Monza 1.6 mais esperto...

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

Bem eu acho que você deveria aliar seu 3E a um turbo ou partir para um motor 2.0 de R$2500 que é o mais recomendado...
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por BR MONZA »

TheRipper escreveu:Do GSi é o mesmo câmbio do Kadett GS, porém, com diferencial mais longo. Mas é um câmbio "close ratio". O escalonamento dele é muito bom para um aspirado um pouco girador. O do GS já é curto demais, bom pra motor que gira mais de 8 mil rpm.

Como o nosso colega TheRipper disse, tanto o escalonamento do GS quanto do GSi são "close ratios". O GSi tem o diferecial mais longo realmente, 3,72:1 ante 3,94:1 do GS, porém é pouca coisa. Por exemplo, o GSi, de quinta marcha, a 3000rpm, está a 101Km/h, já o GS, nas mesmas condições, está a 93Km/h.
Beto.piteco:
Além dessas alterações a que você se referiu, a GM, na passagem do fase I para o faseII, diminuiu a massa dos componentes internos do motor, como pistão, biela e virabrequim, e se eu não me engano, aumentou o comprimento das bielas também. Realmente, se for falar em custo/benefício, o seu projeto não vale a pena. Mas quando se trata de carros antigos, às vezes vale mais a vontade do que o dinheiro (eu queria ter condições pra poder pensar assim :mrgreen: ). Já que você faz questão de manter uma alteração leve e com baixo ganho de potência, poderia aliar a essas modificações um comando um pouco mais agressivo, assim aproveitaria o reduzido curso do pistão de 79,5mm (ainda que pesado e não muito adequado) e, utilizando o câmbio do Kadett GS, ganharia um carro com dirigibilidade esportiva, mesmo que o ganho de potência não fosse tão alto. Só para lembrar, com essas alterações você dificultará o enchimento dos cilindros em baixa rotação, o que, dependendo da maneira que você gosta de dirigir, pode parecer que perdeu potência. Portanto, o uso do câmbio do Kadett GS é essencial, você terá que se acostumar a rotações mais elevadas.
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
beto.piteco
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por beto.piteco »

Nossa! Faz muito tempo que não passo por aqui...
E o pobre do monza está parado no canto da oficina, praticamente todo desmontado... Pelo menos está aos poucos (e bota aos poucos nisso) sendo devidamente restaurado.
E o projeto continua... mas agora tomou outra direção.
Em minhas andanças encontrei um SR1.8 num desmanche, e este douou o câmbio, e mais outras pecinhas...
O motor 1.6 como já estva fora do carro mesmo, acabei vendendo-o a um feliz chevette.
Agora estou cassando um novo coração para ser acoplado ao câmbio do SR. Ah se eu encontrar o motor do calibra ou vectra GSI...
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Tem sim que mudar os furos do coletor

ImagemImagemImagem

Mais fotos:
viewtopic.php?f=33&t=7710
:smt023
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por mello3 »

Colocando um câmbio mais curto e pneus com circunferência menor, você aumenta o torque em velocidades menores (mas sacrifica velocidade final).

É uma idéia. Vai gastar pouco e não aumenta consumo. Tudo vai depender do que você espera com as modificações.

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
beto.piteco
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por beto.piteco »

Quanta reviravolta por aqui!
No vai e vem da carroça :lol: o motor 1.6 acabou ficando por aqui, pois o cara que tinha fechado negócio bateu o pobre do chevetinho e desistiu da compra... :(

Agora o motor 1.6 F1 e o câmbio do SR 1.8/S convivem juntos com uma embreagem F2 já montados no carro, cujo compartimento foi todo restaurado e já pintado com a nova cor do carro (amarelo milano da GM).
Outra novidade é a troca do carburador Alfa 1 pela Tbi do Monza EFi, mantendo o mesmo coletor do carburador com um retrabalho em seu diâmetro de passagem de 37mm pra 45mm e usando uma flange pra fixar a Tbi. Tudo feito aqui mesmo, pois tenho uma furadeira fresadora dando mole...,,
Com esta alteração, a borboleta de admissão passa de 35mm pra 44mm, além das inúmeras vantagens da injeção eletrônica, que ainda estou pesquisando qual montar (HIS, Digipulse, Hardware, MS light, etc).
O chato é que o tanque original tem um pescador fixo (soldado memo) de 8mm, enquanto a entrada da bomba elétrica (original do EFi) tem 12mm (só 50% a mais de diâmetro). Me parece mais coveniente trocar o tanque pelo dos monzas injetados, que pelo pesquisei tem um pescador bem mais parrudo.
Também já está montado o coletor de escape 4x1, faltando ainda montar a parte intermediária e traseira do escapamento. Uso ou não uso tubo de 2 pol?
Já encomendei uma poia regulável, só faltando me decidir pelo comando a ser utilizado, que será no máximo um 276. Também pretendo manter os tuchos hidráulicos. Um comando que me pareceu interessante é o Dr Schrick 0092 01761-01 (276*/272*/110*/7,3mm/7,1mm) e hidraulico. Vamos ver quem por aqui faz uma cópia descente deste comando...
Trocar o cabeçote no caso do 1.6 é complicado, pois irá destachar bastante o motor e o do 2.0 as válvulas pegam nas paredes dos cilindros (isso eu medi com um paquímetro: a distância entra as bordas externas das válvulas do 2.0 é maior que o diâmetro do cilindro :!: ) O cabeçote do 1.8 F2 serve ma só se for montar turbo, por culpa da descompressão!

Por enquanto é isso, vou me divertindo por aqui. Depois postarei algums fotos do bichinho.
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
beto.piteco
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por beto.piteco »

Cleber,

Gostei do trabalho no coletor MPFi!
Muito Bom mesmo. Parabéns. :smt041 :smt041
Se mais pra fente eu decidir montar multiponto no F1, já tenho de quem copiar... :smt023
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

heheheh pode deixar, mais uma coisa te falo é muito chato de fazer o acerto dos furos onde vão os priseioneiros, bah horrivel hihihi estava lembrando como tinha feito, bah não faço denovo rsrsrsrsrs
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Responder