Eletroventilador do radiador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Fastback »

Pessoal, alguém poderia me confirmar as situações em que o eletroventilador do radiador (ventoínha) aciona o segundo estágio? É somente com o ar condicionado ou em determinados pontos o segundo estágio entra em ação também?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: Eletroventilador do radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fastback escreveu:Pessoal, alguém poderia me confirmar as situações em que o eletroventilador do radiador (ventoínha) aciona o segundo estágio? É somente com o ar condicionado ou em determinados pontos o segundo estágio entra em ação também?

Quando o Ac está ligado, sem o AC ligado, mas a temperatura passou de 3/4 do marcador, defeito ou cabo solto no sensor de temperatura e se curto-circuitar os pinos A e B do conector de diagnóstico, a fim de obter os códigos de erro da injeção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Fastback

Carlos, no caso do meu carro, depois da conversão ele aciona o PRIMEIRO estágio quando o marcador chega no meio... Já o segundo estágio mesmo no 3/4 ele não aciona.
Uns dizem que foi a programação feita, outros dizem que necessáriamente a luz de injeção deveria acender e outros dizem ser problemas no eletroventilador. Você saberia me dizer como eu poderia descartar as hipóteses, ou pelo menos as mais simples?
Conversando com o Marcel ontem, supomos que poderia ser o relê, já que depois de mandar o carro pintar, ambos tivemos problemas com relês, já que algum animal deve a capacidade de molhar a caixa de fusíveis (pelo menos foi o que aconteceu no dele, no meu não diagnostiquei mas tive o mesmo sintoma do dele: ventilador ligado e travado no máximo). Seria uma hipótese?
Carlos A. Freire
MODERADOR

Fastback escreveu:Carlos, no caso do meu carro, depois da conversão ele aciona o PRIMEIRO estágio quando o marcador chega no meio... Já o segundo estágio mesmo no 3/4 ele não aciona.
Uns dizem que foi a programação feita, outros dizem que necessáriamente a luz de injeção deveria acender e outros dizem ser problemas no eletroventilador. Você saberia me dizer como eu poderia descartar as hipóteses, ou pelo menos as mais simples?
Conversando com o Marcel ontem, supomos que poderia ser o relê, já que depois de mandar o carro pintar, ambos tivemos problemas com relês, já que algum animal deve a capacidade de molhar a caixa de fusíveis (pelo menos foi o que aconteceu no dele, no meu não diagnostiquei mas tive o mesmo sintoma do dele: ventilador ligado e travado no máximo). Seria uma hipótese?
Fastback,

a segunda velocidade vai acionar depois de algum tempo com AC ligado, você também pode colocar um curto nos terminais A e B do conector de diagnótico (abaixo do porta-luvas) e ligar o contato. Nesta condição, o ventilador funciona na segunda velocidade.
No meu Monza GLS 96, a segunda velocidade funciona sem o AC ligado, quando a temperatura está a ponto de ligar o ventilador (em condição normal), mas eu desligo o motor por uns 10 minutos, ao funcionar o motor o ponteiro está em 3/4 de escala, aí entra a segunda velocidade até o ponteiro chegar no meio de escala, entra a primeira velocidade até resfriar o motor.

Quem controla as velocidades do motor do ventilador do radiador, é o módulo de injeção eletrônica, baseado em informações do sensor de temperatura e de solicitação do AC ligado.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Fastback

Carlos, brigadão pela dica... Isso me fez lembrar que eu tenho um material sobre a injeção eletrônica. Tenho tudo explicadinho sobre como entrar no "modo de teste" através desse curto no pino a e b que você citou. Inclusive, além de "energizar todos os sistemas" a central também emite sinais luminosos através da lâmpada de injeção.
Falei com o Thiago também e ele me disse que ao retirar o fio do termometro (aquele na lateral do bloco) ele entra em modo de emergência e consequentemente também ativa o segundo estágio da ventoinha.
Farei os testes e consequentemente postarei os resultados!

Valeu!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Fastback escreveu:Carlos, brigadão pela dica... Isso me fez lembrar que eu tenho um material sobre a injeção eletrônica. Tenho tudo explicadinho sobre como entrar no "modo de teste" através desse curto no pino a e b que você citou. Inclusive, além de "energizar todos os sistemas" a central também emite sinais luminosos através da lâmpada de injeção.
Falei com o Thiago também e ele me disse que ao retirar o fio do termometro (aquele na lateral do bloco) ele entra em modo de emergência e consequentemente também ativa o segundo estágio da ventoinha.
Farei os testes e consequentemente postarei os resultados!

Valeu!
Fastback,

esse é o sensor de temperatura que fica no alojamento da válvula termostática, mas se soltar esse chicote com motor funcionando, o ventilador entrará direto na segunda velocidade, mas também ficará o código de falhas na memória sem ser preciso, é bom efetuar o reset depois.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Realmente, os animais tinham molhado minha caixa de fusíveis, aí detonou as molinhas dentro dos reles. :x
Era mais um preto q tem 5 Contatos, esse é o da TBI do AC. meu ficava travado numa posição. Mesmo com motor desligado ficava ligado a ventoinha em 2º estagio. Trocados reles voltou ao normal.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fastback

Carlos, foi justamente o que o thiago me disse. Que o sistema entraria em "modo de emergência" e o segundo estágio da ventoínha seria ativado. Porém, nada feito. O carro entrou numa falhadeira danada e nada de acionar o segundo estágio.
Liguei dois fios diretamente no ventilador e o mesmo acionou o segundo estágio, finalmente. Porém, mesmo retirando o fio da termostática e daquele sensor lateral que envia informações para o marcador de temperatura, não acionou o segundo estágio e o carro falhou bastante.
Quanto ao modo de diagnósticos da central, até encontrei o plug porém não sei qual é o pino A e o pino B, você poderia me indicar quais são?
Eu achei um material legal aqui sobre a Rochester dos Monzas/Kadetts que explica detalhadamente como testar cada componente do sistema mas, encontrei um erro SÉRIO. O plug que eles mostram na gravura é completamente diferente do plug do meu carro, veja à seguir:
Essa é a gravura...
Imagem
E, esse é o plug do meu carro:
Imagem
Como dá pra notar, o plug do meu é de 8, e não 6 furos como aparece na imagem original. E outra, há apenas 4 pinos usados, desses 8 furos. Ah... E, desses 4 pinos, apenas DOIS são próximos um do outro, que são os que eu marquei em azul. Seriam esses dois o A/B (os dois primeiros da primeira linha)? Pois, na posição A/B da gravura original, consta o pino A/B como os dois ultimos da segunda linha. Porém, nessa segunda linha, apenas o PENULTIMO pino existe, o outro está vago. SEria isso mesmo, ou seriam os dois da primeira linha?

Aliás, como eu poderia fazer para testar o relê do segundo estágio?
Imagem
Seria o rele marcado em azul, certo? Como eu poderia testá-lo usando o multimetro? Retiro e verifico a voltagem vinda até ele, retiro e testo à parte?
Marcel, os reles que deram problema no seu carro foram esses em vermelho? Tu saberia me dizer como testar esses dois reles? Afinal, pode ser que o problema do meu ar condicionado esteja somente no rele também né? Nunca se sabe...
Também encontrei algo na central a respeito da ventoinha...
Imagem
Será que esses dois fios também emitem sinais para o acionamento? Mas, e como ele faz pra diferenciar do primeiro pro segundo estágio? Seria como duas fases numa tomada 220? Se for o primeiro estágio ele aciona um fio com 12v (por exemplo) e se for o segundo estágio joga mais 12v no segundo fio? É isso?

Bom galera, acho que é isso... Passei a noite inteira lendo o material (que se alguém quiser eu posto em algum lugar, é bem util) e acho que o que daria pra verificar de problema seria isso. Do resto, só num scanner mesmo.
Ah... Falando em scanner, alguem sabe onde eu acho um programa e o cabo pra scanear a injeção do Monza??? :) Vou começar a fazer um curso de injeção mês que vem e to ancioso pacas pra começar a entender aquele monte de fio e aquela "caixa prata" do monza.

Abraços!
Responder