waldir escreveu:Luiz, muito bom, que a trilha ficou funcionando... é isso mesmo!
Com o ferro de solda de 100W vc termina a cobertura do fio... pode até dar uma achatadinha para aumentar a área de contato
onde vc vai soldar. Se vc não tem, compre um rolinho pequeno de fio de solda que vem com fluxo que ajuda na soldagem, fica bem rápido.
waldir
Fluxco de soldagem. é o mesmo que aquela pasta vendida em pote que pode ser aplicado com seringa para facilitar a soldagem e aguentar mais peso de eletricidade? Se for na firma do meu pai tem!
Bem lembrado, meu estanho sobrou apenas 5cm! Já era. É sem marca também, vou ver se compro Best.
Esse vídeo me ensinou muito:
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ou a pasta de solda aplicada antes de soldar ou embutida no fio de solda, fazem a diferença e no video está bem explicado do por que de estanhar
separadamente e depois finalmente.
luiz sle escreveu:Waldir, onde você geralmente compra estanho, pasta fluxo, ferro de solda, etc? Nunca comprei por aqui na minha cidade!
Luiz,
normalmente eu compro em loja de material eletrônico que vende transistores, resistores etc... normalmente eles tem o rolo (com 500grs e com 2,4% de fluxo) da best e um tubinho plastico com uns 3 metros de fio enroladinho já saindo pela tampa do tubo para quem não usa muito e não quer empatar um bom dinheiro. Normalmente eles vendem ferro de solda também (e hoje em dia é barato) Tem alguns supermercados que também vendem ferramentas de 1ª necessidade, genéricas... As vezes em casas de mat de construção que vendem de tudo (as vezes são caros)
Fui comprar o ferro de solda aqui perto de casa numa famosa loja de materiais de construção da minha região. O ferro Fame de 70W estava R$57,00! Achei muito caro, comparado ao que achei no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ou220v-_JM
Acho que vou comprar essa mesmo. Será que é boa? A marca meu pai disse que é ótima!
E o estanho, compro Best azul?
Não consigo fazer solda fogão igual ao vídeo:
De alguma forma, quando vou começar a estanhar o fio o fogo pipoca e "assa" o estanho. Não sei se é culpa do estanho de baixa qualidade, só sei que não tenho grana pro Best por enquanto.
O estanho Wonder na mesma loja de materiais para construção estava R$44,00. Também achei caro! Esse preço compro Best!
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Soldar conforme no vídeo passa por várias tentativas/erro até achar a altura ideal da chama para que o calor não derreta o plástico do fio.
Valeria mais a pena pegar um fio de cobre desencapado e enrolar no ferro de soldaa na região onde está a resistência e parte da ponteira e esquentá-lo no
fogão.
A pistola de solda está barata, mas, a dificuldade de comprar no mercado livre é o frete que deve dobrar o preço inicial, ela pesa 1,5 Kg conf. tabela no site(porém há outra informação na oferta que pesa 0,8Kg ?) Mas mesmo assim vale a oferta e um outro site oferece de brinde um tubinho de solda best.
Quanto ao ferro de solda comum realmente está muito caro, é preferível comprar uma marca ching-ling por R$18,00. Com o Fame paga a marca.
Soldar conforme no vídeo passa por várias tentativas/erro até achar a altura ideal da chama para que o calor não derreta o plástico do fio.
Valeria mais a pena pegar um fio de cobre desencapado e enrolar no ferro de soldaa na região onde está a resistência e parte da ponteira e esquentá-lo no
fogão.
A pistola de solda está barata, mas, a dificuldade de comprar no mercado livre é o frete que deve dobrar o preço inicial, ela pesa 1,5 Kg conf. tabela no site(porém há outra informação na oferta que pesa 0,8Kg ?) Mas mesmo assim vale a oferta e um outro site oferece de brinde um tubinho de solda best.
Quanto ao ferro de solda comum realmente está muito caro, é preferível comprar uma marca ching-ling por R$18,00. Com o Fame paga a marca.
waldir
Waldir, acho que vou comprar essa que você citou, pistola de solda + estanho Best de brinde. O preço do frete é único, R$14,60 mesmo. Totalizando, quase R$50,00 + 3% de desconto (mixaria). Ainda compensa, vou comprar uma solda de boa qualidade, mais barata e mais forte!
Essas solda ching-ling, realmente são piores que tentar fazer solda no escape do carro. A minha de 40W comprada numa loja de R$1,99, não esquenta nada. Consigo bater o dedo nela sem queimar, mesmo meus dedos não tendo a pele resistente. Muito fraca mesmo, mal derrete o estanho.
Meu pai trouxe pasta-fluxo para soldagem da firma. Vi que melhora muito a aderência da solda, até mesmo depois de sólida agora fica brilhante, antes ficava sempre opaca. Porque a solda fica opaca? Baixa qualidade?
Vou refazer a solda nos fios que mostrei na foto. Deixar igual o tutorial de soldagem que postei.
Eu adoro fazer esses serviços, o serviço elétrico também me fascina. Só acho que trabalhar com isso dê pouco dinheiro, se não seguiria carreira.
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
muito bom que vc vai comprar a pistola de solda é apertar o gatilho e vapt-vupt. Só não é boa para soldar alguns transistores.
Porque a solda fica opaca? Baixa qualidade?
No caso da pasta e fluxo eles limpam as partes que serão aderidas pela solda e inclusive a solda, dando fluidez e rápida aderência ao resfriar
Solda opaca e 'enrugada' é chamada solda fria. Para evitar um pouco disso é que convém passar a solda antes nas duas partes e ainda uma vez pasta se a solda não tiver fluxo embutido pondo as duas juntas e fazendo as duas soldas se unirem com novo aquecimento... as vezes é ideal mais um pouquinho de solda nesta ultima vez.