Junta do cabeçote - Troca

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Papel de junta" vou usar pra tirar o molde e cortar visto que ñ se encontra a junta da carcaça da VT no cabeçote ($0
rapaz.eu estou ficando meio biruta ou ali vai um anel de borracha :smt017
tenho 99% de lembrança que vai um anel de borracha na carcaça e nao uma junta neste local.
posta fotos para poder ver :smt023
nem sabia que podia ir solda alumínio ali
a boa noticia e que tem como arrumar.
eles usam solda para tirar corrosao do cabeçote,o meu foi feito solda.senao ia ter que comprar outro cabeçote :mrgreen:

a má notícia e que todo serviço vai ser perdido.eles vao ter que desmontar todo o cabeçote para poder aqueçer ele para pegar solda.
com este aqueçimento vao ter que assentar de novo as valvulas e se nao deformar os guias das valvulas (se deformar somente outros tambem),vao ter que colocar outros retentores de valvulas.
nao sei se pode montar os mesmos retentores :smt017

o duro e que se montar assim,se arrisca ficar ruim.se correr atras vai ter que brigar e muito para ver seu cabeçote montado.
e mexer com peao cabeça-dura e meio complicado.
qualquer coisa,tira muitas fotos do estrago,tenta um negociaçao com eles.se nao render nada faz uma reclamaçao no procon ou juizado de pequenas causas e monta assim e espera ver o que aconteçe.
guarda todas as notas de despesas de mecanico e peças trocadas,pois vai ter que refazer todo serviço de novo.
vai la e da uma guardada de sabuco neles e vamos ve ro que rola :smt023
em ultimos caso tire mais 2 decimos e monte assim mesmo, um pouco que fica nao é o problema
uma boa opçao esta do do amigo rafaelo :smt023
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por WizardMaster »

jesuino b ferreira escreveu:
Rapaz.eu estou ficando meio biruta ou ali vai um anel de borracha :smt017
tenho 99% de lembrança que vai um anel de borracha na carcaça e nao uma junta neste local.
Anel?!...amanha vou passar no mecanico e verificar isso se é anel ou junta. :lol:
eles usam solda para tirar corrosao do cabeçote,o meu foi feito solda.senao ia ter que comprar outro cabeçote :mrgreen:
A má notícia e que todo serviço vai ser perdido.eles vao ter que desmontar todo o cabeçote para poder aqueçer ele para pegar solda.
com este aqueçimento vao ter que assentar de novo as valvulas e se nao deformar os guias das valvulas (se deformar somente outros tambem),vao ter que colocar outros retentores de valvulas.

o duro e que se montar assim,se arrisca ficar ruim.se correr atras vai ter que brigar e muito para ver seu cabeçote montado.
qualquer coisa,tira muitas fotos do estrago,tenta um negociaçao com eles.se nao render nada faz uma reclamaçao no procon ou juizado de pequenas causas e monta assim e espera ver o que aconteçe.
guarda todas as notas de despesas de mecanico e peças trocadas,pois vai ter que refazer todo serviço de novo.
Poxa então desanimei com a solda, provavelmente ñ vão querer optar por tal trabalho visto que o trabalho terá de ser refeito e pçs novas vão ter que colocar.
O que estava pensando era a seguinte opção, remover material na plaina até sair a depressão sem banho quimico e nada pra ñ remover meu trabalho com a tinta, pegar uma garantia pro caso de dar problema no meu motor devido a temperatura alta ocorrida por este trabalho e me cobrirem todas as dispesas...e mais, vou gravar nossa conversa no celular e tbm pedir explciações do valor que me foi cobrado entre dois orçamentos que tinha feito, cada um com um funcionario. :x
em ultimos caso tire mais 2 decimos e monte assim mesmo, um pouco que fica nao é o problema
uma boa opçao esta do amigo rafaelo :smt023[/quote]

Realmente.

Bem, quero acompanhar o trabalho de plaina dessa vez.

Outra coisa, é possivel verificar se realmente trocaram os retentores de válvulas? (perdí a confiança)
Caso sim vou mandar verificar na outra retífica que vou passar.

Outra cosia, a mangueira que fica no tubo "coletor" já descobrí onde a mesma vai, não é no tubo da que aparece na foto, é no outro que fica atrás deste.No caso este da foto vai a mangueira do cânister que nem sei qual é mas o mecãnico descobre.

Vlw Jesuino.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster

Rapaz.eu estou ficando meio biruta ou ali vai um anel de borracha :smt017
Anel?!...amanha vou passar no mecanico e verificar isso se é anel ou junta. :lol:
A má notícia e que todo serviço vai ser perdido.eles vao ter que desmontar todo o cabeçote para poder aqueçer ele para pegar solda.

Poxa então desanimei com a solda, provavelmente ñ vão querer optar por tal trabalho visto que o trabalho terá de ser refeito e pçs novas vão ter que colocar.
O que estava pensando era a seguinte opção, remover material na plaina até sair a depressão sem banho quimico e nada pra ñ remover meu trabalho com a tinta, pegar uma garantia pro caso de dar problema no meu motor devido a temperatura alta ocorrida por este trabalho e me cobrirem todas as dispesas...e mais, vou gravar nossa conversa no celular e tbm pedir explciações do valor que me foi cobrado entre dois orçamentos que tinha feito, cada um com um funcionario. :x
uma boa opçao esta do amigo rafaelo :smt023
Realmente.

Bem, quero acompanhar o trabalho de plaina dessa vez.

Outra coisa, é possivel verificar se realmente trocaram os retentores de válvulas? (perdí a confiança)
Caso sim vou mandar verificar na outra retífica que vou passar.

Outra cosia, a mangueira que fica no tubo "coletor" já descobrí onde a mesma vai, não é no tubo da que aparece na foto, é no outro que fica atrás deste.No caso este da foto vai a mangueira do cânister que nem sei qual é mas o mecãnico descobre.

Vlw Jesuino.
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

trava

Galera fui la na retífica e conversei com o proprietário.
Em resumo:
Expliquei pra ele a situação, ele chamou os dois funcionários que estavam encarregados pelo meu cabeçote e ambos afirmaram que ñ foi com eles que tinha acontecido.
Expliquei que o cabeçote estava comigo o tempo todo e o mesmo ñ sofreu queda nem caiu nada encima e tbm ñ foi o mecânico pq eu mesmo levei até ele o cabeçote justamente pra perguntar sobre tal depressão. Continuram "batendo o pé" e disseram que são profissionais e que quando tal coisa acontece eles consertam ou comunicam ao cliente, ainda explicou que a empresa esta a anos no mercado e inclusive mantem contratos com consessionárias e tudo mais, disse a ele que ñ precizavamos ir tão lonje pq eu ñ estava duvidando do trabalho deles e sim reclamando de um erro cometido no meu cabeçote e que ñ tem como ñ ter acontecido ali na bancada...então ele me propôs que eu pagasse pra fazer uma solda de aluminio na região com a depressão e ele ñ me cobraria nada pra fazer o retoque, porém o funcionario estava afirmando e me garantiu que ñ ia me dar problemas aquela depressão, ele pegou uma junta e me mostrou como ficaria os aneis da mesma, a parte avariada fica pra dentro do anel e tem uma certa distancia da mesma e reafirmou que ñ teria problema algum e que inclusive pode-se "arrebentar" toda aquela área que não teria problema. Na hora pensei..já que é assim pq os engenheiros tem o trabalho de deixar os quatro "corações" tão bem trabalhados", pensei tambem na dilatação do cabeçote quando estiver em alta temperatura mas nem falei nada...depois de me garantirem que podia montar e ñ teria problema, peguei o vectrão e fui atrás de um soldador até que encontrei um senhor por duas indicações com uma exelente oficina de solda e torneadora que fazia tal trabalho, me cobrou $15 pra soldar e dar acabamento, voltei na retífica e fizeram o trabalho de plaina novamente tirando os 2 decimos, jogaram o jato pra limpar e pronto, o rapaz ainda disse que eu joguei dinheiro fora pq realmente ñ daria problema, mas pelo menos fiquei com o cabeçote belezinha e sem cisma nehuma.

Seguem fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Aqui uns testes pra ver como fica com as velas.
Imagem
Imagem

Bem segundo a tabela deles o mínimo permitido de remoção de material num cabeçote STD monza 2.0 gasolina é 96mm o meu agora tem 95,00mm (medição feita com paquímetro de um lado até o outro) e pela margem de segurança do cbeçote tem agora 0,50mm dos 1,50 STD.

