Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Monza SL/E 1988 escreveu:Lindo trabalho em Sheldonn, estou acompanhando de perto o serviço e como sempre na expectativa tão grande quanto a do dono do monzão! :smt023

Abrass

x2 :smt023

A propósito, e o crime que vc fez com a tigela de casa? Já foi descoberto? kkk :smt005
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Sheldonn »

Carlos A. Freire escreveu:É essa haste mesmo. Eu quando desmonto as fechaduras das portas, deixo as hastes nas maçanetas, para facilitar a desmontagem, montagem e o ajuste.

Abs,

Carlos Freire
Carlos sugestão anotadíssima. Quando dor remontar a porta me lembrarei atentamente do que você falou e espero que estejas por aqui para a gente trocar experiências a respeito do ajuste da maçaneta, afinal de contas a minha estava miseravelmente ridícula de ser aberta. Obrigado amigo.
weuller escreveu:Legal, estou precisando executar esse serviço no meu carro.! Pelo menos pra tirar um pouco dos ruídos das máquinas das portas.

Abraço!
Então Weuller vamos lá por a mão na massa não é amigo? Desmontar a portão não é tão complicado quanto parece. Tive um probleminha para remover o mecanismo do vidro elétrico, mas nada que não tenha sido resolvido com a ajuda doa amigos aqui do forum. Desejo força e coragem para você fazer o serviço
david crozeta escreveu:Vai dar aquela 'regeral' então... bacana... :smt023

Nas fechaduras recomendo não passar óleo ou graxa... no máximo um óleo em spray...pois óleo ou graxa acaba acumulando sujeira e vira essa meleca toda ai..
As minhas estavam bem sujas,apenas lavei e passei um desingripante.
Não dá pra dar banho de zinco nelas pois acaba derretendo algumas peças.
A minha fechadura do porta malas derreteu um miolo de antimônio na zincagem,tive de comprar outra...

Boa sorte ai...

Abraço
Opa David que bom encontrar você por aqui meu amigo, seja bem vindo à discussão. Então essa "regeral" vai ser muito diferente do que foi feito no carro anteriormente. As porcarias que foram feitas pela oficina serão refeitas e tudo será executado no padrão original de fábrica e com a melhor qualidade possível. Chega de problemas com travas que não funcionam, vidros elétricos emperrados, rangidos e batidas nas portas, isso será coisa do passado em meu carro.

Em relação à lubrificação da fechadura ainda estou na fase de estudos. O Diego e o Carlos já me disseram que o melhor lubrificante seria óleo novo de motor, mas penso também que um WD-40 poderia cumprir a missão com louvor, como disse ainda estou pensando e quando for montar tudo vou considerar a sua opinião com toda certeza.

Por fim compreendi que não dá para zincar a fechadura, seria dor de cabeça ter que procurar outra para comprar, então ela ficará desse jeitinho mesmo. Obrigado por tudo amigo.
Monza SL/E 1988 escreveu:Lindo trabalho em Sheldonn, estou acompanhando de perto o serviço e como sempre na expectativa tão grande quanto a do dono do monzão! :smt023

Abrass
Grande Felipe, mais um grande amigo que acompanha isso daqui desde 2007, há quando anos em amigo? Muitas saudades suas e de seus comentários, como vai o lindo Classic que você está reformando? Então Felipe estou super na ansiedade para ver tudo pronto, mas tenho buscado domá-la por que se a gente se apressar fica mal feito, por isso tudo vai correr com muita calma, mas com extrema qualidade. Um super abraço e atualize lá o Classic.
Evandro Monza SR escreveu: x2 :smt023

A propósito, e o crime que vc fez com a tigela de casa? Já foi descoberto? kkk :smt005
Evandro eu nem te conto. Tive que esconder a tigela em cima de uma árvore na parte de trás da casa, a minha mãe quase me pega mano. Estou com um olho na tigela e outro nela por que se for descoberto estou ferrado. kkkkk
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Paulinha
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Paulinha »

Estou ficando muito inspirada com a sua reforma :D . Amanhã é dia de presente para o Monza. Logo ele vai estar parecido com o seu. Tudo de bom! :smt023
Monzeiros, aprecie sem moderação, use com sabedoria!
Sheldonn

Paulinha escreveu:Estou ficando muito inspirada com a sua reforma :D . Amanhã é dia de presente para o Monza. Logo ele vai estar parecido com o seu. Tudo de bom! :smt023
Que bom Paulinha vamos com força que tudo vai se ajeitando não é? Espero que o seu Monza fique bem legal com os presentinhos e depois poste fotos e o link do tópico para a gente apreciar ok? Obrigado pelos elogios e vamos que vamos. Um abraço.
Sheldonn

Senhores mais um "upgrade" nessa jornada que tem sido muito trabalhosa, porém extremamente prazerosa que visa deixar o Monza em sua melhor forma possível.

Depois de um bate-papo com o Diego via msn cheguei à conclusão de que seria de bom tom remover o chicote elétrico da porta traseira, pois além de verificar o estado geral da peça seria muito mais fácil observar o rompimento de algum fio bem como fazer o reparo deste de uma maneira mais limpa e eficaz.

Conversamos muito e então ele me disse que para remover o chicote da porta traseira eu deveria desmontar o cinto de segurança, pelo menos a parte que fica próxima ao assoalho do carro, pois logo atrás eu veria uma tomada que após desconectada liberaria o chicote da porta traseira e assim o fiz; desmontei o suporte do cinto, encontrei a tomadinha, desconectei e tudo saiu numa facilidade que me impressionou e me deixou bastante feliz, pois menos trabalho significa mais empenho na reforma e é isso que todos nós desejamos.

Após a remoção do chicote algumas surpresas desagradáveis e a certeza de que existem duas subdivisões de profissionais: os mecânicos e os "mexânicos". Lembro-me que troquei as travas originais por conta de um defeito que impossibilitava o travamento da porta traseira esquerda, justamente a porta que está sendo alvo desse reparo. À época, e diga-se que isso aconteceu logo após a reforma, o "mexânico" falou que as travas não prestavam mais e eu precisava colocar novas travas, pois assim eu estaria apostando na segurança e na certeza de que elas não dariam mais problemas. Como eu não entendia (e ainda não entendo) nada de elétrica caí na lábia do f.d.p (desculpem-me a grosseria) e paguei R$ 350,00 para a instalação de um conjunto de travas pósitron no meu carro. Realmente as travas pósitron são excelentes, mas sinceramente não era necessária a sua instalação e vocês verão o por que logo a seguir nas fotos.

Com tudo isso aprendi duas lições: "mexânicos" nunca mais e se você quiser fazer algo bem feito faça você mesmo, somente procurando ajuda quando escapar a sua possibilidade, no entanto antes de tudo pesquise o máximo possível para exigir uma reparação de acordo com o que o equipamento necessita e não com a sede por dinheiro do "reparador". Vamos às fotos meus caros:

Uma vista do chicote ainda na porta:
Imagem

Aqui podemos ver a tomadinha que fica logo atrás do mecanismo do cinto de segurança:
Imagem

Visão geral do chicote fora do carro:
Imagem

E agora alguns closes nas tomadas do chicote:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa foto percebam a razão pela qual a trava elétrica da porta traseira não funcionava mais. O fio positivo na tomada do chicote estava rompido e assim não chegava o sinal para a trava quando era realizado o acionamento. Eu não tenho a menor dúvida de que esse fio foi rompido durante a reforma. Resumindo R$ 350,00 empregados para o nada, lamentável:
Imagem

Aqui observem o chicote manchado de tinta durante a reforma. Pense na minha cara de felicidade: :smt011
Imagem

Agora algumas fotos do chicote já desencapado e marcado para quando for reencapado com uma fita isolante de qualidade:
Imagem

Imagem

Imagem

Por fim o expurgo de fita isolante ressecada e sem nenhum utilidade:
Imagem

Por enquanto é só pessoal. Aguardem mais atualizações que elas virão muito em breve. Obrigado a todos e vamos comentar.
Editado pela última vez por Sheldonn em 05 Jun 2012, 01:19, em um total de 1 vez.
jhsantana
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jhsantana »

Sheldonn, este fio vermelho vai abaixo do azul claro/branco, o terminal que foi retirado acha-se normalmente para comprar. :smt023
Imagem

Nos chicotes do Classicão estou fazendo desta forma com mangueira conrrugada de 1/2".Se for refazer o chicote com fita não faça com fita isolante , pois futuramente a cola da fita irá melecar tudo, se for fazer faça com fita 3M sem cola, mas pode se preparar, pois dá muitoooo trabalho enrolar isso.
Visão geral do chicote principal.
Imagem

Chicote de ligação dos interruptores dos vidros no console, não acreditei quando vi que estes conectores são VW, é brincadeira um negócio desses :smt011, onde a GM estava com a cabeça meu Deus.
Imagem

Para prender o chicote estou usando este clip para abraçadeira http://www.hellermanntyton.com.br/image ... ps_SFC.pdf, pois devido a grande quantidade de furos sem utilidade existentes nas portas, coloco esta peça de dentro pra fora no furo da porta e a abraçadeira passa nesse furinho retangular abraçando a mangueira, sem ter a necessidade de cortar a mesma em uma manutenção futura.
Imagem

Estive na fábrica da Delphi em Betim certa vez e me lembro de ve-los fazendo este tipo de chicote em bancada.Existe uma máquina que desenrola a fita e enrola no chicote de fios.O chicote fica suspenso e vai girando, o funcionário somente desvia as pontas para não enrolar tudo junto.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, colocar os conduites corrugados dentro da porta, pode gerar ruidos, já que eles podem ficar batendo, ai tem que prender ele com a abraçaceira mesmo! legal esse clip ai pra segurar abraçadeira!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

é bom colocar conduite em lugares onde cai aqua e po e tem humidade como a porta. ele que protege, nem é tanto pela estetica e sim proteção. prendendo bem ele nao cria ruido.

santana nao é conector de VW... é conector AMP fornecido pra milhares de carro inclusive o mesmo padrao de conector. se ele tem logo VW foi trocado por um VW... o mesmo é usado no omega por exemplo como o conector de setas identico ao monza porem com logo AMP ou GM. é um boa esse clip eu uso no meu cofre os originais preto do vectra especialmente no chicote do ABS e sensor pastilha de forma original evitando trepidação ou roçamento de chicote.

Sheldonn, fez muito bem arrumar a parte eletrica. pra mim é a principal area a ser dada uma atenção especial acho que é por causa da minha profissao rsrsrs, odeio gambiarra ou falta de eng eletrica como alguns usam fio de bitola diferente,material errado etc isso me deixa incomodado. eletrica nao se brinca, se deve da o mesmo nivel de detalhe que um freio por exemplo.

use conduite corrugado se possivel, nessa epoca por economia porca nao usavam, mais carros mais modernos como o vectra e o omega e inclusive os novos vectra atuais usam. isso evita entrada de po,humidade. muita gente nao sabe mais o encapamento do fio é poroso e pode absorver humidade especialmente se trincar por estar exposto ao clima. nao é incomum abrir um fio antigo de 20 anos como de um monza e esta todo preto ou verde(zinabre) e isso acaba com a eficiencia eletrica do periférico em questao.

dicas: nao trame o chicote com fita isolante, isso deixa ele rigido e quebradiço. alem de dificultar uma possivel manutenção. faça pequenas sessoes de enrolamento, ou trame com fita seca com intervalos e nao completo. e pra tirar a tinta se usar thinner vai tirar a tinta do fio, use aqua raz geralmente sai.

legal que voltou!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder