Kit 2 vias "pre-historico" + 2 modulo stereo + 1 mono + sub

Assuntos específicos relacionados à equipamentos e projetos de som.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Kit 2 vias + modulo HBM T200

Mensagem não lida por 500EF »

Vou dar uma pesquisada pelo CS60B entao... Nem que os modulos tenham que ficar para o mes que vem... hehehe :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Estou precisando de mais uma ajuda de voces.

Ontem corrigi a sequencia de ligaçao das caixas na saida do CDPlayer e o fixei definitivamente no painel.

Ficou assim:
Imagem

Imagem

Pelo menos com o carro parado, sumiram todos os chiados e "osmar" contatos que tinha antes. Tambem não precisei elevar o volume para as caixas dianteiras "acordarem". E como este player tem mais opções de ajustes que o toca-fitas, consegui equalizar bem o volume frete/tras e fazer com que os tweetinhos da frente parassem de gritar.

Mesmo com o sub ainda desligado, as caixas de 8" traseiras estão com um grave muito melhor do que tinham antes com o toca-fitas.

Enfim, o som agora ficou muito bom (não sei se com o carro andando vou ter algum dos problemas antigos...). Talvez eu nem precise investir em novos equipamentos por agora (se os falantes dianteiros fossem mais fortes, sem duvida ficaria melhor, porque sem regular, os de tras abafam eles. Ai eu tive que jogar um pouco o "fade" para frente para ficar mais agradavel)...

Mas a ajuda que estou precisando é para ligar o sub novamente. Como sabem, troquei o modulo aquarius 70w antigo pelo stetsom 110w ligado mono em bridge. Ja que por algum motivo o sub recentemente estava tocando muito baixinho com ele.

O primeiro problema é que o stetsom tem entrada RCA e tudo no meu carro é de fio. Para resolver isso eu vou precisar de um adaptador deste tipo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... st600t-_JM

O segundo problema é que a ligaçao antiga do aquarius estava feita assim, pegando uma perna de cada falante traseiro, depois da saida ja amplificada do AB2000:

Imagem

Ligando do mesmo jeito na entrada RCA do stetsom, nao sai nada alem de um "uuuuuuu" no sub (mas nao estragou nada porque ja testei usando o celular como fonte ligado nas RCA do stetsom e ele tocou). Provavelmente porque liguei um sinal amplificado onde deveria ligar somente um line-out (caso dos RCA, certo?)

A titulo de informaçao, as caixas de 8" tem 8 ohms. Os tweeters nao tem nada escrito, entao nao sei qual a impedancia...

Entao, se eu pegar o sinal dos fios que vem do player para os falantes traseiros, antes de passarem pelo ab2000, puxar uma ligaçao paralela entrando no conversor de fio para RCA e depois jogar na entrada RCA do stetsom sera que da certo?

E neste caso, teria algum perigo de ferrar a saida do player, ja que o conversor RCA e o stetsom estariam ligados em paralelo com o ab2000 ou nada a ver (como ela nao vai "fazer força" para tocar nenhum falante, creio que nao tenha, mas nao entendo muito bem disso.. hehehe)?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Re: Kit 2 vias+modulo T200 - Preciso ajuda para ligar sub ag

Encontrei um esquema para fazer o conversor de fio para rca:

Muitos amplificadores bons, possuem somente entrada RCA (entradas de alta impedância e baixo nível de tensão com conectores RCA) e muitas vezes você quer instalar um amplificadore desses com seu toca-fitas/cd-player original que possuem somente saídas amplificadas e nada de RCA. Não podemos ligar as saídas amplificadas diretamente nas entradas RCA do amplificador, pois a saída amplificada possui baixa impedância e tensões altas, entre 2 a 8 volts, não compatíveis com a entrada RCA, o que fazemos com o circuito da figura abaixo, é atenuar esta tensão em 10 vezes e aumentar a impedância para 1K ohms, fazendo o perfeito "casamento" entre o cd-player/toca-fitas e o amplificador.

Imagem

dois circuitos destes para cada cabo com par de RCA

Lista de material para um par de RCA:
- 4 capacitores de 47uF x 25 Volts
- 2 resistores de 10K 1/4 watts
- 2 resistores de 1K 1/4 watts
- 2 conectores RCA macho
- 2 conectores RCA fêmea

Fonte: http://autosom.net/artigos/normal_rca.htm

Galera da eletronica, me ajuda ai... hehehe

Se eu usar o par que vem da saida do player para alimentar paralelamente um AB2000 e este circuito vai dar alguma zebra? :smt017
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Galera, acho que encontrei mais uma alternativa.

Consultando o manual de reparaçao do P2050 (nao achei o manual do usuario. Se alguem tiver, ou lembrar se é assim...), vi que ele tem uma saida pre-out para subwoofer.

No painel traseiro dele realmente tem 2 RCA, mas eu sempre pensei que fossem entradas auxiliares...

Vejam:

Imagem

Imagem
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por IRAUPP »

Eduardo, uma dica que eu te passo para resolver isto fácil é o seguinte compra um cabo rca http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... metros-_JM e espeta no Pionner e no Stetson e está resolvido o seu problema no Sub. Tens um mais baratos em Uberlândia por 11 mirreis, aí é vc que sabe!
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jshawk »

Diego Paiva escreveu:O crossover é bom, pois aumenta a vida do TW. E ainda tem opções de, caso queira, atenuar o TW. Eu acho interessante usar com cross... vê se não consegue mais em conta o cs60b.
Para que server esse tal de crossover?
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
500EF
MODERADOR

jshawk escreveu:
Diego Paiva escreveu:O crossover é bom, pois aumenta a vida do TW. E ainda tem opções de, caso queira, atenuar o TW. Eu acho interessante usar com cross... vê se não consegue mais em conta o cs60b.
Para que server esse tal de crossover?
Ele faz um corte de frequencia, deixando passar somente uma faixa pre-determinada.

No caso do subwoofer, ele deixa passar somente os graves. O resultado pratico é que assim para de sair voz e sons medios nele...
IRAUPP escreveu:Eduardo, uma dica que eu te passo para resolver isto fácil é o seguinte compra um cabo rca http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... metros-_JM e espeta no Pionner e no Stetson e está resolvido o seu problema no Sub. Tens um mais baratos em Uberlândia por 11 mirreis, aí é vc que sabe!
Pois é... O problema é que sempre achei que aquilo fossem entradas auxiliares...

Se o manual de reparaçao estiver certo (e deve estar), sao saidas "preout", feitas exatamente para ligar no subwoofer.

Isso deve resolver nao somente a questao da impedancia de entrada RCA do stetsom como tambem deve ter um filtro passa baixa embutido no player, cortando as frequencias medias / altas nesta saida.

Eu ia fazer um teste ontem a noite, mas so tinha 2 metros de cabo coaxial e nao deu comprimento ate na mala. Ja comprei mais alguns metros e vou testar hoje.

Depois posto o resultado aqui. :smt023

Ah! Procurei ontem a noite o manual de usuario do player mas nao achei. So achei as especificaçoes dos falantes pre-historicos que tenho no carro da linha selenium force (SFW60B nas portas e SFW80 no tampao). Vou deixar uma copia aqui, pois podem servir de referencia futura para algum interessado.

Imagem
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Re: Kit 2 vias "pre-historico" + 2 modulo stereo + 1 mono +

Deu certo!

Amanhã posto um videozinho que fiz com o celular.

Usando o transmissor FM como fonte (volume baixo) e com o volume do player no 9, o sub está dando uma bela pancada nas costas... hehehe

Ficou beleza... Equipamentos dos anos 90 ainda quebram o galho... hehehe :smt023

Edit:

Link para o video: http://www.4shared.com/video/dgK1HMlE/V ... 91618.html

Obs: Parece que a camera do celular é lenta para captar a movimentaçao do sub. Ele se mexe muito mais do que o video mostra... Mas acho que da para ter uma ideia. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder