Tenho monza 2.0 E.F.I 95

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tenho monza 2.0 E.F.I 95

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:Só deve ter ficado um "pouco" mais beberrão (ainda mais de 3E), um "pouco" mais poluidor, não vai se ajustar automaticamente à mudanças no clima, altitude, etc., como um injetado... :roll:

Só como comparação, para ficar bem claro o quanto é um retrocesso carburar um injetado, um monza 2.0 carburado original à gasolina tem 99 cv enquanto os EFI têm 110 cv (e os MPFI 116cv), e ainda poluem e consomem muuuuito menos... :wink:

Sinceramente, não vi nenhuma vantagem no que foi feito no monzão aí... :cry:

Ah! Quase me esqueço de comentar... polir os dutos internos do coletor / cabeçote, faz com que você reduza a turbulência no interior deles. A princípio pode-se imaginar que seja vantajoso, porém, esta turbulência é necessária para ajudar o combustível a se misturar ao ar admitido. E se você a elimina, estará piorando o desempenho / consumo do carro...
500EF, concordo em parte com você. Sobre o retrocesso de colocar um carburador num carro injetado, temos que avaliar certos detalhes. Realmente o motor EFI com Multec 700 é mais potente (a borboleta dá um pouco mais de vazão do que um 2E, e tem mais taxa), polui menos, elimina em grande parte o problema de manutenção e geralmente é mais econômico, mas a diferença nesse último fator é bem pequena (basta ver os testes de publicações da época). O fato é que a Multec é extremamente ineficiente, não conta nem com correção de mistura por temperatura de ar da admissão, algo trivial em grande parte dos sistemas de IE. Necessita de coletor aquecido para melhor emulsificação, caso contrário o carro fica falhando (na gasolina até roda bem, no álcool fica ruim), e em hipótese alguma tem bons resultados com preparação. Já tive péssimas experiências com esse módulo e já pesquisei muito a respeito, e cheguei à seguinte conclusão: para carros originais, ou com modificações bem leves, funciona razoavelmente bem. Para preparação, não serve em hipótese alguma, e até um 2E vai geral um resultado mais linear, por incrível que pareça. Eu quase coloquei um carburador no meu carro, mas resolvi partir para algo mais decente, e instalei um módulo programável (MegaSquirt, eu mesmo construí, instalei no carro e fiz o acerto - melhor do que qualquer curso de injeção eletrônica :-) ) , ainda com a admissão monoponto. Melhorou muito, tanto no consumo quanto na linearidade do carro, mas ainda sofro com certas limitações da admissão monoponto.

Sobre o cabeçote, é verdade o que você disse sobre emulsificação da mistura, polir e deixar "espelhado" é um erro, porém, o acabamento da fundição original é extremamente grosseiro, o que se faz numa boa preparação é sempre deixar uma rugosidade na admissão, porém no escape, quanto mais liso, melhor. E quanto ao coletor, só em carburador e injeção monoponto a rugosidade traz alguma vantagem, na multi é apenas perda de fluxo.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tenho monza 2.0 E.F.I 95

Mensagem não lida por TheRipper »

Eu estava terminando uma mensagem com algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a performance, mas o PC congelou :x

Mais tarde posto algumas idéias que, na minha opinão, dão uma melhorada :-)
Responder