Monza xoxo!!
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza xoxo!!
amigo, não sei se diminui a quantidade de combustível injetado mas fazendo o ajuste do carro com scanner e analisador de gases faz-se o ajuste correto (avanço, ponto e sensor de CO) para que o motor funcione corretamente, não vá na ilusão de que o monza vai ficar econômico, mas ajustando dessa forma poderá reduzir consideravelmente o consumo. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
- rafaelfranco
Welton escreveu:Boa noite.. D uns tempos pra k estou notando meu carro meio fraco,xoxo, e parece q esta "rateando" qdo piso mais forte. Estava falhando em baixa rotação,qdo entrava em algum top em baixa ele dava umas falahadas. Ontem abri a tbi e fiz uma limpeza de rotina e troquei algumas mangueiras. Me parece q parou de falhar, mas na pista esta ainda meio xoxo...Será q é por falta do processo de descarborização?? Ou fora de ponto??Qto ao combustivel jah troquei de posto 3 vzs.O q pode ser?? Ah, ele nao baixa oleo e nem agua e nem joga oleo na tbi, o ronco do motor esta maciozinho, parece carro zero e recentemente troquei as velas,cabos,rotor e modulo hei. Me ajudem por favor!!
Boa Noite amigo Monzeiro, tive o mesmo problema e pesquisando aqui no fórum descobri que a bobina de faísca do meu monza era de baixa tensäo, bom coloquei outra bobina Bosch vermelha de alta tensäo, até ai tudo bem o carro melhorou para pegar e aumentou um pouco a força ele estava muito xoxo, resolvi adiantar o ponto do carro agora ele ficou ótimo está bom para andar desenvolver velocidade e tudo mais, da uma checada na bobina se de alta ou baixa tensão!!!! abraçoss! :smt025
-
- Membro SL (Nível 1)
Vlw Amigoo!!! Vou verificar!!!rafaelfranco escreveu:Welton escreveu:Boa noite.. D uns tempos pra k estou notando meu carro meio fraco,xoxo, e parece q esta "rateando" qdo piso mais forte. Estava falhando em baixa rotação,qdo entrava em algum top em baixa ele dava umas falahadas. Ontem abri a tbi e fiz uma limpeza de rotina e troquei algumas mangueiras. Me parece q parou de falhar, mas na pista esta ainda meio xoxo...Será q é por falta do processo de descarborização?? Ou fora de ponto??Qto ao combustivel jah troquei de posto 3 vzs.O q pode ser?? Ah, ele nao baixa oleo e nem agua e nem joga oleo na tbi, o ronco do motor esta maciozinho, parece carro zero e recentemente troquei as velas,cabos,rotor e modulo hei. Me ajudem por favor!!
Boa Noite amigo Monzeiro, tive o mesmo problema e pesquisando aqui no fórum descobri que a bobina de faísca do meu monza era de baixa tensäo, bom coloquei outra bobina Bosch vermelha de alta tensäo, até ai tudo bem o carro melhorou para pegar e aumentou um pouco a força ele estava muito xoxo, resolvi adiantar o ponto do carro agora ele ficou ótimo está bom para andar desenvolver velocidade e tudo mais, da uma checada na bobina se de alta ou baixa tensão!!!! abraçoss! :smt025
Welton C. Silva - Wenceslau Braz - PR

"Ter um MONZA não se explica,só entende quem tem um"

- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
se nao me engano,monza EFI nao tem isto de bobina fraca ou forte.somente para bobina dos carburados que vale.
eu mesmo ja coloquei bobina errada.a fraca e para carro que usa platinado.
eu mesmo ja coloquei bobina errada.a fraca e para carro que usa platinado.
isto sim,tem logica.confere o ponto da correia dentada e o avanço do distribuidor.resolvi adiantar o ponto do carro agora ele ficou ótimo está bom para andar desenvolver velocidade e tudo mais
-
- Membro SL (Nível 1)
Ontem troquei os cabos de vela... Me parece q fikou melhor... Fim de semana vou para capital, aí vou ver se ta melhor ou não... Mas desde já muitissimo obrigado a todos que colaboraram pra me ajudar!!!
Welton C. Silva - Wenceslau Braz - PR

-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Lembrando que o monza não tem SENSOR DE CO, sensor de co que estão dizendo aí é a propria sonda lambda, que não tem no monza, o que tem no monza é um POTENCIOMETRO de CO, que fica no paralama do lado do carona, dentro do cofre é claro...!!! E na sonda lambda não se tem ajuste, só tem no potenciometro do monza, para ajustar o carro de acordo com a situação atual dele... mas isso pode variar com o tempo... a sonda lambda faz esse ajuste automaticamente com a central, fazendo a leitura do monoxido de carbono que sai pelo escape... os celtas de hoje em dia já trabalham com 2 sondas lambdas... uma no coletor e outra depois do catalizador...
O grande problema do monza é a limitação do sistema mesmo, ele é um sistema de injeção MUITO avançado na ÉPOCA DELE... mas hoje em dia e mesmo 10 anos atrás já era ultrapassada devido a grande evolução no mundo da eletronica, na época do monza, mal se falava em micro processador e os caras fizeram a injeção dele... hoje em dia as centrais de injeção são minusculas comparadas aos do monza.
O que acontece é que o motor tem limitações mecanicas e eletronicas, quando o motor está trabalhando em baixo giro é uma situação quando está em alto giro é outra situação, o motor muda quase que por completo, tem que mudar tempo de admissão, a variação de tempo, tempo das valvulas de escape e admissão, quantidade de combustivel, e tudo isso monitorando a saida com sonda lambda para saber se não está rico demais, alias na verdade a central nem deixa ficar rico demais, ela sempre trabalha dentro da faixa exigida...
O carro com maior modernidade na atualidade é o IVTEC do civic Si, ele possui um cabeçote todo variavel, onde por meio do óleo ele consegue adiantar, atrasar, aumentar ou diminuir o tempo de admissão e escape, independentemente... é o cabeçote mais inteligente... já o corolla trabalha só mexendo no tempo... outros no avanço... vai de cada fabricante...
É por isso que carros carburados turbinados em marcha lenta parece que estão quase morrendo, pois a intenção é de deixar o motor acertado para alta...
O grande problema do monza é a limitação do sistema mesmo, ele é um sistema de injeção MUITO avançado na ÉPOCA DELE... mas hoje em dia e mesmo 10 anos atrás já era ultrapassada devido a grande evolução no mundo da eletronica, na época do monza, mal se falava em micro processador e os caras fizeram a injeção dele... hoje em dia as centrais de injeção são minusculas comparadas aos do monza.
O que acontece é que o motor tem limitações mecanicas e eletronicas, quando o motor está trabalhando em baixo giro é uma situação quando está em alto giro é outra situação, o motor muda quase que por completo, tem que mudar tempo de admissão, a variação de tempo, tempo das valvulas de escape e admissão, quantidade de combustivel, e tudo isso monitorando a saida com sonda lambda para saber se não está rico demais, alias na verdade a central nem deixa ficar rico demais, ela sempre trabalha dentro da faixa exigida...
O carro com maior modernidade na atualidade é o IVTEC do civic Si, ele possui um cabeçote todo variavel, onde por meio do óleo ele consegue adiantar, atrasar, aumentar ou diminuir o tempo de admissão e escape, independentemente... é o cabeçote mais inteligente... já o corolla trabalha só mexendo no tempo... outros no avanço... vai de cada fabricante...
É por isso que carros carburados turbinados em marcha lenta parece que estão quase morrendo, pois a intenção é de deixar o motor acertado para alta...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
multec 700 = começos dos anos 80 bem veinha sonda lambda é do tipo sensor de oxigenio, nao mede CO. outra coisa o potenciometro(nao sensor) CO é de ajuste fino, ele nao ajusta problemas de misturas erradas, so quando a queima esta perto do "ideial".
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
A sonda lambda faz a leitura da quantidade de O2 na saida do escape, e a central faz calculos para acertar a mistura, o potenciometro de CO é para baixar pouca coisa a emissão de poluentes como disse o Rafaelo é ajuste fino... se tiver poluindo muito pode ter certeza que não é culpa do potenciometro... ele ajuda a chegar perto do ideal ou até mesmo chegar neste... mas longe de fazer o carro parar de emitir mais ou menos poluentes...
Pessoal usa Sonda Lambda em fornos de tratamento térmico pois são mais baratas que as sondas de O2 (oxigenio) porém a vida útil de uma sonda lambda num forno de tratamento dura nem 1 ano, estes fornos costumam a trabalhar com temperaturas acima de 800°C podendo chegar a passar de 1000°C dependendo do processo... os cliente que visito como ZF, todos os fornos deles trabalham a 930°C mais ou menos... lambda não aguenta isso, mas ela faz a mesma função de fornecer a quantidade de O2 numa atmosfera e o aparelho controlador ou no caso a central do carro, usa desse valor junto da temperatura e outros fatores para calcular a quantidade de CO...
Pessoal usa Sonda Lambda em fornos de tratamento térmico pois são mais baratas que as sondas de O2 (oxigenio) porém a vida útil de uma sonda lambda num forno de tratamento dura nem 1 ano, estes fornos costumam a trabalhar com temperaturas acima de 800°C podendo chegar a passar de 1000°C dependendo do processo... os cliente que visito como ZF, todos os fornos deles trabalham a 930°C mais ou menos... lambda não aguenta isso, mas ela faz a mesma função de fornecer a quantidade de O2 numa atmosfera e o aparelho controlador ou no caso a central do carro, usa desse valor junto da temperatura e outros fatores para calcular a quantidade de CO...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.