Senhores mais um "upgrade" nessa jornada que tem sido muito trabalhosa, porém extremamente prazerosa que visa deixar o Monza em sua melhor forma possível.
Depois de um bate-papo com o Diego via msn cheguei à conclusão de que seria de bom tom remover o chicote elétrico da porta traseira, pois além de verificar o estado geral da peça seria muito mais fácil observar o rompimento de algum fio bem como fazer o reparo deste de uma maneira mais limpa e eficaz.
Conversamos muito e então ele me disse que para remover o chicote da porta traseira eu deveria desmontar o cinto de segurança, pelo menos a parte que fica próxima ao assoalho do carro, pois logo atrás eu veria uma tomada que após desconectada liberaria o chicote da porta traseira e assim o fiz; desmontei o suporte do cinto, encontrei a tomadinha, desconectei e tudo saiu numa facilidade que me impressionou e me deixou bastante feliz, pois menos trabalho significa mais empenho na reforma e é isso que todos nós desejamos.
Após a remoção do chicote algumas surpresas desagradáveis e a certeza de que existem duas subdivisões de profissionais: os mecânicos e os "mexânicos". Lembro-me que troquei as travas originais por conta de um defeito que impossibilitava o travamento da porta traseira esquerda, justamente a porta que está sendo alvo desse reparo. À época, e diga-se que isso aconteceu logo após a reforma, o "mexânico" falou que as travas não prestavam mais e eu precisava colocar novas travas, pois assim eu estaria apostando na segurança e na certeza de que elas não dariam mais problemas. Como eu não entendia (e ainda não entendo) nada de elétrica caí na lábia do f.d.p (desculpem-me a grosseria) e paguei R$ 350,00 para a instalação de um conjunto de travas pósitron no meu carro. Realmente as travas pósitron são excelentes, mas sinceramente não era necessária a sua instalação e vocês verão o por que logo a seguir nas fotos.
Com tudo isso aprendi duas lições: "mexânicos" nunca mais e se você quiser fazer algo bem feito faça você mesmo, somente procurando ajuda quando escapar a sua possibilidade, no entanto antes de tudo pesquise o máximo possível para exigir uma reparação de acordo com o que o equipamento necessita e não com a sede por dinheiro do "reparador". Vamos às fotos meus caros:
Uma vista do chicote ainda na porta:
Aqui podemos ver a tomadinha que fica logo atrás do mecanismo do cinto de segurança:
Visão geral do chicote fora do carro:
E agora alguns closes nas tomadas do chicote:
Nessa foto percebam a razão pela qual a trava elétrica da porta traseira não funcionava mais. O fio positivo na tomada do chicote estava rompido e assim não chegava o sinal para a trava quando era realizado o acionamento. Eu não tenho a menor dúvida de que esse fio foi rompido durante a reforma. Resumindo R$ 350,00 empregados para o nada, lamentável:
Aqui observem o chicote manchado de tinta durante a reforma. Pense na minha cara de felicidade: :smt011
Agora algumas fotos do chicote já desencapado e marcado para quando for reencapado com uma fita isolante de qualidade:
Por fim o expurgo de fita isolante ressecada e sem nenhum utilidade:
Por enquanto é só pessoal. Aguardem mais atualizações que elas virão muito em breve. Obrigado a todos e vamos comentar.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.