EFI Vs. MPFI
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- Monzeiro Jr. (Nível 0)
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EFI Vs. MPFI
Bom dia galera Monzeira!!
Como estão?
Tenho duas peguntas a serem feitas.
1º Tenho um Monza 93 com injeção eletrônicca monoponto. Gostaria de saber se existe um modo, e como seria este modo para transformá-lo em multiponto. E em média quanto iria gastar, além de quais melhorias eu conseguiria com isso.
2º Muitos falam em aspirar o motor. Dizem que como entra mais ar na combustão, o carro vai andar mais, consumindo menos combustível. Isso é verdade, e vocês me recomendam ou contra-indicam a realização da aspiração no motor??
Desed já muito grato.
Abçs.
Como estão?
Tenho duas peguntas a serem feitas.
1º Tenho um Monza 93 com injeção eletrônicca monoponto. Gostaria de saber se existe um modo, e como seria este modo para transformá-lo em multiponto. E em média quanto iria gastar, além de quais melhorias eu conseguiria com isso.
2º Muitos falam em aspirar o motor. Dizem que como entra mais ar na combustão, o carro vai andar mais, consumindo menos combustível. Isso é verdade, e vocês me recomendam ou contra-indicam a realização da aspiração no motor??
Desed já muito grato.
Abçs.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: EFI Vs. MPFI
Jm, a maneira mais econômica de vc mudar seu Monza 93 EFI para MPFI seria vender seu carro e comprar um Monza que seja multiponto.
Nessa operação vc arrisca a não gastar nada, pode até ganhar algum, dependendo de como vc conseguir vender o seu e comprar o outro.
A vantagem de um Monza MPFI sobre o EFI, considerando ambos originais, é que vc terá alguns CV a mais na potência máxima.
Não se esqueça de que potência máxima é medida com motor em alta rotação, normalmente muito acima da rotação em uso normal.
Já as desvantagens seriam ínumeras, indo desde o preço mais alto de alguns componentes (eu cito aqui o VAF como exemplo) até a menor confiabilidade do sistema, pois ele não possui 'recovery', que é a capacidade de contornar panes de alguns sensores, isto é, mesmo com sensor em pane o motor continua funcionando.
Como aqui existem pessoas que possuem EFI e MPFI, espere que aparecerá muita gente contando as vantagens de um e outro sistema.
Qto a 'aspirar' um motor, eu não sei exatamente como isso é feito, mas afirmo que aumentar a quantidade de ar que o motor admite exige também que se aumente a quantidade de combustível, pois a relação entre os dois precisa ser mantida dentro de certos padrões.
Então, como economia de combustível acho esse recurso inútil. Mais provavelmente o motor vai beber mais.
Como aqui existem também pessoas que gostam de modificar o motor, também deve aparecer alguém para contar as vantagens e desvantagens de tal modificação, bem como dar outras opções de como mudar de mono para multiponto.
Abraços
Nessa operação vc arrisca a não gastar nada, pode até ganhar algum, dependendo de como vc conseguir vender o seu e comprar o outro.
A vantagem de um Monza MPFI sobre o EFI, considerando ambos originais, é que vc terá alguns CV a mais na potência máxima.
Não se esqueça de que potência máxima é medida com motor em alta rotação, normalmente muito acima da rotação em uso normal.
Já as desvantagens seriam ínumeras, indo desde o preço mais alto de alguns componentes (eu cito aqui o VAF como exemplo) até a menor confiabilidade do sistema, pois ele não possui 'recovery', que é a capacidade de contornar panes de alguns sensores, isto é, mesmo com sensor em pane o motor continua funcionando.
Como aqui existem pessoas que possuem EFI e MPFI, espere que aparecerá muita gente contando as vantagens de um e outro sistema.

Qto a 'aspirar' um motor, eu não sei exatamente como isso é feito, mas afirmo que aumentar a quantidade de ar que o motor admite exige também que se aumente a quantidade de combustível, pois a relação entre os dois precisa ser mantida dentro de certos padrões.
Então, como economia de combustível acho esse recurso inútil. Mais provavelmente o motor vai beber mais.
Como aqui existem também pessoas que gostam de modificar o motor, também deve aparecer alguém para contar as vantagens e desvantagens de tal modificação, bem como dar outras opções de como mudar de mono para multiponto.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: EFI Vs. MPFI
Olha, posso te dar a minha opinião. Eu tive um monza 2.0 EFI 1993 e depois dele comprei um astra 1.8 MPFI. Posso te dizer que a unica grande diferença que senti foi no consumo da estrada que o Astra era ligeiramente mais economico que o monza.
Resumindo, tu quase não percebe a diferença de cavalaria de um para o outro, que nem o Luiz Carlos falou.
Agora, uma resalva. A injeção MPFI do monza não é sequencial, ou seja, os quatro bicos injetam junto o combustivel. Já a injeção MPFI dos outros chevrolet (astra, vectra, zafira) é semi-sequencial, ou seja, até 2.500 rpm pulsa um bico de cada vez. (que é a rotação para análise de emisão de CO2) Depois dos 2500 rpm ela vira semi-sequencial, ou seja, pulsa dois bicos ao mesmo tempo.
Resumindo, tu quase não percebe a diferença de cavalaria de um para o outro, que nem o Luiz Carlos falou.
Agora, uma resalva. A injeção MPFI do monza não é sequencial, ou seja, os quatro bicos injetam junto o combustivel. Já a injeção MPFI dos outros chevrolet (astra, vectra, zafira) é semi-sequencial, ou seja, até 2.500 rpm pulsa um bico de cada vez. (que é a rotação para análise de emisão de CO2) Depois dos 2500 rpm ela vira semi-sequencial, ou seja, pulsa dois bicos ao mesmo tempo.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
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Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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Re: EFI Vs. MPFI
Tem um jeito que vc muda pouca coisa no seu sistema original. Usando o sistema MPFI dos Daewoo, que é o mesmo do Monza EFI, só que com 4 bicos. No seu caso, precisaria trocar o coletor de admissão e passar mais alguns fios.jmj_cms escreveu:Bom dia galera Monzeira!!
Como estão?
Tenho duas peguntas a serem feitas.
1º Tenho um Monza 93 com injeção eletrônicca monoponto. Gostaria de saber se existe um modo, e como seria este modo para transformá-lo em multiponto. E em média quanto iria gastar, além de quais melhorias eu conseguiria com isso.
Quando aspira-se o motor, melhora a entrada de ar e por consequência, pode-se aumentar o volume de combustível injetado.2º Muitos falam em aspirar o motor. Dizem que como entra mais ar na combustão, o carro vai andar mais, consumindo menos combustível. Isso é verdade, e vocês me recomendam ou contra-indicam a realização da aspiração no motor??
Desed já muito grato.
Abçs.
No caso, ganha-se alguns cv, o que pode trazer aumento de consumo de combustível. Mas por outro lado, com essa potência extra, pode-se pisar menos no acelerador para manter a velocidade, e isso economiza combustível. Vai depender de como vc dirige.
Roger, não tem como comparar o sistema MPFI do Monza com o do Astra. O sistema do Astra é muito mais evoluído.rogertecmec escreveu:Olha, posso te dar a minha opinião. Eu tive um monza 2.0 EFI 1993 e depois dele comprei um astra 1.8 MPFI. Posso te dizer que a unica grande diferença que senti foi no consumo da estrada que o Astra era ligeiramente mais economico que o monza.
Acho que vc cometeu um engano: Todos os sistemas multiponto são semi-sequenciais. Os bicos sempre pulsam os cilindros 1-3 e 4-2. Os sequenciais é que pulsam 1 bico por vez (1-3-4-2) até os 2500RPM.Resumindo, tu quase não percebe a diferença de cavalaria de um para o outro, que nem o Luiz Carlos falou.
Agora, uma resalva. A injeção MPFI do monza não é sequencial, ou seja, os quatro bicos injetam junto o combustivel. Já a injeção MPFI dos outros chevrolet (astra, vectra, zafira) é semi-sequencial, ou seja, até 2.500 rpm pulsa um bico de cada vez. (que é a rotação para análise de emisão de CO2) Depois dos 2500 rpm ela vira semi-sequencial, ou seja, pulsa dois bicos ao mesmo tempo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: EFI Vs. MPFI
José Leal escreveu:
Acho que vc cometeu um engano: Todos os sistemas multiponto são semi-sequenciais. Os bicos sempre pulsam os cilindros 1-3 e 4-2. Os sequenciais é que pulsam 1 bico por vez (1-3-4-2) até os 2500RPM.
Zé Leal, pelo que eu sei o sistema MPFI do monza é o Le-jetronic (mesmo usado pela volks no gol gti e pela ford no escort com motor AP) e ele funciona da seguinte maneira:
"No sistema LE-Jetronic, as válvulas de injeção pulverizam o combustível simultaneamente, ou seja, todas são acionadas ao mesmo tempo. Nesse sistema, a unidade de comando da injeção controla apenas o sistema de combustível, ou seja o tempo de adequado de injeção do combustível."
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Re: EFI Vs. MPFI
Complementando o que o Roger escreveu, no caso do Monza MPFI, durante todo o funcionamento do motor as 4 válvulas injetoras abrem ao mesmo tempo (injeção tipo intermitente ou simultânea), sendo que com motor frio as descargas de dão a cada 90º e com motor quente a cada 180º do giro do eixo comando de válvula.
Isso significa que, a cada injetada, o cilindro cuja válvula de admissão estiver aberta receberá esse combustível e haverá a explosão.
Os outros cilindros estarão em modo de espera. A medida em que cada cilindro atinge o tempo de admissão, válvula de admissão aberta, ele recebe a sua 'ração' de combustível.
Então, motor frio, cada cilindro queima a cada 4 injetadas, e com motor quente, a cada 2 injetadas.
A maioria dos sistemas mais modernos é semi sequencial ou banco a banco, nos quais duas válvulas abrem juntas a cada injetada.
Nos sistemas sequenciais, mais raros até alguns anos atrás, aí só a válvula correspondente ao cilindro em admissão é que abre. É o sistema mais perfeito, mas mais caro de se implementar.
Abraços
Isso significa que, a cada injetada, o cilindro cuja válvula de admissão estiver aberta receberá esse combustível e haverá a explosão.
Os outros cilindros estarão em modo de espera. A medida em que cada cilindro atinge o tempo de admissão, válvula de admissão aberta, ele recebe a sua 'ração' de combustível.
Então, motor frio, cada cilindro queima a cada 4 injetadas, e com motor quente, a cada 2 injetadas.
A maioria dos sistemas mais modernos é semi sequencial ou banco a banco, nos quais duas válvulas abrem juntas a cada injetada.
Nos sistemas sequenciais, mais raros até alguns anos atrás, aí só a válvula correspondente ao cilindro em admissão é que abre. É o sistema mais perfeito, mas mais caro de se implementar.
Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 19 Fev 2010, 09:08, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
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Re: EFI Vs. MPFI
Complementando a informação do Luiz Carlos, a injeção Bosch Motronic (usada nos motores Família 2 pós-monza) e Motronic ME 7 usada atualmente pela GM (este sistema possui acelerador eletônico) são sequenciais até 2500 rpm (rotação de análise de emissão de poluentes de acordo com norma CONAMA) e depois viram semi-sequencias em rotação acima de 2500 rpm .Luiz Carlos (Rio) escreveu:
A maioria dos sistemas mais modernos é semi sequencial ou banco a banco, nos quais duas válvulas abrem juntas a cada injetada.
Nos sistemas sequenciais, mais raros, aí só a válvula correspondente ao cilindro em admissão é que abre. É o sistema mais perfeito, mas muito caro de se implementar.
Abraços
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Re: EFI Vs. MPFI
ou seja,
em outras palavras:
1- Não compensa a troca do meu sistema ed injeção.
2- Só compensa aspirar o motor se eu for pisar bastante.
entedi galera...
vlw mesmoo!!! :smt023
em outras palavras:
1- Não compensa a troca do meu sistema ed injeção.
2- Só compensa aspirar o motor se eu for pisar bastante.
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