Vectra 2.2 16v + alcool + taxa - Agora do Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Vectra 2.2 16v + alcool + taxa - Agora do Malagoli

Mensagem não lida por 500EF »

Ele sobe até 6500 rpm fácil. Mas quando filmei uma puxada 0 a 170 km/h, percebi que não adianta esticar até lá.

Dá para ver que sobe forte entre 4000 e 5500rpm e depois mais lento um pouco. Em 1a e 2a é tão rápido que nem dá para ver. Mas de 3a em diante (nisso já está acima de 150 km/h), não compensa.

A potência máxima deste motor é a 5200 rpm e o torque máximo a 4000rpm, se não me engano.

Como tem câmbio extra-extra-large-infinito-master-plus-top-monster, pode cambiar a 5500rpm que já vai dar bucha em muita gente grande por aí, conterrâneo :wink:

Diego, não só os 1.0 têm esta característica. Os mais novos, com comandos variáveis também chupam até o caroço do que o motor pode dar, sem perder em baixa. Por exemplo, o cruze tem torque máximo de 18,9 kgfm a 3800 rpm (segundo a GM, 90% disso já disponível a partir 2200rpm) e potência máxima de 144cv a 6300 rpm, com corte logo depois, a 6500 rpm. Creio que os civic e corolla com comandos variáveis também sejam assim... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Malagoli »

hauhau... acostumei de mais que os outros bichinhos então. No Marea eu puxava até cortar em 7200 rpm +-... a Parati passava de 6 mil também, porém dava medo de moer tudo, inclusive a turbina, rs.

O Vectra de 3ª a 5000 rpm já está a 140 kph no teste que fiz, mas eu queria que tivesse mais força ali depois desta faixa, pois já pensaram se eu conseguisse a mesma "agilidade" do carro nesta faixa de giro extra??? Poxa, daria quase 170 kph de terceira brincando, hauahua

O carro tá filézãoooooooo de mais, não que eu queira torná-lo um monstro, mas acho que uma mechidinha a mais venha a valer a pena.. Pelo menos para emparelhar com uns Marea Turbo, assim eu mato minha sede, kkkk
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Não sei se vale a pena esticar as marchas a esse ponto.
Esse motor 2.2 tem uma R/L não muito favorável a giros altos. Suponho que abusar de giro nesse motor pode vir a causar ovalização dos cilindros.
Para girar com mais folego em giros mais altos, não precisa nem instalar turbo.... 2 polias reguláveis nos comandos já fazem o serviço.... só vai perder um pouco de baixa (quase não tem torque né? :mrgreen: )
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
500EF
MODERADOR

Os 2.2 16v ainda têm aquele sistema de contra-pesos ligado ao virabrequim para suavizar o efeito da R/L ruim. Tem gente que tira. Eu não tiraria jamais.

E malagoli, eu rodava com uma ignição CMRacing neste carro. Ela ajuda muito nesta "murchada" depois do ponto de potência máxima. Pode ser que você esteja percebendo mais do que eu por falta dela também...

Minha intenção era instalar em um dos Astra da família, mas se quiser fazer um teste um dia desses, ela ainda está desligada e ainda tenho o jogo de cabos isolados do vectra também. Aí dá para arreganhar as velas para 1,4mm (era o que eu usava), o que ajuda ainda mais, tanto em torque/potência quanto em consumo.

Só que de vez em quando tem que tirar as velas para dar uma conferida, refazer alguma parte do isolamento. Aí não sei se te interessa também, porque adaptação sempre dá um pouco mais de trabalho do que manter tudo original... :wink:

Ah! Ele bate lá perto dos 170 km/h em terceira fácil. Tenho um vídeo em algum lugar aqui (acho que o José Leal viu ele na época)... vou ver se acho... Me manda o seu endereço de email por MP (Edit: Achei o arquivo. Está em 3gp e tem 5,2 Mb).
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

RicardoDS escreveu:Não sei se vale a pena esticar as marchas a esse ponto.
Esse motor 2.2 tem uma R/L não muito favorável a giros altos. Suponho que abusar de giro nesse motor pode vir a causar ovalização dos cilindros.
Para girar com mais folego em giros mais altos, não precisa nem instalar turbo.... 2 polias reguláveis nos comandos já fazem o serviço.... só vai perder um pouco de baixa (quase não tem torque né? :mrgreen: )

x2
Acelerar na tora desse jeito, não compensa. Tem que conhecer o carro e piscar até a melhor faixa torque e potência... E não sair por ai que nem um louco furioso querendo ver o ponteiro do conta giros coladooooooo no vermelho :lol: :lol:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Irra.... valeu pelas dicas pessoal, eu conheço bem menos estes motores do que vocês, hauhauhua
Não cheguei a colar ponteiro não, exatamente por não conhecer o carro ainda muito bem.

É por isso que eu não tenho tanto ânimo assim pra mecher no carro.. sempre é mais complicado do que parece. Sabem daquelas turbinas grandes de mais que o pessoal coloca, que só "acordam" depois dos 4 mil rpm? Queria tipo aquilo, mas pelo jeito vai ser caro e impraticável...

Vo acabar é pensando em outras coisas kkkk

500EF
MODERADOR

Me manda seu endereço de email por MP, Malagoli. :smt023
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)

500EF escreveu:Me manda seu endereço de email por MP, Malagoli.
Enviado.

:smt023

Responder