bobina eletrica

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: bobina eletrica

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:amigao, esuqeci de mencionar uma obs,me desculpe , seguite : ao verificar a tomada que faz ligaçao do hey com a bobina essa tomada me apresenta 2 positivos devido ao positivo que vem da outra tomada estando as duas tomadas conectadas na bobina entao realmente seria um negativo e outro positivo ( com contato ligado) , voce esta certo.
é do jeito que tu falou deu a entender que estava falando do fio preto e verde serem positivo oque nao é. sim é uma ponte, tanto pro positivo(preto) como pro negativo(verde).
dutra s a escreveu:mas minha duvida sobre a tomada que nao é a que liga direto no hei é que vem acompanhado de um chicote da direçao do reservatorio de agua do radiador , ou seja , a principio olhando, parece vir da uce devido a direçao de onde se continua o chicote por traz do porta luvas
exato todo o chicote da IE passa pela direita(passageiro).
dutra s a escreveu:que ao verificar por traz do porta luvas tem uma uniao isolante de fabria nesse chicote o que entao me deixou na duvida se vem da uce ou da onde ?
plug preto comprido com trava azul? vem de todo os lados... desde porta fusiveis ate a ECU,VSS,interruptor AC,perifericos,etc. é o plug mestre e nele que vem o positivo da bobina fio preto senao me engano.
dutra s a escreveu:o k2 no manual corresponde ao bico , sendo que nao funcionando nao tenho bico nem bomba.
no diagrama a seguir o k2 nao tem um risco( como se indicasse nulo,destivado) ,no diagrama que eu tenho que tem a mesma ligaçao e mesmo grafico ,tem esse risco no k2 creio que nao deva atrapalhar em nada.
me expressei mal, o positivo pos chave é ligado a linha do fusivel K2 e nao passa por ele. ou seja nao é protegido por fusivel a bobina do EFI. porem usa a mesma linha preta 15 que é ligado ao plug preto com trava azul, aquele maior que tu falou ae.

mas nao te preocupa com isso, é so testar se tem tensao la no plug do HEI no fio preto se tem ou nao tensao com a ignição ligada. se tiver esta em outro lugar o problema
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

bom, tençao tem sim pois tem corrente nas duas tomadas ,tanto a que vem do interiror como a do hey, estando com inguiniçao ligada (contato do painel), so nao deu pra verificar o valor da tençao porque o meu multimetro ou voltimetro deu pau pra melhorar rsrsrrs, mas na mediçao de bateria ,tinha dado 11.3 v, nao sei se precisa de mais que isso pra bobina atuar, pois se necessita de mais carga por parte da bateria entao nao posso dizer que a bobina esta queimada enquanto nao estiver carregada.
hey sei que nao é o problema pois tenho sinal de rotaçao que me dá bico e bomba
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR

ve se esta largando faisca direto da bobina sem passar pelo distribuidor. coloca uma vela aterrada e de partida pra ve oque da.
dutra s a

Rafaelo escreveu:ve se esta largando faisca direto da bobina sem passar pelo distribuidor. coloca uma vela aterrada e de partida pra ve oque da.
poise cara, isso tambem ja fiz ao girar o distribuidor com o contato ligado que entao tenho bico e bomba, tambem fiz com conduçao metalica ( uma chave, um arame, cabos,e sem nada só nela, etc...) para ter aterramento, e nada ,embora nos primeiros testes havia sim faisca com ou sem cabo com a bomba mas nao tinha bico , agora é do contrario rsrsr,e depois da carga baixa nao teve mais faisca, porisso ainda nao posso afirmar que o problema é bobina, so amanha ( segunda ) que irei atraz de bateria de alguem, pra ter certeza e entao realizar outros testes.
abs estamos ai
dutra s a

seguintes testes : argumentos para poder achar um padre curandeiro , sem sucesso rsrsr
: fiaçao : corrente presente na ligaçao da tomada da bobina e interior do veiculo e com contato ligado rsrsr me dá 2 positivos
: corrente presente na ligaçao das tomadas que corresponde hey e bobina tambem 2 positivo
: hey : sinal normal de rotaçao , tembem feito teste do dedo com o fio roxo o que deu bico e bomba ou seja hey em ordem
: 2 teste : estando tudo ligado e conectado e bateria com carga foi feito o teste com vela e ao girar o distribuidor nao apresentou faisca
: 3 teste : estando tudo ligado e conectado e bateria com carga foi feito um teste sendo : contatos rapitos com uma lampada de testes no conector verde que é imendado no fio verde que corresponde a ligaçao á bobina que vem do interior do veiculo e entao houve sim faisca . tambem houve faisca fazendo o mesmo teste no fio preto que acompanha o verde que vem do interior do veiculo .
: 4 teste :com tudo ligado etc,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, foi feito contato com lanpada de testes na conecçao do hey á bobina impulsora e entao eu tive bico , bomba e faisca.
: 5 teste : com tudo,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, foio feito contato com lampada de teste na tomada correspondente a hey e bobina eletrica o que me deu bico, bomba e faisca.

