Aditivo ou não???

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo ou não???

Mensagem não lida por waldir »

sle1989 escreveu:waldir,

primeiramente obrigado pela ajuda, gostaria apenas de saber o que seria essa "vt" que mensionaste.
VT = Válvula Termostástica
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

waldir,

Fiz a troca de líquido de arrefecimento agora no carnaval, retirei toda a água suja e coloquei 2 litros de água e mais 3 litros de aditivo Tecbril orgânico (rosa) e completei o restante com agua.
Aproveitei dei uma lavada no reservatório pra tirar boa parte da sujeira.
No dia seguinte vi que estava com um pequeno vazamento na ponta da mangueira fina que vai do radiador para o reservatório de expansão, coloquei uma braçadeira nova e ficou tudo ok. Andei com o carro e parece que ficou bom.

Queria agradecer pela ajuda e aconselho este serviço a todos que ainda estão com motor relativamente novo (como no meu caso que foi retificado por completo a 6 meses).
Ainda me lembro ao ver as peças retiradas do motor na época da retífica, tava tudo comido por dentro, a bomba d'água e o cavalete tavam bem desgastados e o mecânico comentou que era culpa da "água de torneira" que era utilizada no carro.

Abraço a todos.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

sle 1989 - Monzeiro Jr.

Não há o que agradecer, a função do forum é esta: passarmos conhecimentos e experiências, caminho das pedras para que os monzeiros sofram menos.
Cada ano que passa os mecânicos com experiência em Monza vão ficando raros. Então compete a nós saber no mínimo o básico que já é muito em relação aos novos mecânicos. Aprendizes de feiticeiros por aprendizes de feiticeiros, façamos nós as mágicas e ou ensinamos os mecânicos onde mexer.

Eu também depois que precisei substituir o cavalete e soldar galerias do cabeçote aprendi o por que de utilizar o aditivo (etileno glicol ou similar) no arrefecimento e
controlo o momento da troca medindo a Intensidade de Condutividade Elétrica do liquido de arrefecimento.

viewtopic.php?f=15&t=16501

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por rafamts »

Olá amigos monzeiros,

Ontem percebi que minha mangueira de retorno do líquido refrigerante (aquela fininha) estava úmida ali perto do encaixe no radiador. Já me falaram que aquela pontinha do radiador é frágil. Agora não sei se apertei muito a abraçadeira e estourei essa ponta do radiador ou se a própria mangueira está com algum vazamento. Conto com ajuda dos amigos. O ideal seria aquele equipamento para dar pressão no sistema, né? Ainda não tenho :D

Abraço a todos,
Rafael
rafamts

Pessoal, conto com a ajuda de vocês para solucionar esse meu problema citado acima...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não entendi a sua dúvida... É só remover a mangueira e verificar se o radiador quebrou ou não ou se o problema é da mangueira. Não há muito o que falar sobre esse sintoma. Para essa verificação não é preciso equipamento específico.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rafamts

Então Carlos, aquela parte do radiador é digamos, muito sensível. Talvez eu tenha apertado em demasia a mangueira. De qualquer forma, vou fazer o que você recomendou.

Abraço,
Rafael
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Muito sensível até que ponto? Não quebra a toa não, a não ser que a peça esteja ressecada. Com essa condição, mais cedo ou mais tarde vai abrir em algum ponto, principalmente perto da entrada da mangueira que vem do motor. Por falar nisso, pode ser que seja seu caso. Quando trinca na entrada da mangueira grossa, parece que quebrou na saída da mangueira fina, por estar muito próximo.

Além do ressecamento da tampa do radiador, o ressecamento e enrijecimento da mangueira pelo tempo e falta de substituição, ajuda na quebra da tampa do radiador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder