Problemas no painel e alterando giro do motor

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
MonzaPreto
Modelo: - SELECIONE --------

Problemas no painel e alterando giro do motor

Mensagem não lida por MonzaPreto »

Olá pessoal, sou novo por aqui, mas ja tenho um problema.
Meu pai tem um Monza SL/E 1.8 Álcool 86/87 (em breve coloco fotos) e ultimamente o painel parece estar com alguns problemas... Mesmo procurando pelo fórum, não achei problemas parecidos com o meu :(

1. às vezes a luz da bateria não acende na hora de dar a partida.
2. hora a luz do freio de estacionamento acende, hora não (mesmo quando ele está em cima)
3. o marcador de combustível nunca funcionou, mesmo trocando a boia e limpando o painel
4. e o que mais me intriga, dando a partida, o giro parece normal (em lenta), mas o voltímetro mostra a carga da bateria um pouco abaixo do meio (o que não é normal, pois a bateria é nova), e se bater meio forte no painel o voltímetro sobe para cima do meio e o giro do motor cai um pouco, +- uns 100/150 rpm, mas que da pra ouvir perfeitamente.

E aí, o que pode ser? :?

Detalhe: Algum tempo atrás os problemas 1 e 2 já existiam (a luz do freio de estacionamento nem funcionava), mas dai eu e meu pai tiramos o painel e "limpamos" os contatos e as trilhas do painel e voltou ao normal, agora, uns 6 meses depois os problemas estão de volta e trouxeram mais um com eles...
GM Monza SL/E 1986/87 1.8 Álcool Carburador 2E
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas no painel e alterando giro do motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Deve resolver o mau contato na luz de carga da bateria. Se essa luz não acender, o alternador não carrega a bateria a não ser que o motor entre em alta rotação. Ao bater no painel, a luz dá contato, o alternador começa a carregar e o ponteiro do voltímetro sobe.

Deve ter um mau contato no interruptor de freio de estacionamento, que fica na base da alavanca do freio de mão.

Deve fechar um curto nos fios da bóia do tanque. Se o ponteiro subir seu problema está na bóia. Se não subir o problema pode estar no chicote, marcador de combustível ou trilhas do painel.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaPreto

Carlos A. Freire escreveu:Deve fechar um curto nos fios da bóia do tanque. Se o ponteiro subir seu problema está na bóia. Se não subir o problema pode estar no chicote, marcador de combustível ou trilhas do painel.
Para isso preciso baixar o tanque né? :roll:
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ou encontrar o chicote da bóia por baixo do carro. Não me lembro o ponto onde entra para dentro do carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaPreto

Carlos A. Freire escreveu:Deve resolver o mau contato na luz de carga da bateria. Se essa luz não acender, o alternador não carrega a bateria a não ser que o motor entre em alta rotação. Ao bater no painel, a luz dá contato, o alternador começa a carregar e o ponteiro do voltímetro sobe.
Quero ver se dou uma olhada nessas coisas hoje, senão vai ficar só para domingo que vem...

Mas deixa ver se eu entendi, você diz para mim tirar o painel e ver se encontro algum mau contato, na luz da bateria, certo? Mas depois de dar a partida a luz da bateria deve permanecer apagada mesmo, ela deve acender somente quando a chave está no estágio II antes de dar a partida.
E se só quando da contato na luz o alternador começa a carregar, por que o giro do motor cai? Não deveria subir?

Obrigado pelo interesse em ajudar :smt023
MonzaPreto

Se tudo der certo, domingo eu tiro o painel pra dar uma olhada...
Ainda não tirei porque encontrei três pequenos buracos no assoalho do Monzão, nada grave... (problema já resolvido!)

Um deles era esse, ao lado do lugar de um tampão do assoalho (que estava faltando, deve ter entrado agua por ai e criado os buracos de ferrugem...) :smt021
Imagem

Por acaso, seria esse o chicote da boia do tanque? (um fio verde/preto e um marrom)
Imagem

Esse é o lugar em que ele entra para dentro do carro, logo ao lado do tanque...
Imagem

Valeu galera!
Responder