Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Mensagem não lida por Sheldonn »

Santana muito obrigado pelas dicas vou procurar segui-las à risca. Em relação ao conduíte corugado seria uma boa pô-lo no chicote. Vou comprar uma quantidade considerável desse material e efetuar o reparo. A propósito que belíssimo trabalho realizado nos chicotes do Classic e adorei o clipe pelo qual passa a braçadeira Muito legal mesmo.
Leocastro escreveu:Cara, colocar os conduites corrugados dentro da porta, pode gerar ruidos, já que eles podem ficar batendo, ai tem que prender ele com a abraçaceira mesmo! legal esse clip ai pra segurar abraçadeira!
Leo por dentro das portas tem uns ganchinhos que servem para acomodar a passagem dos fios, portanto pondo conduíte e passando por esses ganchos não há o menor perigo de provocar barulho.
Rafaelo escreveu:é bom colocar conduite em lugares onde cai aqua e po e tem humidade como a porta. ele que protege, nem é tanto pela estetica e sim proteção. prendendo bem ele nao cria ruido.

santana nao é conector de VW... é conector AMP fornecido pra milhares de carro inclusive o mesmo padrao de conector. se ele tem logo VW foi trocado por um VW... o mesmo é usado no omega por exemplo como o conector de setas identico ao monza porem com logo AMP ou GM. é um boa esse clip eu uso no meu cofre os originais preto do vectra especialmente no chicote do ABS e sensor pastilha de forma original evitando trepidação ou roçamento de chicote.

Sheldonn, fez muito bem arrumar a parte eletrica. pra mim é a principal area a ser dada uma atenção especial acho que é por causa da minha profissao rsrsrs, odeio gambiarra ou falta de eng eletrica como alguns usam fio de bitola diferente,material errado etc isso me deixa incomodado. eletrica nao se brinca, se deve da o mesmo nivel de detalhe que um freio por exemplo.

use conduite corrugado se possivel, nessa epoca por economia porca nao usavam, mais carros mais modernos como o vectra e o omega e inclusive os novos vectra atuais usam. isso evita entrada de po,humidade. muita gente nao sabe mais o encapamento do fio é poroso e pode absorver humidade especialmente se trincar por estar exposto ao clima. nao é incomum abrir um fio antigo de 20 anos como de um monza e esta todo preto ou verde(zinabre) e isso acaba com a eficiencia eletrica do periférico em questao.

dicas: nao trame o chicote com fita isolante, isso deixa ele rigido e quebradiço. alem de dificultar uma possivel manutenção. faça pequenas sessoes de enrolamento, ou trame com fita seca com intervalos e nao completo. e pra tirar a tinta se usar thinner vai tirar a tinta do fio, use aqua raz geralmente sai.

legal que voltou!
Rafa como sempre você nos dando uma verdadeira aula de conhecimento técnico. É impressionante o quanto você entende do assunto e como você faz tudo utilizando uma precisão cirúrgica. Como disse acima considerarei sim a possibilidade de por o conduíte corugado no chicote, acho que além de bonito fica muito mais organizado e facilita uma manutenção futura. Gostaria de saber como faço para efetuar o reparo nesse fio rompido. Olhando bem o conector fêmea ainda está na tomada do chicote, fiz de tudo para removê-lo, mas não consegui. Somente removendo o conector da tomada é que posso por novamente o fio nele e então colocá-lo novamente na tomada para que tudo funcione normalmente. Aguardo sugestões amigo.

Ps.: é muito bom mesmo estar de volta Rafa. Ainda nos veremos muito por aqui.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Entendido Sheldonn, aproveitando, a porta traseira esquerda do meu Monza, está com um barulho de algo solto, insuportável lá dentro! Já desmontei ela, porém, está tudo normal. Vou trabalhar nela este feriadão!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Sheldonn

Leocastro escreveu:Entendido Sheldonn, aproveitando, a porta traseira esquerda do meu Monza, está com um barulho de algo solto, insuportável lá dentro! Já desmontei ela, porém, está tudo normal. Vou trabalhar nela este feriadão!
Beleza Leo. Vamos por a mão na massa. Acredito que hoje levarei o chicote a um eletricista que conheço e o único que me parece extremamente responsável para ele remover o conector fêmea da tomada do chicote, religar o fio nele e então recolocá-lo no chicote. A partir daí limparei os fios com aguarrás e encaparei com o conduíte corugado para ficar tudo limpo e funcionado perfeitamente.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Se fosse você, não limparia os fios com aguarrás, pode ressecar o isolamento dele. Se vai limpar só por questão estética mesmo, não recomendo!
Passe um pano ao redor deles, com alcool mesmo, mas, não em excesso!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem uma trava nele que impede de sair, eu ja desmontei todos os conectores do carro e todos eles tem. com uma chave de fenda pequena de oculos, procure o lugar que tenha uma "cava" e com ajuda de uma lupa e lanterna vai achar a trava, só empurar a trava pra dentro ou seja tirando ela da "rampa de travagem" que tem no conector. assim alinha a ponta do terminal e a trava fica escondida retinha... dae é so puxar.

pode passar aqua raz que nao vai ressecar nao... eu aqui no sul que é frio pra ckt ja fiz e faço muitas vezes pra tirar a sugeira dos fio e nunca deu problema algum de ficar branco de ressecado. é so passar um pano limpo. e se achar pouco lubrifica com oleo e passe o pano novamente. mais nao deixe ele pintado na cor do carro ou sujo rsrsrsrs
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Não sabia que Aguarras não ressecava os fios!!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

leo, existe varios tipo de aguarras uns ressecam em contato ao ar e outros nao... depende do tipo. por outro lado se passar thinner acaba tirando a tinta(monza é pintado) e tambem resseca se deixar la pegando ar frio. hoje é pigmentado nao sai com thinner nem nada... nesse caso daria pra usar sem problemas.

se limpar com um pano seco e nao demorar muito nao tem problema algum. agora se deixar la de "molho" e for uma aguarraz forte vai resseca o pvc. onde ele mora é calor entao nao tem problema com isso evapora rapidinho. problema é onde é frio dae resseca senao secar o fio molhado. fica esbranquiçado o PVC...

dado curioso: os fios do cofre do vectra 2009-2011 sao banhados em oleo pra prever a lubrificação do material isolante evitando ressecamento e quebra. o chicote principal mestre(varios fios) é todo banhado em oleo e enrolado com uma fita tecido.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Sheldonn

Rafaelo escreveu:leo, existe varios tipo de aguarras uns ressecam em contato ao ar e outros nao... depende do tipo. por outro lado se passar thinner acaba tirando a tinta(monza é pintado) e tambem resseca se deixar la pegando ar frio. hoje é pigmentado nao sai com thinner nem nada... nesse caso daria pra usar sem problemas.

se limpar com um pano seco e nao demorar muito nao tem problema algum. agora se deixar la de "molho" e for uma aguarraz forte vai resseca o pvc. onde ele mora é calor entao nao tem problema com isso evapora rapidinho. problema é onde é frio dae resseca senao secar o fio molhado. fica esbranquiçado o PVC...

dado curioso: os fios do cofre do vectra 2009-2011 sao banhados em oleo pra prever a lubrificação do material isolante evitando ressecamento e quebra. o chicote principal mestre(varios fios) é todo banhado em oleo e enrolado com uma fita tecido.
Rafa é isso mesmo. Um tempo desses eu removi o chicote do motor e fiz uma limpeza com aguarás e simplesmente ficou muito limpo, não ressecou absolutamente nada, muito pelo contrário. Um dado interessante é que o chicote está da porta traseira está muito íntegro. As partes que estão feias e sujas por assim dizer são aqueles que não eram isoladas com fita isolante, pois as que estavam envolvidas estão simplesmente com o aspecto de fios novos.

Outro ponto interessante é a respeito do conduíte corugado. Eu concordo com você quando dizes que é melhor passar o conduíte, porém tenho as minhas duvidas se os fios envolvidos passariam pelo orifício da porta. Você meu amigo que tem mais experiência por gentileza me diga se passa ou não pelo orifício da porta.

Ps.: se puder postar algumas fotos dos seus chicotes eu agradeceria muito.
Responder