Ruido estranho no motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Ruido estranho no motor

Mensagem não lida por nizer »

Ola senhores,

pareço ausente mas to sempre acompanhando os tópicos nos bastidores e ajudando no que posso... mas vamos lá..

estou ouvindo um barulho estranho no motor sempre que reduzo marcha ou durante as trocas das mesmas, pensei ter ouvido o barulho vindo da correia dentada e um zé mané me orientou a troca-la alegando estar frouxa demais...

pois bem... troquei o esticador e a correia, depois de uns dias o problema voltou a ocorrer. e desta vez o barulho está mais forte...

parece um rajado...

Obs. o motor tem 1,5 ano de que foi "feito" (foi apenas descarbonizado e feito uma microretifica por onde passava agua pelo bloco, alem de trocado todos os retentores e mangueiras...), uso oleo 20w50 antiborra da Castrol o que vem mantendo o motor muito limpo...

o que pode ser ??????
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ruido estranho no motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com veículo parado faz barulho?

Esse barulho faz desde marcha lenta e se mantém ao acelerar, ou seja, acompanha a rotação do motor? Ou esse barulho só ocorre em rotações médias ou a partir dela?

Se não fizer barulho com carro parado, apenas andando e em determinadas faixas de rotação ou peso do motor, pode estar detonando ou está com pré ignição.

Barulho é sempre difícil de diagnosticar longe do carro por mensagens. Escrevendo ou mesmo em vídeos se perde a percepção de onde vem...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
nizer

Carlos A. Freire escreveu:Com veículo parado faz barulho?

Esse barulho faz desde marcha lenta e se mantém ao acelerar, ou seja, acompanha a rotação do motor? Ou esse barulho só ocorre em rotações médias ou a partir dela?

Se não fizer barulho com carro parado, apenas andando e em determinadas faixas de rotação ou peso do motor, pode estar detonando ou está com pré ignição.

Barulho é sempre difícil de diagnosticar longe do carro por mensagens. Escrevendo ou mesmo em vídeos se perde a percepção de onde vem...

Abs,

Carlos Freire
Carlos, o barulho ocorre somente andando e com trocas de marchas... tentei verificar o barulho com o carro parado, somente acelerando e não ouço o mesmo "ronco agudo" vindo do motor.

o que vc quis dizer com " pode estar detonando ou está com pré ignição." posso verificar isso de alguma forma ?

Não sei se o meu mercador continua louco, mas o concumo parece ter aumentado.
Monza na ROFORMA....
Carlos A. Freire
MODERADOR

O som de o motor detonando e com pré ignição são muito parecidos. Muitos chamam de bater pino.

Detonação: Ela ocorre quando um resto de combustível no final da combustão tem sua temperatura e pressão elevados a ponto de se auto-ignitar. Essa queima não controlada do combustível gera um ruído característico (conhecido como batida de pino apesar de nenhum pino bater, o ruído é proveniente da ressonância da câmara de combustão transmitida ao bloco) e eventualmente dano mecânico, principalmente em pistão, anéis, vela e válvulas.

A detonação e a pré-ignição são dois problemas que afetam o funcionamento do motor e devem ser corrigidos para não comprometer a vida útil do motor e evitar a o consumo exagerado, a perda de potência e a emissão, fora do normal, de poluentes na atmosfera.

A pré-ignição é um fenômeno causado por vários motivos. Um deles é o surgimento de depósitos de carvão na cabeça do pistão e em algumas partes no interior do cilindro. Quando o motor trabalha por alguns instantes esse carvão incandesce fazendo com que a mistura de ar e combustível exploda fora do terceiro tempo no ciclo do motor. Esta explosão pode acontecer no segundo tempo quando o pistão sobe, comprimindo a mistura, gerando pressão e aumentando a temperatura dos gases junto com a brasa do carvão fazendo a mistura explodir antes do tempo. Outros fatores que provocam a pré-ignição são os pontos quentes na câmara de combustão, velas excessivamente quentes, e combustível adulterado gerando muito resíduo de carvão.

O fenômeno da detonação também acontece dentro do cilindro e é muito parecido com o fenômeno da pré-ignição, provocado principalmente pelo combustível adulterado de baixa octanagem fazendo a mistura explodir antes do tempo. Mistura pobre, não homogenia e avanço de ignição muito adiantado também provocam o fenômeno da detonação. Um fator que vem provocando a detonação espontânea dentro do cilindro é a alta taxa de compressão dos modernos motores atuais. Para extrair maior potência dos motores a câmara de combustão está cada vez menor, elevando a taxa de compressão a altos níveis e contribuindo, junto com os outros fatores citados anteriormente, com o efeito da detonação.

Peguei na internet por ser mais fácil, rsrsrs!!!

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... ead#unread

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
nizer

bom,

faz um tanque +/- que troquei o combustivel por Shell V-Power...
na teoria ela deveria ser melhor... e tb tenho procurado abastecer sempre no mesmo posto...

não acredito... terei que levar em um mecânico de novo.... =/

O barulho parece as vezes motor rajando...

obrigado pelas respostas..
Monza na ROFORMA....
ErnaneRamos
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por ErnaneRamos »

Como esta o sistema de arrefecimento do seu carro?

Olhe se não tem nenhuma mangueira que deixa vazar agua, ventuinha armando. Sei que pode parecer loucura, mas uma vez o meu começou a fazer um barulho parecia que tava rajando. Por ser alcool, o motor nem aqueceu. Parei no posto da pista e estava seco de agua. Enchi e notei a agua vazando pela mangueira que vai no radiador (mangueira grossa). Conclusão, o carro fazia um baita barulho por causa que não tinha agua no motor e quase perdi o motor na época...rs

Veja isso, se as mangueiras estiverem OK, veja se a ventuinha dele esta armando tudo certinha. Também deve olhar o estado do comando do seu carro, tuchos, pois pode estar batendo somente a parte de cima.

Boa sorte, Abs
nizer

ErnaneRamos escreveu:Como esta o sistema de arrefecimento do seu carro?

Olhe se não tem nenhuma mangueira que deixa vazar agua, ventuinha armando. Sei que pode parecer loucura, mas uma vez o meu começou a fazer um barulho parecia que tava rajando. Por ser alcool, o motor nem aqueceu. Parei no posto da pista e estava seco de agua. Enchi e notei a agua vazando pela mangueira que vai no radiador (mangueira grossa). Conclusão, o carro fazia um baita barulho por causa que não tinha agua no motor e quase perdi o motor na época...rs

Veja isso, se as mangueiras estiverem OK, veja se a ventuinha dele esta armando tudo certinha. Também deve olhar o estado do comando do seu carro, tuchos, pois pode estar batendo somente a parte de cima.

Boa sorte, Abs

Agora começou a fazer um barulho como se tivesse saindo ar... tipo motor de kombi.. meio falhado.. .sei lah... estranho...
Monza na ROFORMA....
Carlos A. Freire
MODERADOR

Corre e verifique se não há velas soltas. Se tiver, verifique o estado da rosca. Se uma das velas se soltar vai estragar a rosca dela no cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder