PONTO - PERGUNTA TECNICA

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,
obrigado... agora já vejo uma luz... vou procurar a marca na capa e se não encontrar conferir o PMS conf vc indicou, que é o mesmo que vi fazer quando
do reposicionamento da correia dentada.

O que sobra de frustração é que o mesmo cara que aferiu o ponto 2 meses atrás chiou que não encontrou a referência. Isto me leva a crer que são 'amadores'
fazem o serviço com má vontade... enganação... e falta de prática... na verdade os Monzas estão rareando e a sonda lambda os desacostumou. O mesmo deve sofrer quem tem carro carburado... se não encontrar algum especialista, tá ferrado... ou tem que aprender e 'tocar de ouvido'

desculpe-me não é um desabafo... é uma constatação e indignação... como disse aqui em outro comentário... o cara abriu o potenciometro em 5V... estabilizou a marcha-leenta... e não ficou preocupado se eu iria gastar mais combustivel, se seria reprovado por poluição etc... se livrou de mim rapidinho hahahaha, ainda bem que não paguei pelo serviço diretamente, ficou por conta do pacote de retificar o cabeçote.

Abraços

waldir
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Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir,

lembre-se que o marco zero é da polia de acessórios e não da polia dentada, que ficam em posições diferentes.

Tem muitos profissionais que não vale apena nem passar em frente de suas oficinas, quanto mais indicações. Se não sabem o funcionamento do veículo ou do equipamento, melhor indicar o pessoal apenas para passar longe.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:Waldir,

lembre-se que o marco zero é da polia de acessórios e não da polia dentada, que ficam em posições diferentes.

Tem muitos profissionais que não vale apena nem passar em frente de suas oficinas, quanto mais indicações. Se não sabem o funcionamento do veículo ou do equipamento, melhor indicar o pessoal apenas para passar longe.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, mais uma ajuda que estou na fase da remontagem

A polia de acessórios encaixa-se tendo como guia uma chaveta e os cortes na aba da polia fica à esquerda como está no desenho que fiz

O ponto zero é o rebaixo mais profundo no MEIO e fica 5 rebaixinhos para a esquerda e 5 rebaixinhis para a direita?

ou

conto ZERO da esquerda para a direita e o ultimo rebaixo é o ponto 10 ?

ou da esquerda para a direita?

A marca que eu fizer na capa plástica deverá ser perpendicular ao ponto ZERO? ou pode marcar à direita fora da correia do alternador ?

Seguindo as suas instruções e os esquemas da troca da correia dentada (tutorial do Monza) a marca da polia do CV estava 180º para baixo (?!!) e o rotor estava apontando para cima, ou seja no 4º pistão ( é mole?!)

Corrigi reposicionando conf. esquema e o rotor apontando para o 1ª pistão
Imagem

grato
waldir
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Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir, que eu me lembre a polia de acessórios só entra em uma posição, mas por conta da posição dos parafusos, que não casam com os furos se estiver fora, ou seja, se a polia ficar fora, um dos parafusos não entra no furo.

A marca de 0º fica a direita (no sentido de rotação do motor) e é a mais profunda, o resto muda de 1º em 1º. Quando o motor está funcionando, ao colocar a lâmpada o 0º passa da marcação e ajusta no grau desejado. Lembre-se que tem que adiantar em 7º ou 10º conforme o caso. Se tiver uma lâmpada com ajuste de ponto, pode se colocar 10º por exemplo no equipamento e tem que dar 0º na polia. Acho até que dessa forma você consegue marcar com mais segurança o ponto 0 da capa da correia.

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,

Acabei por comprar uma capa nova paralela marca R&M (um QMS da vida). Com o exercício que fiz hoje, amanhã cedo eu marcarei no capricho o ponto zero.
Salvo melhor verificação amanhã me pareceu que a marcação mais profunda é a central. Vou colar um adesivo pequeno (triangulo invertido) marcando o "0"
Usar a lampada para marcar o zero é fora de cogitação pq o indivíduo desistiu por não haver a marca... se houvesse entendimento, profissionalismo, compromentimento, ele poderia ter 'criado' o ponto zero como vc sugeriu.

Infelizmente de um lado fiquei indignado por ver a polia do CV desalinhada 180º talvez isso estava levando a marcha lenta irregular que foi 'enganada' com o escancaramento do potenciometro em mais de 4,5V. É um absurdo o caso do casamento das polias... e não parou aí... aproveitei já que tinha tirado a vela de ign. do 1º cil eu tirei as demais e fui conferir a a abertura... a do terceiro cil estava com 0,4mm... acho que o zé-mané deixou a vela cair e montou assim mesmo... passei o cálibre de paletas e corrigi para 0,8mm
Como eu conheço o dono da oficina, amanhã vou reclamar... não vai adiantar, mas vou.

Por outro lado fico ainda mais contente de participar deste forum e da ajuda que vc me deu neste caso e em outros... a paciência em me responder. Sou grato também a todos que postam seus problemas e soluções e opiniões, aprende-se muito aqui e é possivel questionar os mechanicos. Ficando em cima sai KHDA como as que relatei. Imagino 'abandonar' o possante na oficina longe dos meus quatro olhos ;-)

Montei com a capa velha mesmo (pq a nova meu filho buscou e me entregou passava das 6:30 e as 5:30h eu já estava rodando.

É isto por eenquanto.
Abs
waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Pessoal vi vcs falando da correa dentada, tenho um monza 2.0 alcool, sou mecanico e eletricista de caminhões e maquinas pesadas, mas no meu carro so eu mecho, troquei a correa dentada e o tensor, mas não fiquei satisfeito ficou um ruido no tensor, eu ja possui um monza 1.6, e percebi que entre os dois modelos a diferença é pouca. Eu coloquei a correa do 1.6 no 2.0, eu eliminei o tensor da correia e estiquei com a bomba dagua, mas foi preciso fazer um corte na lata que atras das polias do motor, Nota o ponto não muda, a correa do 1.6 é mais barata, e fiquei livre do tensor.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......


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waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:Waldir, que eu me lembre a polia de acessórios só entra em uma posição, mas por conta da posição dos parafusos, que não casam com os furos se estiver fora, ou seja, se a polia ficar fora, um dos parafusos não entra no furo.

A marca de 0º fica a direita (no sentido de rotação do motor) e é a mais profunda, o resto muda de 1º em 1º. Quando o motor está funcionando, ao colocar a lâmpada o 0º passa da marcação e ajusta no grau desejado. Lembre-se que tem que adiantar em 7º ou 10º conforme o caso. Se tiver uma lâmpada com ajuste de ponto, pode se colocar 10º por exemplo no equipamento e tem que dar 0º na polia. Acho até que dessa forma você consegue marcar com mais segurança o ponto 0 da capa da correia.

Abs,

Carlos Freire
Carlos e Amigos,
Como disse comprei a capa paralela aqui em CPS mesmo R$65,50 ( a da Accyoli sairia por R$51,00 + 15,00 de Sedex) e inseri 3 pontos que correspondem à polia.
Amanhã segunda vou levar para ajustar o avanço em 7ºAPMS... espero que ele saiba qual é o '0 e 10º' :wink:

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Abs

waldir
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA

Mensagem não lida por waldir »

Amigos, um reparo no que já escrevi e intimamente xinguei o mechanico que deixou o CV a 180º da marca superior.
Analisando melhor o porque da ignição e do motor terem funcionado e analisando comentários e teoricos, vi que na aferição é necessério dar duas voltas no virabrequim e
conferir as marcações. Tem sua lógica pq a polia do CV é o dobro da polia dentada do virabrequim, se eu tivesse virado mais uma vez o virabrequim elas teriam assinalado a coincidência de pontos, creio :smt017 não paguei pra ver depois de tudo montado :?

E numas voltas que a polia dá e para... consegui a foto que segue e que dá para imaginar o avanço como está se a posição 0 estiver correta na capa.

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Vamos ver o que vai acontecer amanhã na medição, se será compreensivel ao 'techino' ou se vai embananar.

Saudações
waldir
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