Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Mensagem não lida por Sheldonn »

sergioelf escreveu:Sheldonn,

Ficou muito bom mesmo, como sempre!
Acabei de descobrir que o nome correto para a tão difícil fita de tecido para o chicote chama-se BANDAGEM PARA CHICOTE.
Ainda tem aquela que geralmente é usada dentro do painel, feita de espuma que se chama ESPUMA PARA CHICOTE.

Quando eu for fazer a parte mecânica do meu comprarei esta bandagem para fazer os arremates nos moldes originais conforme o Rafaelo disse.
Ate já fiz a substituição dos conduítes corrugados do cofre, porém, ficaram sem o arremate nas extremidades.

Abs
Sérgio muito obrigado pelos elogios amigo. Eu estou me surpreendendo demais com tudo o que vem acontecendo nessa reforma. É incrível como um pouco de paciência, dedicação e sobretudo atenção aos detalhes fazem toda a diferença numa empreitada como essa. Está tudo ficando tão limpinho, tão funcional e tão bom que a cada dia me motivo a fazer mais e mais pelo Monza e assim vamos caminhando sempre com a ideia de deixar os nossos carros bons e funcionais como um dia foram.

Em relação às fitas muito interessante mesmo. A bandagem para chicote outrora chamada fita tecido realmente dá um acabamento de primeiríssima linha aos chicotes, sei disso por que todos os outros carros daqui de casa usam essa fita nos seus chicotes e já tive a oportunidade de observar como é funcional e isola bastante bem os fios. Certamente farei isso num futuro próximo, mas no momento estou com uma certa determinação em concluir o serviço e como acredito que na parta não é um local de extremo intempéries, pois não pega calor diretamente nem água, como no motor, deixarei essa fita para uma outra oportunidade.

Estou de olho na sua reforma também meu amigo. O seu Classic está ficando maravilhoso, inclusive o seu carro é uma inspiração para o meu, gostaria de deixá-lo interiormente igualzinho ao seu, por isso vou lutando e tentando fazer tudo da melhor maneira possível. Um abraço meu amigo e até breve.
Surfin escreveu:Para abrir o botão do vidro elétrico, com ele fora da moldura como na primeira foto, é só colocar uma chave de fenda fina na lateral dele, onde fica o "eixo", entre o botão e a carcaça, e ir forçando de leve para o lado até desencaixar.
Se olhar de perto da pra ver que parece ter um espaço pra isso mesmo (que também facilita na montagem).

Depois de aberto da pra ver que o botão é bem simples de ser arrumado/feita manutenção, já arrumei 2, inclusive troquei os leds de alguns que não funcionavam mais (coloquei azul e depois voltei pro verde clássico).
Recomendo wd-40 e uma lixa fina (tipo 1200) para fazer a limpeza interna. Se o botão não acende mais, provavelmente é só refazer a solda do led.
Surfin muito obrigado pela dica meu amigo. Consegui abrir o botão com relativa facilidade e fiz a manutenção assim como você indicou. Limpei com um pincel bastante fino, depois passei levemente uma lixinha 1200 só para garantir, por o estado dos conectores está muito bom e por fim borrifei uma pequena quantidade de WD-40 para evita umidade. O resultado ficou excelente e o led voltou a acender, ótimo. Continuamos na luta para deixar o Monza o melhor possível. Abaixo duas fotos da desmontagem do botão e do led aceso no escuro:

Imagem

Imagem

Espero que tenhas apreciado. Um abraço amigo.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Monza SL/E 1988
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Monza SL/E 1988 »

Grande Sheldonn, como está meu amigo?

Estou acompanhando sua empreitada e estou maravilhado com a qualidade e o nível de trabalho que está sendo realizado, como já comentado no tópico a parte elétrica do carro é umas das partes que devemos dar importância e só lembramos dela quando temos problemas e somos obrigados a levar em eletricistas que na maioria das vezes sabem menos que nós e fazem o trabalho mal e porcamente, por isso devemos perder o medo e colcoar a mão na massa como vc está fazendo.
No mais estou na torcida para que o serviço continue e que com certeza vc não precisará fazer manutenção por mais uns 20 anos! kkkkkBrincadeiras a parte, parabéns e por mais simples que as vezes pareça algum serviço feito com carinho e dedicação faz toda a diferença no resultado final. :smt023

Abrass
1-Restauração: viewtopic.php?f=33&t=15157
2-Reforma: viewtopic.php?f=43&t=20456
Reforma GLS : viewtopic.php?f=43&t=1448 (VENDIDO)
Sheldonn

Monza SL/E 1988 escreveu:Grande Sheldonn, como está meu amigo?

Estou acompanhando sua empreitada e estou maravilhado com a qualidade e o nível de trabalho que está sendo realizado, como já comentado no tópico a parte elétrica do carro é umas das partes que devemos dar importância e só lembramos dela quando temos problemas e somos obrigados a levar em eletricistas que na maioria das vezes sabem menos que nós e fazem o trabalho mal e porcamente, por isso devemos perder o medo e colcoar a mão na massa como vc está fazendo.
No mais estou na torcida para que o serviço continue e que com certeza vc não precisará fazer manutenção por mais uns 20 anos! kkkkkBrincadeiras a parte, parabéns e por mais simples que as vezes pareça algum serviço feito com carinho e dedicação faz toda a diferença no resultado final. :smt023

Abrass
Felipe meu querido muito, mas muito obrigado mesmo pelos seus elogios ao trabalho realizado no Classic. Estou fazendo tudo com tanto carinho, com tanto zelo e com tanta dedicação que o resultado tem me surpreendido dia após dia e isso é absolutamente gratificante.

É bem aquilo que você escreveu no seu tópico, enquanto todo mundo corre em busca de carros 0km, nos fazemos o caminho inverso tentando recuperar um memória automotiva não muito distante que infelizmente se perdeu com muita facilidade e isso é extremamente louvável, pois cada automóvel produzido tem em si embarcada uma tecnologia própria a cada época, é como homenagear os projetistas e todos os operários que puseram as mãos em nossos carros.

Eu sou apaixonado pelo meu carro, assim como sou apaixonado por Opalas e se realmente depender de mim preservarei essa memória com muita dedicação e paciência. Vida longa aos nossos carros e à nossa determinação. Um abraço querido.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Preciso achar meu botão reserva pra abrir ele, faz tanto tempo que não mexo em um, que nem lembro como limpei os contatos.
Essas "plaquetinhas" marrons é que acionam os contatos no fundo do botão, os que mexi eram os do console central, que não tinham o chicote soldado atrás, mas não lembro de abrir eles por baixo... Olhando por trás parece que é só soltar as travinhas, mas com certeza deve-se soltar as soldas do led para removê-lo antes de abrir pelo fundo.
O problema é que nem lembro onde guardei o reserva pra confirmar. :smt021

Mas muito bom! Pode parecer pouco, mas no final todos esses detalhes fazem a diferença :smt023
Monza: SL/E 1993
Sheldonn

Surfin escreveu:Preciso achar meu botão reserva pra abrir ele, faz tanto tempo que não mexo em um, que nem lembro como limpei os contatos.
Essas "plaquetinhas" marrons é que acionam os contatos no fundo do botão, os que mexi eram os do console central, que não tinham o chicote soldado atrás, mas não lembro de abrir eles por baixo... Olhando por trás parece que é só soltar as travinhas, mas com certeza deve-se soltar as soldas do led para removê-lo antes de abrir pelo fundo.
O problema é que nem lembro onde guardei o reserva pra confirmar. :smt021

Mas muito bom! Pode parecer pouco, mas no final todos esses detalhes fazem a diferença :smt023
Surfin como vc mesmo disse não tem segredo. Para remover o botão da carcaça basta empurrá-lo para baixo que ele desencaixa. Com botão fora é só folgar as travinhas que ficam ao lado do botão e puxar a parte de cima dele que sai. Pronto o botão fica aberto e o problema é resolvido. Mais uma vez obrigado pelos comentários e elogios meu caro.
Sheldonn

Senhores muito boa noite a todos. Hoje vamos com um update bastante simples, mas que sempre ao vê-lo da maneira em que estava me incomodava demais. Realizei a limpeza dos passadores dos fios do chicote que ficam na coluna e na porta traseira.

Poucos de você sabem, mas quando comprei meu carro ele havia passado por um "processo" de pintura extremamente mal feito e o "profissional" anterior simplesmente por achar divertido, acredito eu, pintou uma boa parte das borrachas que ficam na carroceria do veículo. Resultado? Uma trabalheira sem fim para poder devolver a forma original às borrachas, pois a tinta realmente impregna na superfície e fica bastante resistente à remoção, mas com muita paciência tudo volta ao normal. Vamos às fotos para vocês entenderam melhor o que estou falando:

Vejam o estado em que se encontravam os passadores; um nojo. Todos borrifados com tinta automotiva, muito sujos e levemente ressecados. Um detalhe importante é que a borrachinha da esquerda fica acoplada na porta enquanto a da direita fica acoplada na coluna de veículo com o intuito de passar os fios do chicote:

Imagem

Imagem

Depois de mais de uma hora de limpeza que alternava entre thinner e sabão em pó, vejam o resultado:

Imagem

Imagem

Reparem como até o código da peça ficou visível na peça após a limpeza:

Imagem

Imagem

Por último as borrachas foram lavadas com uma mistura de sabão em pó e água sanitária, posto ao sol e condicionados com protetor UV da Grand Prix, vejam o resultado final:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom meus caros por enquanto é somente isso. Essa é uma postagem muito simples com o principal intuito de não parar o tópico. Adiante teremos mais novidades aguardem. Sugestões, críticas e comentários são muito bem vindos. Um abraço a todos.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por sergioelf »

Sheldonn,

Realmente é um trabalho chato de fazer mas com uma recompensa enorme depois de pronto.
Tenho raiva quando vejo a falta de cuidado que a grande parte as oficinas tem com estes detalhes.
Parabéns pela dedicação.

Abs

Sérgio
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Infelizmente no meu 86 foi feito um serviço muito porco também, onde nada foi desmontado para pintar. Até mesmo uma bolinhas de borracha que fica perto das fechaduras da porta não retiraram e pintaram de prata, ficou horrível. Deu um bom trabalho, mas como a borracha era maleável, fui quebrando a tinta pouco a pouco, e raspando a mesma com uma chave de fenda de ponta fina.

Parabéns.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder