Marcador de combustível painel 86

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Lucas Queijinho
Modelo: - SELECIONE --------

Marcador de combustível painel 86

Mensagem não lida por Lucas Queijinho »

Acho que escrevi o topico no forum errado então escrevendo novamente agora na parte referente a elétrica do caro! hehe..

Seguinte galera..
Tenho um Monza 86 SL/E 1.8, e o marcador de combustível dele está com o seginte problema: se eu encho meio tanque, ele marca ou um tanque cheio ou marca pra mais, ou seja, o marcador fica doido, nunca marca direito, então nao posso confiar no marcador e ir pelo odometro. Levei a um eletricista ao lado do meu trabalho, ele verifiou o fio terra e a bóis de combustivel e disse que amobs estão OK, que o problema está no painel e que ele não mexe pois ele não tem peça de reposição, ficou de me dar um endereço e um telefone de um lugar que arruma em belo horizonte. Mas eu moro na regiao metropolitana de BH, trabalho e não tenho como levar o carro até la pra arrumar isso. Gostaria de saber se algum de vcs tem alguma dica pra eu mesmo mexer no painel e/ou verificar a peça que está com problema. É muito complicado? Desde já agradeço.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Marcador de combustível painel 86

Mensagem não lida por waldir »

Lucas,

Vc viu o eletricista checar? Me consta que tem que baixar o tanque de combustível para trocar a bóia.

Tirar o painel é complicado, a mão de obra é grande e talvez para pouco resultado.

Eu penso que o problema pode ser o terra da boia em primeiro lugar. Em segundo lugar a boia ruim devido o uso (potenciômetro gasto)
Poderia-se identificar qual é o terra que sai da boia e aterrá-lo na chapa do carro com outro parafuso.

Se isso não resolver a estabilização do marcador, o segundo passo seria ver se o fio que sai da boia e vem para o indicador do painel está ou não interrompido. Aí nesse caso é viável tirar o painel para testar a continuidade deste fio com um multímetro, por exemplo.

E antes disso saber onde adquirir o mostrador para substítuí-lo caso o fio esteja inteiro/continuidade. O mostrador não desregula 'sozinho'. Poderá ser danificado por um curto na trilha do painel.

Para tirar o painel, tem que soltar o cabo do velocímetro junto ao cambio. Depois soltar os parafusos que fixam o painel, puxar um lado paara enfiar a mão atrás do painel, pressionar a mola que segura o cabo do velocímetro no painel para soltá-la, e tirar totalmente o painel.

baixe o manual de reparações aqui no forum topico: viewtopic.php?f=47&t=2613

e consulte a seção 8

Pode consultar também a troca de lampadas por led no painel na seção de tutoriais e ou na Eletrica (não me lembro mais) coloque na busca que vc acha.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Há diversos tópicos falando sobre o assunto, só usar a ferramenta de busca que eles aparecem.

O meu tinha problema parecido, ao trocar a boia por um Siemens o problema foi sanadao.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Lucas Queijinho
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Lucas Queijinho »

Waldir,

Obrigado pelas dicas..

realmente cara, eu não vi o eletricista fazendo os testes! vou fazer o que vc falou, verificar o terra e se for o casso aterrar ele de novo, verificar a bóia e etc.. pelo que vc me falou pra tirar o painel eu vou penar viu! vou trocar a bóia por uma da siemens pra ver o que vai dar! meu pai sabe trocar, mais como da trabalho ele não vai querer me ajudar! hehe.. tem algum tutorial aqui que mostra como trocar a bóia?

vllw Waldir..
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Lucas Queijinho escreveu:Waldir,

Obrigado pelas dicas..

realmente cara, eu não vi o eletricista fazendo os testes! vou fazer o que vc falou, verificar o terra e se for o casso aterrar ele de novo, verificar a bóia e etc.. pelo que vc me falou pra tirar o painel eu vou penar viu! vou trocar a bóia por uma da siemens pra ver o que vai dar! meu pai sabe trocar, mais como da trabalho ele não vai querer me ajudar! hehe.. tem algum tutorial aqui que mostra como trocar a bóia? vllw Waldir..
Lucas,
eu não me recordo de ter visto algum tutorial sobre isto.

Mas nos Monzas até 90 há necessidade de baixar o tanque. Monza de 91 a 96 a troca se faz pelo acesso em baixo do banco trazeiro. Há quem aproveite e corta a abertura para uma próxima vez.

Se vc tiver um alicate de bico grande, vc pode abrí-lo e encaixar nas orelhas de plástico e fazer força conf. a seta para abrir.
Preste atenção de como está colocado ( se a haste é para frente ou para trás)
O fio marrom é o terra e o cinza vai para o painel.

Sugiro, deixar o tanque na reserva ( quase no cheiro ;-).
Ao baixar o tanque, chacoalhe e despeje a combustível num balde que depois poderá ser filtrado em coador de papel e reaproveitado.
Seria interessante aproveitar e trocar o pré-filtro (faça uma marca na carcaça do tanque e na tampa de 5 parafusos para colocá-la na mesma posição) O kit do pré filtro vem com uma guarnição de borracha e é baratinho) Se nunca trocou o pré-filtro, a hora é agora. R$ 10,00 ou menos.

Imagem

No CepChev há essa indicação que segue. Em vermelho é a localização da boia. É trabalhoso devido a posição, se vc fizer na sua casa. Grau de dificuldade 5

Imagem

localização do pré filtro.

Imagem

Imagem

Imagem
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R

Mensagem não lida por luiz sle »

waldir escreveu:
Lucas Queijinho escreveu:Waldir,

Obrigado pelas dicas..

realmente cara, eu não vi o eletricista fazendo os testes! vou fazer o que vc falou, verificar o terra e se for o casso aterrar ele de novo, verificar a bóia e etc.. pelo que vc me falou pra tirar o painel eu vou penar viu! vou trocar a bóia por uma da siemens pra ver o que vai dar! meu pai sabe trocar, mais como da trabalho ele não vai querer me ajudar! hehe.. tem algum tutorial aqui que mostra como trocar a bóia? vllw Waldir..
Lucas,
eu não me recordo de ter visto algum tutorial sobre isto.

Mas nos Monzas até 90 há necessidade de baixar o tanque. Monza de 91 a 96 a troca se faz pelo acesso em baixo do banco trazeiro. Há quem aproveite e corta a abertura para uma próxima vez.

Se vc tiver um alicate de bico grande, vc pode abrí-lo e encaixar nas orelhas de plástico e fazer força conf. a seta para abrir.
Preste atenção de como está colocado ( se a haste é para frente ou para trás)
O fio marrom é o terra e o cinza vai para o painel.

Sugiro, deixar o tanque na reserva ( quase no cheiro ;-).
Ao baixar o tanque, chacoalhe e despeje a combustível num balde que depois poderá ser filtrado em coador de papel e reaproveitado.
Seria interessante aproveitar e trocar o pré-filtro (faça uma marca na carcaça do tanque e na tampa de 5 parafusos para colocá-la na mesma posição) O kit do pré filtro vem com uma guarnição de borracha e é baratinho) Se nunca trocou o pré-filtro, a hora é agora. R$ 10,00 ou menos.

Imagem

No CepChev há essa indicação que segue. Em vermelho é a localização da boia. É trabalhoso devido a posição, se vc fizer na sua casa. Grau de dificuldade 5

Imagem

localização do pré filtro.

Imagem

Imagem

Imagem
Monza 86 não usa pescador nem pré filtro como os da foto, e como ja foi dito é necessario retira-lo para fazer o reparo.

Retirar o painel nem se compara o trabalho que da para tirar o tanque. Tirei meu painel umas duas vezes mas é bem simples.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Luiz sle,

obrigado pela correção. Aprendi um pouco mais.

Somente do 90 a 96 (CepChev)

Abs

waldir
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE

Mensagem não lida por david crozeta »

aqui tem um tuto de como trocar a bóia do caixote , vai ver que é bem simples para se fazer o serviço. viewtopic.php?f=14&t=8517&hili
da pra testar a bóia antes de se retirar o tanque,acredito que seu eletricista tenha feito isso.
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Responder