em resumo : toda fiaçao , ligaçoes,conecçoes,sinais, e leituras em ordem, so nao tenho faisca ao girar o distribuidor, mas fazendo contato com lampada de teste nos fios que vem do interior do carro estando conectados a bobina a faisca aparece pois removi a bobina para testar em outro monza , e funcionou perfeitamente.

hey, bobina impulsora, bobina eletrica, bico,bomba,modulo uce,cincronismo de correia,combustivel , eixo magnetico,base da bobina impulsora, encaiche do chifre do eixo do distribuidor que vai no comando , toda a parte de cabeçote e kit comando,fusiveis,reles,caixa de reles, alarme,. ESTAO EM ORDEM ,TODAS AS FUNÇOES EM ORDEM, mas nao tenho faisca quando o distribuidor gira, o que me leva a perguntar ?
mesmo sabendo que a uce esta em ordem e que so tem relaçao ao avanço de iguiniçao, essa propria funçao de avanço poderia estar me causando essa dor de cabeça ? do tipo problema invisivel da uce ?

abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Já pensou em problemas no chicote? É comum o Chicote da bobina de ignição apresentar mal contato.
Fez o teste que sugeri em MP com a caneta de polaridade? Com ela consegue verificar se o HEI está pulsando, aterrando a bobina de ignição.

Tenho um manual do Dr. IE que tem os procedimentos e testes da IE Multec 700. Ele está em pdf e tem 20,9mb. Se teu e-mail suportar esse tamanho de arquivo, me passe que eu te envio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

dutra s a escreveu: : fiaçao : corrente presente na ligaçao da tomada da bobina e interior do veiculo e com contato ligado rsrsr me dá 2 positivos
: corrente presente na ligaçao das tomadas que corresponde hey e bobina tambem 2 positivoi
o fio preto sempre vai te dar 2 positivo cara é normal seja num plug ou no outro. oque nao pode é te dar 2 positivo no fio verde e no preto ae o HEI ta em curto :smt023
dutra s a

desculpe , professor acabei de entrar no forum , e tambem estou a mil por hora fazendo matematica sobre esse probema pois ate minha mae perdeu um exame de fundo de retina por nao poder contar com o monzao e ter problemas em andar em busao e sem condiçoes para taxi , e ate minha filha vai ter que ir de busao a fonoaudiologa amanha as 8 no centro e essa de pegar carro emprestado nao da né ,sabe como é ,e nao é por falta de companheiros que me ofereceram,mas eu nao gosto nao

em fim : bobina eletrica tenho duas e as duas testei no monza do mesmo modelo sem ar/cond, e sem novidades funcionou perfeitamente
como citei acima fiz o teste em que me passou e entao tive bomba e bico.
realmente faz sentido o fato de pulsaçao negativa do hey nao esta funcionando, e eu nao sabia que poderia ter esse acionamento do hey , pois entao ao pulsar pode entao dar a sobrecarga na bobina para gerar faisca ??

chicote foi verificado des do motor ate a caixa de fusiveis e uce por traz do porta luvas e esta em ordem, e nisso nao fazia sentido apos essa informaçao da pulsaçao do hey, pois ao relatar em ideal a ativaçao de bico e bomba entre outros pos teste fiquei a imaginar algo na uce,mesmo estando funcionando sendo que o hey estava aterrado !.

uma curiosidade que esqueci de perguntar : olhando por cima da tampa do comando abaixo do nariz da entrada de ar, a uma ligaçao de um fui colorido (amarelo e outra cor, listrado)aterrado no parafuso da carcaça da gaiola do comando, ao verificar notei que com o contato ligado ele me da positivo,e ao estar conectado em terra nao da positivo mesmo com o contato ligado, qual seria sua funçao terminal e o que procede em sua funçao ?

caso seja constatado falta de pulsaçao negativa do hey á bobina ,seria o caso de substituilo ?

abs estamos ai
Editado pela última vez por dutra s a em 23 Abr 2012, 20:11, em um total de 2 vezes.
Responder