Obs.: Os caras ñ recolocaram aquelas duas travas onde encaicha a gaiola do comando no cabeçote (onde passa dois dos parafusos do bloco), amanha vou ter que retornar lá pra pega-las :x

bem agora é só colocar as pçs mais uma pouco no sol pra secar mais e mandar montar segunda feira, tou muito ansioso com essa montagem e ver meu monza tinindo :lol: :lol:.

Outra coisa, no jogo de juntas Taranto tem um manual de instruções que mostra tbm o torque que deve ser aplicado, qual devo pedir pro mecânico seguir, o do manual de reparações ou do manual da junta?

Vlw galera.
Meu monza:

Faça você mesmo:
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Wizard,
Que luta hein! infelizmente a maioria dos que se encontram por aí nas 'oficinas' são todos amadores piores do que nós os fuçadores. Profissionais estão ficando raros, e o pior que isto cresce em qualquer seguimento da sociedade (prestadores de serviços)

Quanto à junta o torque e a sequencia confere com o manual de reparos?

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
WizardMaster

Waldir.
Meu amigo nem fale viu, mas se é pra fazer tudo da forma correta vou com esse cabeçote até a lua pra resolver meu problema pq é como vc mesmo disse e concordo com cada letra "infelizmente a maioria dos que se encontram por aí nas 'oficinas' são todos amadores piores do que nós os fuçadores" mas no Brasil penso que o culpado disso é a educação e acomodação da grande maioria do nosso povo pq se formos comparar com outros paises a ética, profissionalismo, seriedade e força de vontade do nosso povo ñ chega aos pés dos outros, mas obviamente la tbm tem seus problemas...falo isso por indignação mesmo se é que vc me entende.

A junta vou comparar com o manual assim que tiver um tempo, uma prima da namorada que estava na UTI faleceu e a barra esta daquele geito.

Obs.: Fui na retífica e estava só o dono por la e disse que ñ tinha funcionário pra colcoar as "buchas" pra mim, falei pra ele me dar elas que eu mesmo colocaria pq ñ tem segredo, daí chegando em casa dei umas batidas de leve com martelo e eta tudo certo...tudo pronto pra segunda feira :smt023

Abraço e fica com Deus.
Meu monza:

Faça você mesmo:
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Wizard,

só para facilitar a comparação, vide o topico do Rafaelo:
Re: torquimetro
por Rafaelo » Dom, 13/06/2010 - 00:21 AM

mkp(meter kilopond) = quilo por metro

cabeçote precisa 25Nm inicial, na tua escala seria 2.5 mkp

sequencia dos parafusos
7-3-2-6-9
8-4-1-5-10

etapas de aperto
1º 2,5 mkp +
2º 60º +
3º 60º +
4º 60º +
5º 30º (pos aquecimento completo do motor 2 acionada de ventoinha na lenta)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
WizardMaster

A sequencia de aperto que eu ia usar com base no manual é:

Sequencia de aperto:
7-3-2-6-10
8-4-1-5-9

25Nm (18lbf.pé) cada parafuso
E depois do aperto dar mais um aperto de 180 graus em três etapas de 60 graus (60+60+60)
Após adicionar o liquido de arrefecimento e a proporção correta de aditivo (4L de agua 3L aditivo radiex 1922) e motor quente adicionar mais um aperto na sequencia correta de 30 a 50 graus.

Bem essa era a regra que eu estava considerando fazer la no meu...mas vejo que tem outra forma como vc mostrou Waldir...procurei pelo tópico do rafaelo e ñ encontrei, se puder postar o link agradeço.

Ainda não deu pra pegar as informações de torque especificadas pelo fabricante da junta, mas amanha pegarei e posto aqui.

Porém tenho outra duvida quanto a estes:
NM - Newon metro
MKP - Meter kilopond
LBF - Libra-força polegada
KGF- Kilograma-força metro

Isso me intriga demais, como não sei qual tipo de torquímetro o mecânico vai usar (estalo, vara, digital) qualquer torquímetro tem todas essas escalas de aperto?
Qual escala devo usar neste caso?
Meu monza:

Faça você mesmo:
Responder