Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTEC700
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTE
Só para entender,Waldir,quer dizer que é provável que o cabeçote esteja empenado pelo mal aperto?
Se for isso,teria,eu,com um torquímetro,só afrouxando um pouco,e reapertando-o colocar ele no lugar,sem uma intervenção maior,como por exemplo a plaina do cabeçote?
Se for isso,teria,eu,com um torquímetro,só afrouxando um pouco,e reapertando-o colocar ele no lugar,sem uma intervenção maior,como por exemplo a plaina do cabeçote?
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Acho que vale a pena tentar o reaperto, não custa nada e pode ser o problema, quanto ao que falei em o pistão subir, entenda descer, já que é ele que tem menos compresão, é na descida e não na subida que vai demorar mais tempo, ou seja quando ele estiver na fase motor, e quanto a identificar o cilindro, 1º o scanner não é tão rápido, 2º não dá referência de quando começa um ou outro cilindro.
-
- Membro SR (Nível 4)
Bom,agora faz mais sentido,pois,por causa da fissura,ou agora como vimos,a "abertura" entre o cabeçote e o bloco causada pelo mal aperto,faz com que o cilindro na fase de abaixar-se,tenha que puxar ar externo,de forma a ter que fazer mais força para descer,e assim,demora mais para descer.
Sobre o reaperto,vou ver se consigo um torquímetro,só irei precisar do esquema de aperto do cabeçote,e como posso proceder neste meu caso,digo,afrouxo todos os parafusos,totalmente,mas não retiro o cabeçote,e dou um novo aperto correto?
E outra,ha necessidade de retirar as demais peças,como o coletor de admissão e escapamento?
Sobre o reaperto,vou ver se consigo um torquímetro,só irei precisar do esquema de aperto do cabeçote,e como posso proceder neste meu caso,digo,afrouxo todos os parafusos,totalmente,mas não retiro o cabeçote,e dou um novo aperto correto?
E outra,ha necessidade de retirar as demais peças,como o coletor de admissão e escapamento?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
1º O desaperto deve ser feito com o motor frio-frio
2º Antes do desaperto tem que tirar o liquido do arrefecimento ou poderá contaminar o óleo e invadir as câmaras
3º viewtopic.php?f=4&t=17788#p209691
4º
5º
Monzamon
É isso.
waldir
2º Antes do desaperto tem que tirar o liquido do arrefecimento ou poderá contaminar o óleo e invadir as câmaras
3º viewtopic.php?f=4&t=17788#p209691
4º

5º

Monzamon
É isso.
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro SR (Nível 4)
Bom,provavelmente irei mandar fazer o reaperto na retifica,mas irei passar essas especificações ao mecânico,e dependendo da resposta,poderei ou não deixar o carro la,pois,pelo menos comigo e com meu pai,os mecânicos são muito cabeças duras,dizem que tudo que eles fazem é o certo.Provavelmente irei pedir um dia de folga no trampo para eu mesmo levar la,e ver eles apertando,ou se não peço para o meu pai fazer isso(mesmo que eu ache que meu pai não ira fazer isso já que ele não é muito ligado em carros como eu).
Mas mais uma pergunta:Como o Carlos(Monza Club) disse,é bem provável que seja uma fissura ou abertura minuscula,mas que com o aquecimento ela dilata e com a pressão deixa passar um pouco,mas teria como eu fazer algum teste para tentar quem sabe diagnosticar com mais precisão o problema?
Por exemplo,defeito de falta de compressão causa o que?Eu sei que no meu caso vai ser um sintoma quase invisível,mas queria entender melhor o problema para que futuramente eu consiga diagnosticar o defeito mais rapidamente,pois,depois de toda esta discussão,to levando fé que o "mexanico" fez um aperto incorreto,como eu já vi varias pessoas comentando aqui mesmo no fórum,e é bem tipico dos mecânico aqui da região.
E pessoal de porto,se alguém conhecer alguma retifica na região boa com monza,passa o endereço,blz.
Qualquer novidade eu postarei aqui.
Té.
Att. Henrique Martinez
Mas mais uma pergunta:Como o Carlos(Monza Club) disse,é bem provável que seja uma fissura ou abertura minuscula,mas que com o aquecimento ela dilata e com a pressão deixa passar um pouco,mas teria como eu fazer algum teste para tentar quem sabe diagnosticar com mais precisão o problema?
