A gasolina do reservatório de partida a frio está fervendo!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MMGuedes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

A gasolina do reservatório de partida a frio está fervendo!?

Mensagem não lida por MMGuedes »

Desde Setembro/2006 sou proprietário de um Monza GLS 2.0 - EFI - Álcool - Ano 94, e este problema vem ocorrendo há menos de 02 (dois) anos, todas as vezes que eu chego ou preciso sair com o carro, e tem piorado muito.

Consultando o “Catálogo de Peças da Chevrolet/GM” (Figura nº 01) com exceção da bomba elétrica, não há qualquer semelhança com o sistema de partida a frio que existe em meu carro, o qual está representado no diagrama da Figura nº 02 e visualizado na Figura nº 03.

Já troquei o reservatório e sua tampa, a bomba elétrica do reservatório e sua bucha, o solenoide e as mangueiras e suas braçadeiras.

Pesquisando diversas fontes de dados na internet e outras literaturas e fóruns específicos, em razão das diferentes informações e da falta de unanimidade das mesmas, fiquei totalmente “perdido”.

O que acontece é o seguinte:

- Após algum tempo andando com o veículo, começava a vazar combustível pela bucha de vedação da bomba do reservatório de gasolina, “lavando” a carroceria e a direção hidráulica.

- Quando eu ia verificar o motivo do vazamento, percebia que o reservatório de gasolina estava sob forte pressão interna e dava a impressão de que estava para explodir de tão deformado (inflado).

- Abrindo a sua tampa a pressão acabava e o reservatório voltava à sua forma normal (desinflava).

De umas 02 (duas) semanas para cá, o problema se agravou, pois além dos sintomas acima:

- Quando abro a tampa do reservatório, a pressão acaba e a gasolina “retornaborbulhando como se estivesse fervendo, além de que a sua temperatura é tão quente que “amolece” o corpo do reservatório.

- Eu só fecho o reservatório novamente quando este borbulhamento acaba e a temperatura da gasolina volta ao normal.

- Depois disso, quando vou sair com o carro novamente, sou obrigado a abrir a tampa do reservatório, pois ele está deformado como se todo o ar de seu interior tivesse sido retirado.

Analisando o sistema de partida a frio existente, comparando com as informações que obtive, eu pergunto:

1º - Através de uma chave existente no painel do carro, logo abaixo do interruptor das luzes (Figura nº 04), a “bomba elétrica do reservatório” é acionada e manda gasolina ao “TBIvia “solenoide”. Se a “bomba elétrica” tem justamente esta função, para que serve o “solenoide” que está no meio do caminho (Figura nº 03 - Quadro à esquerda)???

2º - Porque esta operação não é automática, ou seja, ao ligar o contato a gasolina é injetada no “TBI”???

3º - Será que o proprietário anterior fez uma “gambiarra” no sistema de partida a frio???

E a pergunta que vale US$ 1,000,000.00:

4º - Como eu resolvo este problema???

Não consigo entender o que está acontecendo e fico preocupado, pois penso estar dirigindo uma “bomba ambulante” que pode explodir a qualquer momento já que o reservatório de gasolina está parecendo uma sanfona: infla e desinfla.

Figura nº 01:

Imagem

Figura nº 02:

Imagem

Figura nº 03:

Imagem

Figura nº 04:

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: A gasolina do reservatório de partida a frio está ferven

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, olhe se não está retornando gases pela mangueira da bomba, que, joga combustível no carro, por esse motivo ela deve estar inflando o carro. Pra ela ferver ao ponto de inflar o reservatório, teria que ser quente o suficiente pra vc não conseguir colocar a mão pra abrir o reservatório!
Provavelmente a mangueira está "soprando" pra dentro do reservatório. Veja isto, o motivo dela parecer estar fervendo, pode ser esse, entrando ar pela mangueira!
Abraços!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por guilherme sedan »

a tampa tem q ter dois furinhos a sua tem ???????????????????????????????
HJ O DIA TA NUBLADO O SOL TA QUERENDO SAIR ,ESSA NOITE
PENSATIVO EU NAO CONSEGUI DURMI PENSANDO IMAGINANDO BOLANDO UM GRANDE PLANO ...DETALHES DE TODOS CANTOS DA CASA DO COREANO .......

MC KAUAN......

.............
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

tipo a tampa do reservatorio original tem dois furinhos para aliviar ......sao furos pkenos ....
PENSATIVO EU NAO CONSEGUI DURMI PENSANDO IMAGINANDO BOLANDO UM GRANDE PLANO ...DETALHES DE TODOS CANTOS DA CASA DO COREANO .......

MC KAUAN......

.............
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jcseujcs »

O solenoide esta lá para impedir q a gasolina seja sugada o tempo todo para o tbi, é como uma valvula q regula a ida da gasolina

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Ta aí o problema! tu ta usando tampa do reservatorio de agua! isso segura uma pressão absurda!!!
A tampa correta é a vermelha! Pode colocar de carros flexpower desde que seja vermelha.

A tampa amarela tem uma mola mais forte para segurar a alta pressão do sistema de arrefecimento.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

tampa 8 reais ..............rs ja era :smt011

MC KAUAN......

.............
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

M Guedes

dê uma olhada no topico abaixo (quase no final, há um exemplo)

viewtopic.php?f=50&t=14837
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder