Bom galera, estou de volta, para postar mais algumas fotos do Monzão... a novela já está nos últimos capítulos... :smt010
As fotos a seguir são de quando o carro saiu da tapeçaria, e voltou lá para a oficina de funilaria e pintura. E porque o carro voltou lá? Porque, quando ele saiu de lá, ficou faltando um detalhe: o famigerado spoiler traseiro.
Se vcs se lembram, o carro saiu da oficina para a tapeçaria como estava abaixo, somente com as partes laterais do spoiler traseiro, que comprei no ML. A parte central, mesmo depois de muita procura, não teve jeito. Tem um cara em Vinhedo, que tem uma loja de peças GM, que tem a peça, mas não tem saco para procurá-la. Tem também um célebre Monzeiro que mora próximo a Jundiaí, que tem a peça, mas não vende pois quer manter uma reserva. Então, o jeito foi tentar fazer uma.
Na foto abaixo vocês podem ver a peça que procurava, em destaque vermelho (peça numero 7). Detalhe: o catálogo eletrônico tem um erro grave. O código que está no CEP CHEV 2006 é somente o da parte menor, não da maior. Ele apresenta ambas as peças como se fossem uma só (item 7).
O funileiro moldou uma em fibra. O perfil é fácil de se deduzir a partir do perfil da parte lateral direita (veja diagrama acima, peça numero 06). Isso facilita muito, pois a parte central do spoiler é uma reta só, sem muito segredo, seguindo o perfil que conseguimos tirar da peça numero 06 (foto abaixo)
A dificuldade de se moldar a peça é justamente a ausência de fotos detalhadas e o dimensional.
Outro ponto que fiquei com receio é que, em todos os foruns que li, o pessoal falava que o spoiler moldado em fibra não ficaria com a mesma textura, que é aquela rugosidade que é o acabamento do plástico. Ou seja, eu teria as laterais originais, com rugosidade, e a parte central, de fibra, lisa. Isso realmente me preocupou, mas o pintor deu a textura com uma tinta própria para isso, depois recobrindo com o preto fosco. Ficou muito bom.
Abaixo, o Camarguinho (dono da oficina), instalando o spoiler central. Originalmente, ele é preso com umas presilhas brancas, como as que prendem os frisos. Mas no caso da réplica do spoiler, prendemos ele com fita dupla face 3M na parte superior, e colocamos 3 suportes em alumínio, para fixar a peça no lugar. A peça ficou bem firme. Isso foi num sábado, 9 da noite. Imaginem falar para a patroa, que vc está 9 da noite numa oficina de funilaria...kkk
Um dos meus receios, como falei acima, era a textura. Tirei essas fotos agora há pouco para vcs verem como as peças, original e réplica, casaram, tanto no dimensional, quanto na textura, brilho e cor. Na parte de cima da foto, vocês veem a capa. O carro tá na garagem coberta, mas ainda sim, o bicho tá na capa, pra não empoeirar...
Lado direito da foto, peça original, que é a curva do lado direito (peça 06 do diagrama). Do lado esquerdo, peça moldada, (número 7 do diagrama).
E aí, por último, a foto da traseira do carro. Esta foto é especial, pois foi a primeira que tirei depois que o "grosso" da restauração estava terminado, naquele sábado a noite, devia ser umas 11 e meia da noite. É a primeira foto do retorno do carango pra casa. Notem aquela poeira típica das oficinas... a única peça limpa era a parte central do spoiler, que tinha sido instalada uma hora antes desta foto.
É isso aí galera...
Amanhã, é dia de consertar outra cagada que só o dono pega: inversão do sentido de rodagem dos pneus, que tá fazendo o carro puxar para a direita.
Abraços a todos e espero que gostem destas últimas fotos...