Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por Leocastro »

Pessoal, bom dia! Bem, este fim de semana fiz uma revisão completa no carburador do Santana lá de Casa, 1.8 Alcool Carburador 2E Brosol.
Notei que no coletor de admissão dele, tem este ítem, parecendo um massageador logo abaixo do carburador.
Imagem.
Pensei que seria o aquecedor, PTC. Porém, não ocorre nenhuma ligação elétrica no coletor.

Apesar de ser do Santana, poderiam me ajudar?!
No monza eu sei que tem ligação elétrica.

PS: A revisão ficou ótima, e, o carro ficou perfeito!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17867
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse "pinos" no coletor são para aquecer a mistura em veículos movidos a álcool.
Nos veículos Volkswagem, há 3 situações. No Gol GT por exemplo, há uma resistência ligada a esses pinos que ao puxar o afogador alimenta a resistência com 12 volts gerando o aquecimento.
No Santana e outros veículos, não há resistência, esses pinos são aquecidos com o líquido de arrefecimento.
A outra situação é em veículos de 92 em diante (se não estiver enganado), há uma serpentina, com tubo metálico para fora do coletor, onde o líquido de arrefecimento circula e aquece esses pinos.
Em todos os casos, os pinos se aquecem mais rápido do que o próprio coletor e melhora o desempenho do motor na fase fria.
Principalmente nos motores AP, um entupimento na passagem de água do coletor deixa o motor muito ruim, e pior ainda, na fase fria.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por Leocastro »

Ótima explicação Carlos! Muito obrigado mesmo! Então está tudo normal com o Santana! Ele demora cerca de 3 minutos pra aquecer com o afogador puxado.
Após isto, funciona normalmente!
Grande abraço!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Esse Carlos sabe tudo, até de Santana o homem entende, eita cabra desenrolado! :D
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17867
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Kkkkkkkk!!!! Lembre-se que antes de ser apaixonado pelo Monza, antes eu adorava o Passat. Tive 4 e todos eram TS. Meus amigos tinham Gol LS, Gol GT e Santana.
Antes do meu primeiro Monza SL/E 87 eu queria mesmo era um Santana. Felizmente não encontrei um em bom estado de conservação e, sim um Monza em bom estado. Não sai mais do Monza, rsrsrsrsrs!!!
Como o Monza, nesse época eu procurava saber tudo sobre os carros que gostava, inclusive tenho material didático do Passat.
Para quem não sabe, também tive 3 Fiat 147 e 1 Opala. Não tenho nenhuma reclamação de todos os carros que tive. Todos estavam em bom estado de conservação e, onde vou hoje com Monza, também ia com todos esses carros.
Também tenho material didático dos 147. Nessa época, um dos tios de um amigo era mecânico de concessionária Fiat. Aprendi muita coisa com ele, e outros amigos que ainda hoje são mecânicos.
Com excessão dos Monza, todos os outros carros que tive foi na década de 80.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Boa escolha, pois antes do Monza o melhor carro era mesmo o Passat, principalmente o Iraquiano, que ainda fico olhando quando encontro um (apesar de já ter Monzas quando do Passat Iraquiano, que acho que era 87)
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por Leocastro »

Carlos Freire = Homem Veículopédia!
Rs.
Muito obrigado novamente!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida - Coletor de admissão Alcool

Mensagem não lida por IRAUPP »

Antes do neu Monza, Tive um Fusca 79 (esse foi o aprendizado do motor original 1300 vendi com Motor do Santana), Dois Passat 75 LS, um Fiat Oggi (147 sedan) ano 84, e o atual Monza, e após o Monza um Gol 1000 Plus da Nega Véia, e um Kombi Furgão ano 93 para os Cabritus. Só em pensar que casei num Fusca :smt005 :smt005 :smt005
Responder