Primeiramente vamos tentar traduzir o que o amigo Randall escreveu, para que outros usuarios aqui do forum, que nao entendam espanhol, possam matutar um pouco e tentar matar essa pane:Randall escreveu:
amigo,
hace poco lo lleve a los gases (cuando el auto aun prendia) y me dejaraon una mezcla uniforme etre aire y combustible en el carburador, y ademas tambien me habia probado la sincronización, y en ese momento se encontraba buena y al momento de salir del taller, que el auto dejo de andar, y tuve que remolcarlo a la casa. luego de eso se cambio la tapa del distribuidor y no partio mas... se me imagina que a lo mejor quedo buena la sincronización desde ese momento..en caso de ser asi puedo mever el rotor con la mano para dejarlo en el cilindro uno??? o eso se hace moviendo toda la tapa??..
"Faz pouco o levei aos gases (quando o carro ainda dava partida) e me deixaram uma mistura uniforme entre ar e combustivel no carburador, e alem disso também me haviam testado a sincronizacao, e nesse momento se encontrava boa e no momento de sair da oficina, que o carro deixou de andar, e tive de reboca-lo até a casa. logo depois disso se trocou a tampa do distribuidor e não deu mais partida mas...imagino que na melhor das hipoteses ficou boa a sincronizacao desde esse momento.. caso seja assim, posso mover o rotor com a mao para deixa-lo no cilindro um??? ou isso se faz movendo toda a tampa?"
Agora tentando responder:
Randall, a situacao esta um pouco complicada. :smt017
O ideal seria verificar novamente a sincronizacao da correia dentada desde o inicio, olhando as marcacoes da polia do virabrequim e da polia de comando das valvulas e se, com o cilindro 1 no ponto de compressao (2 valvulas fechadas), o rotor do distribuidor esta apontado para o referido cilindro 1.
Se o rotor estiver apontando nesse momento para o cilindro oposto 180º , pode-se (pelo menos no meu Monza eh assim) puxar o rotor para fora e girar o mesmo 180º. Se nao puder ser feito isso, ha de ser tirar o distribuidor completo (nao soh a tampa) e colocar na posicao correta.
Um complicador, nos Monzas com ar condicionado original (nao sei se o seu tem), eh que a polia do virabrequim tem um amortecedor de borracha que costuma correr e tirar as marcas da polia das posicoes corretas.
Acho que voce deveria levar o carro a uma oficina realmente boa ou trazer um bom mecanico a sua casa) e contar seu drama :smt010
Abracos