o vendedor esta errado amigo.o pistao 0.50(na medida original) nao entra de jeito nenhum em um motor stander,o que aconteçeu foi que a retifica aproveitou e deu um passe no pistao 050 e colocou no motor,serviço de porco por sinal.se a retifica nao aproveitar o pistao tem tudo a ver.como falei mais em cimaele falou tb que essa inscrição que vem na cabeça do pistão não tem nada a ver com a retifica que ele está.
e como voçe mesmo dissea retifica nao faz o motor e da um passe no pistao de uma medida maior e monta.quando o mecanico busca,ele confere pela cabeça do pistao se foi retificado e manda bala na montagem
so sobrou agua para misturar no oleo,mas pode ser a junta ou alguma coisa mais seria no cabeçote.Obs: Meu carro não tem bomba mecãnica de combustível no cabeçote ( o local está vedado), ele tem bomba elétrica ligada no carburador, antes que o pessoal comente que pode ser a bomba de combustivel.....
tira ele e peça para a retifica fazer o teste de trinca e dar um passe.se estiver ok,monta com junta sabo e com os torques certos nao tera problemas tao cedo.
boa sorte amigo :smt023
EDIT.com sua liçenca amigo carlos A freire,gostaria de postar uma resposta sua aqui :smt023
Bom, para misturar água com óleo de motor, pode ser junta de cabeçote queimada, trincas interna no cabeçote ou, no caso do Monza, onde vai alojada a bomba d'água, no bloco tem um bujão, que por falta de manutenção no sistema de arrefecimento ao longo dos anos, pode apodrecer e causar o sintoma.
Se confirmado que a junta de cabeçote queimou, terá mesmo de plainar a face do cabeçote.
Abs,
Carlos Freire