipiente despeje a mesma quantidade de agua destilada (desmineralizada ), agite bem e deixe o recipiente quieto

se a gasolina for boa , em menos de 1 minuto voce ira ver : gasolina, agua e alcool, pode ser consideravel boa em ate 1:30 minutos , e entao ira ver se a quantidade de alcool e agua estao dentro do permitido por lei, no caso de aditivada a diluiçao sera mais dificultoza mas nao irá interferir no resultado , apenas a coloraçao ira ficar diferente apos a diluiçao na gasolina , que neste caso quanto menos estiver com cor de gasolina pior , pois nota-se que á aditivo por demais .

nota : o governo federal tem prenteçoes de aumentar a quantidade de alcool na gasolina de 15 para 20% quem sabe ainda este ano.

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Re: Gasolina comum, aditivada ou premium?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Dutra, esse teste serve apenas para ver qual a proporção gasolina-álcool está presente na gasolina. Não é determinante para saber se a gasolina é de boa ou má qualidade.
A gasolina pode ter a % correta de alcool anidro (20% atualmente, no passado já chegou a 25%) e estar contaminada com outros lixos que não aparecerão nesse teste (como solventes e outros produtos a base de petróleo)

Ou seja, só dá para encontrar gasolna adulterada por adição de álcool e água fora das normas, outras adulterações não aparecem neste teste.

Existem uma serie de fatores que devem ser observados para que um combustível seja considerado desconforme: Densidade, ponto de fulgor, cor, evaporação, aspecto e etc. Nem nos postos com os equipamentos de análise é possível de detectar algumas desconformidades. Apenas em testes de laboratório.
Algum Monzeiro com bons conhecimentos em quimica poderia explicar melhor.
dutra s a escreveu:no caso de aditivada a diluiçao sera mais dificultoza mas nao irá interferir no resultado , apenas a coloraçao ira ficar diferente apos a diluiçao na gasolina , que neste caso quanto menos estiver com cor de gasolina pior , pois nota-se que á aditivo por demais .
Na aditivada o resultado é exatamente igual a comum.
Se algo estiver com cor errada, como eu já falei lá para trás, não é aditivo. Ninguém batiza gasolina com produtos mais caros do que a própria gasolina.

A palavra aditivo, quando utilizada para falar de gasolina, não deve ser confundida com solventes, dióxido de enxofre e outras porcarias utilizadas para adulterar a gasolina.
Ninguém adultera gasolina com aditivo.
Aditivos podem ser Compostos antidetonantes, Modificadores de depósitos da combustão, Antioxidantes, Desativadores de metal, Inibidores de corrosão, Anticongelantes, Detergentes, Dispersantes e Corantes. Todos com objetivo de reforçar ou propiciar várias características para o combustível.
dutra s a escreveu:nota : o governo federal tem prenteçoes de aumentar a quantidade de alcool na gasolina de 15 para 20% quem sabe ainda este ano.
A % de álcool na gasolina hoje é de 20%. Há especulações de que em 2013 subirá novamente para algo próximo a 22-25%.
No passado já chegou próximo a 25%.
Já fazem muitos anos que passou dos 15% de adição.
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