Melhorias no som original.

Assuntos específicos relacionados à equipamentos e projetos de som.
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1308
Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Melhorias no som original.

Mensagem não lida por Sheldonn »

Amigos monzeiros, tenho um Monza Classic Se ano e modelo 92, equipado ainda com o som original de fábrica, composto por um toca fitas digital, auto reverse, da Shedar, dois auto-falantes coaxiais de 6" associado a 2 tweeters de 35 watts na dianteira e dois falantes 6x9 associado a mais 2 tweeters de 35 watts na traseira, todas elas da marca Bravoxx.
Estou refazendo esse meu som e é claro que gostaria de também tocar arquivos em MP3 em meu carro, porém sem abrir mão do meu toca-fitas original. Existe algum adaptador que eu possa integrar ao meu som toca fitas para que ele venha a tocar MP3? Ou a melhor opção seria por uma disqueteira FM no porta malas?
Aguardo respostas. Um abraço a todos
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Melhorias no som original.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sheldonn escreveu:Amigos monzeiros, tenho um Monza Classic Se ano e modelo 92, equipado ainda com o som original de fábrica, composto por um toca fitas digital, auto reverse, da Shedar, dois auto-falantes coaxiais de 6" associado a 2 tweeters de 35 watts na dianteira e dois falantes 6x9 associado a mais 2 tweeters de 35 watts na traseira, todas elas da marca Bravoxx.
Estou refazendo esse meu som e é claro que gostaria de também tocar arquivos em MP3 em meu carro, porém sem abrir mão do meu toca-fitas original. Existe algum adaptador que eu possa integrar ao meu som toca fitas para que ele venha a tocar MP3? Ou a melhor opção seria por uma disqueteira FM no porta malas?
Aguardo respostas. Um abraço a todos
Acho que o Fastback fez isso no monza dele....já já ele aparece por aqui e te da uma ajuda! :P :o
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1456
Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por dedehulck »

eu ja vi num monza ate na internet ..cara o cara usa os dois saco
agora se existe o adaptador devi existir sim
ae tem que ver com o eletrecista ou proprio cara que mexe no seu som
™Dedé Hulck ™
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Melhorias no som original.

Mensagem não lida por Fastback »

Diego_Paiva escreveu:
Sheldonn escreveu:Amigos monzeiros, tenho um Monza Classic Se ano e modelo 92, equipado ainda com o som original de fábrica, composto por um toca fitas digital, auto reverse, da Shedar, dois auto-falantes coaxiais de 6" associado a 2 tweeters de 35 watts na dianteira e dois falantes 6x9 associado a mais 2 tweeters de 35 watts na traseira, todas elas da marca Bravoxx.
Estou refazendo esse meu som e é claro que gostaria de também tocar arquivos em MP3 em meu carro, porém sem abrir mão do meu toca-fitas original. Existe algum adaptador que eu possa integrar ao meu som toca fitas para que ele venha a tocar MP3? Ou a melhor opção seria por uma disqueteira FM no porta malas?
Aguardo respostas. Um abraço a todos
Acho que o Fastback fez isso no monza dele....já já ele aparece por aqui e te da uma ajuda! :P :o

Olha eu aqui! hahaha

Sheldonn, eu usei sim por muito tempo esse sistema de MP3 + Transmissor FM. Inclusive, recomendo pois, assim você não abre mão da originalidade do carro, muito menos poe um chama-ladrao, digo, toca cd no carro.
O esquema é muito simples, você compra um MP3 ou MP4 (aquele que dá pra ver video e tal) e um transmissor de FM. No mercado livre você encontra os dois, posso dar até algumas dicas se você quiser. Pra funcionar, basta ligar o mp3, conectar o transmissor na saida do mp3 e no isqueiro do carro e sintonizar no radio a frequencia do transmissor, que geralmente é 107,5 ou algo assim.
Eu já tive um digital que voce podia escolher a frequencia que quisesse, mas a qualidade de som dele era péssima. Ultimamente estou usando um comum com saida usb pra manter a carga do mp3. Porém, já aviso, a qualidade do som NUNCA vai ser a mesma de um CD, semelhante sim, igual não.
Tanto é que nos ultimos dias resolvi voltar o radio que veio com meu carro (um Midas instalado na concessionária na época) porque ele tem uma entrada auxiliar, onde eu conectei o mp4 direto. Mas, ainda sim, dá um som legal com transmissor!
Aliás, se você quiser instalar um módulo nesses teus auto falantes, fica melhor ainda, pois assim compensa um pouco a deficiencia de som do transmissor. :wink:
Qualquer coisa, é só falar!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Só salientando, usar o mp3 + transmissor tem duas vantagens excelentes: você pode ligar em QUALQUER som de carro, pois vc vai usar as ondas FM, sendo assim também pode sintonizar vários carros na mesma frequencia e dar uma senhora orquestra com vários carros na mesma estação e, outra, você pode levar pra qualquer lugar, qualquer carro. Eu mesmo uso o meu tanto no Monza, quanto no Landau. Detalhe, no landau eu uso no rádio ORIGINAL.
Não fica lá aqueeeeeelas coisas, o pessoal que entende de som até fica bravo comigo mas, idai? Eu que não vou sacrificar a originalidade do meu carro por um pouco de status, né? 8)
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Originalidade...

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Sheldon, compre um toca-cd com mp3 de boa marca, tire o toca-fitas e instale o novo equipamento no lugar.
Vc vai se assustar com a qualidade de som de um toca-cd bom nesses seus altofalentes! E vai imediatamente se esquecer do antigo toca-fitas :).
Para diminuir o risco (evitar é impossível), coloque um com o painel removível.
Eu tinha no meu antigo Monza altofalantes e tuíters semelhantes aos que vc tem no carro, e o som era muito bom (nao estou falando em potência de som, e sim em qualidade).

Abraços
:lol:
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1308
Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Sheldonn »

Caro amigo Fastback, concordo plenamente com você. Em todas as lojas que procurei para reparar o meu toca-fitas shedar escutei a mesma coisa: troca esse toca fitas por um som com cd, é muito melhor isso daí é uma porcaria, ninguém mais usa fita. A primeira coisa que fazia era me recolher e procurar outra loja, até que encontrei um rapaz que trabalha com som e equipamentos eletrônicos que por muito tempo trabalhou em uma autorizada chevrolet da minha cidade e hoje é independente. O cara ficou emocionado quando viu que eu queria preservar o meu som original e ainda disse que aquele era um dos melhores aparelhos de som que a GM tinha fabricado, melhor até que alguns toca cds.
Pois bem, voltando a questão do MP3, então eu devo comprar um MP3 player, juntamente com um adaptador FM, então deverei ligar o adptador no aparelho de MP3 e sintonizar meu rário na frequêcia indicada no adptador não é assim?
O que preciso saber agora é: esse adaptador custa muito, qual o preço médio? Queria algumas dicas de compra.
O som fica muito ruim mesmo? Ou fica audível? Pois bem aguardo as respostas.
Obrigado pela dica e pela presteza. Um grande abraço!
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Então Sheldonn... Um aparelho de CD sempre cai bem, dá um som maravilhoso e aproveita muito bem o sistema de som que você tem no carro pois, a qualidade e a tecnologia do mesmo deixam o som limpo e gostoso de se ouvir.
Porém, é aquela velha história, as vezes prezamos mais a aparencia do que a qualidade, não é mesmo?
Eu usava no meu carro um DC441 da Philips, que é aquele com os botoes redondos e o teclado destacável. Ele é datado de 1994, e meu carro é 1995, ou seja, da mesma época. Inclusive, comprei o rádio antes do carro :oops: depois, rodando algumas garagens, ví que TODOS os Monzas dessa época usavam esse mesmo modelo de rádio, porém, sempre detonados, não funcionando, sem a tampa da entrada de fita.
Enfim, encurtando a história, o transmissor custa em média de 20 a 50 reais, dependendo do modelo, das frescuras e tudo mais. O mp3, varia muito de preço de acordo com o tamanho da memória. Um genérico (também conhecido como IPobre :lol: ) de 512MB custa ai seus 100, 120 reais, tudo no mercado livre. Já o MP4, que tem visor colorido e toca videos, custa algo próximo dos 200 reais um com 1GB. Eu tinha um IPobre e recentemente troquei por um MP4, gostei muito do resultado e, estou louco pra fazer algum suportezinho colável no painel pra deixa lo a vista. enquanto estiver usando.
Aí você decide o que quer fazer. Se for considerar, com o preço de um toca cd BOM você compra um MP4 de 1GB, o transmissor e ainda sobra uma graninha pra comprar mais memória (se o MP4 aceitar, como o meu aceita) pois um cartão de 2GB tava na média de 100 reais até esses dias.
Quanto a qualidade de som, ela é boa sim. Claro, as vezes rolam algumas interferencias pequenas (pois o sinal do transmissor sempre sera mais forte pois ele tá mais proximo da antena que qualquer outra radio na mesma frequencia) as vezes algum chiado mas, nada que prejudique o som.
Quanto ao funcionamento, o transmissor é como se fosse um fone de ouvido, vc pluga ele na saida de fone do mp3/4 e liga no isqueiro pra ele ter energia, pronto! Seu som já está funcionando!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Responder