Por exemplo,defeito de falta de compressão causa o que?Eu sei que no meu caso vai ser um sintoma quase invisível,mas queria entender melhor o problema para que futuramente eu consiga diagnosticar o defeito mais rapidamente,pois,depois de toda esta discussão,to levando fé que o "mexanico" fez um aperto incorreto,como eu já vi varias pessoas comentando aqui mesmo no fórum,e é bem tipico dos mecânico aqui da região.
E pessoal de porto,se alguém conhecer alguma retifica na região boa com monza,passa o endereço,blz.
Té.
Att. Henrique Martinez
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
O empenamento somente poderá ser verificado na retífica.henez escreveu:Só para entender,Waldir,quer dizer que é provável que o cabeçote esteja empenado pelo mal aperto?
A retifica fará o plainamento e para dirimir dúvidas deveria ser feito teste de trincas já que estaria na retífica.
Acho temerário apertar algo empenado por que a tendência é produzir trinca infelizmente.
Mas, eventualmente não houve empenamento e o afrouxar e reapertar devidamente poderá resolver com SORTE e RISCO calculado.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Não é bem isso, ele não faz mais força para descer, pois na verdade está fazendo força para o motor girar e tr potência, por isso se chama fase motor, é exatamente o contrário, com a perda de compressão ele tem menos força para empurrar o pistão para baixo e ele demora mais do que os outros.henez escreveu:Bom,agora faz mais sentido,pois,por causa da fissura,ou agora como vimos,a "abertura" entre o cabeçote e o bloco causada pelo mal aperto,faz com que o cilindro na fase de abaixar-se,tenha que puxar ar externo,de forma a ter que fazer mais força para descer,e assim,demora mais para descer.
Sobre a retificadora, Retificadora de Motores Passo da Areia, Rua Joaquim Silveira, 405 - Jardim Lindóia Porto Alegre - RS, 91060-320henez escreveu:Bom,provavelmente irei mandar fazer o reaperto na retifica,mas irei passar essas especificações ao mecânico,e dependendo da resposta,poderei ou não deixar o carro la,pois,pelo menos comigo e com meu pai,os mecânicos são muito cabeças duras,dizem que tudo que eles fazem é o certo.Provavelmente irei pedir um dia de folga no trampo para eu mesmo levar la,e ver eles apertando,ou se não peço para o meu pai fazer isso(mesmo que eu ache que meu pai não ira fazer isso já que ele não é muito ligado em carros como eu).
Té.
Att. Henrique Martinez
(0xx)51 3340-5602
Sobre testes, o melhor seria com osciloscópio no sinal da bobina impulsora, mas é dificil achar um osciloscópio numa oficina, menos ainda alguém que a saiba usar e menos ainda alguém que saiba interpretar os gráficos. Apesar que até o meu osciloscópio de PC de R$ 80,00 faz bem a função. Mas os melhores testes são desmontando o cabeçote.
E sobre o reaperto eu sempre fiz em casa (já montei e desmontei o motor dos meus Monzas várias vezes), porém nunca frouxei todos de uma vez e depois reapertei, sempre frouxei e reapertei 1 a 1, eliminando a necesidade de tirar água e óleo, mas cuidado com o torque excessivo, para fazer tem que ter torquímetro.
-
- Membro SR (Nível 4)
Bah Waldir,agora fiquei com medo...
Tipo,se por acaso o cabeçote empenou,e eu apertar,vai sair mais cagada?
E Carlos,eu sinceramente,nestas situações,e pela falta de tempo e espaço na minha garagem prefiro levar na retifica,e vlw pela indicação,ire ver o que posso fazer,mas com a tua tecnica de reapertar um de cada vez,da certo?tipo,não vai causar empenamento já que os outros parafusos vão estar presos?
Tipo,se por acaso o cabeçote empenou,e eu apertar,vai sair mais cagada?
E Carlos,eu sinceramente,nestas situações,e pela falta de tempo e espaço na minha garagem prefiro levar na retifica,e vlw pela indicação,ire ver o que posso fazer,mas com a tua tecnica de reapertar um de cada vez,da certo?tipo,não vai causar empenamento já que os outros parafusos vão estar presos?