Lenta oscila, quase morre quando troca de marcha ou para

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lenta oscila, quase morre quando troca de marcha ou para

Mensagem não lida por timm_65 »

Só pra meditar....

a válvula EGR serve para recircular gases do escapamento. Ela faz parte do programa para redução de poluentes e foi colocada nos Monzas para exportação e a partir de 1995 (movidos a gasolina). Além disso, aumentou-se a temperatura de trabalho do motor para que a emissão de poluentes ficasse com níveis menores e menor carbonização na cabeça dos pistões. Caso você retire essa válvula, o carro irá funcionar normalmente, mas depois de um certo tempo poderá haver uma maior carbonização nos pistões.

Fonte:http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... s_01.shtml
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
info24hs
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por info24hs »

timm_65 escreveu:Só pra meditar....

a válvula EGR serve para recircular gases do escapamento. Ela faz parte do programa para redução de poluentes e foi colocada nos Monzas para exportação e a partir de 1995 (movidos a gasolina). Além disso, aumentou-se a temperatura de trabalho do motor para que a emissão de poluentes ficasse com níveis menores e menor carbonização na cabeça dos pistões. Caso você retire essa válvula, o carro irá funcionar normalmente, mas depois de um certo tempo poderá haver uma maior carbonização nos pistões.

Fonte:http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... s_01.shtml
Eu li, já a respeito so tal EGR só não entendi o que isso pode influênciar neste problema de oscilação.. o mecânico que é engenheiro elétrico disse que ela só serve para atrapalhar.. carboniza e rala tudo.. tu deve ja ter escutado falar do Renato da Renasom.. ele disse que isso é comum em Blaser, Corsa, Monza.. disse também que não pode ser feito limpeza na peça.. e que é melhor desativala, colocando uma tampa, que não adiantava só vedar os orifícios das mangueiras.. vou amanha retira-lá e levar ao torneiro para fazer a tampa, e ver o que acontece.. infelizmente dei pé frio.. quem mandou comprar o carro em uma sexta-feira 13.. outra coisa que reparei foi ter puxado e assoprado a manguerinha do EGR e para ambos os sentidos parece estar furado..

Hj pela manhã, testei com a roda levantada o sensor de velocidade.. e o mesmo funciona.. aliás.. no scanner tudo esta 100%..
Monza GL 1995 2.0 Gasolina 111CV
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza GLS 96 e um Monza GL 96 de um amigo (ambos movidos a gasolina e no GL ainda tem GNV), tiveram problemas com a válvula EGR. O sintoma nos dois casos era de detonação (barulho parecido com batida de pino) com motor quente em dias muito quente. As duas válvulas estavam o diafragma furados e deixando a peça sem ação. Não tivemos problemas com marcha lenta irregular, consumo de combustível ou falta de desempenho do motor. Tanto eu como meu amigo, optamos pela troca do componente para manter a originalidade e projeto do motor para esse ano de fabricação, e com isso o carro voltou ao normal. Essa válvula não tem custo baixo, muitos desativam por isso.
Acho estranho esse reparador ficar apenas em hipotese e não em confirmação através de testes de avaliação.
A válvula EGR funcionando corretamente, não deve entrar em funcionamento quando o motor está em marcha lenta ou aplicando carga. Ela entra praticamente em velocidade de "cruzeiro", ou seja, quando o motor não faz força.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
GuDaGuita
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por GuDaGuita »

Tenho um monza GL 96 original a alcool, ele tambem tem essa valvula EGR? Ou só os monza a gasolina que tem ela?
Monza GL 96/96 preto, 2.0 E.F.I. 116 CV... "Maravilhoso" "Violento"
Carlos A. Freire
MODERADOR

GuDaGuita escreveu:Tenho um monza GL 96 original a alcool, ele tambem tem essa valvula EGR? Ou só os monza a gasolina que tem ela?

A informação que tenho, é que só os modelos movidos à gasolina tem a válvula EGR. Ela faz parte do controle de emissões de poluentes.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
info24hs
Membro SL (Ní­vel 1)

Hj mandei fazer a chapinha para desativar a valvula.. pois a mesma ta furada e nao tem para venda aqui na minha cidade.. acredito que ela não seja a causadora do problema.. pois a mesma se encontrava com a passagem fechada ou seja não deixava a descarga ser enviada novamente ao coletor..

Notei que ao aumentar a voltagem do potenciometro o carro deu uma melhora oscila mas 2 a 3 x e se regula.. esta agora com 2,6 V.. vou tentar colocar em 3V e testar.. O que acham disso.
info24hs
Membro SL (Ní­vel 1)

Não querendo ser precipitado mas já sendo.. removido a válvula EGR e colocado o tampão.. em uma volta que dei parece que a oscilação parou.. a lenta parece ter ficado com menor rotação.. gostaria de pedir para alguêm do grupo que soubesse onde existe essa válvula original para eu comprar..

Abraço..
Carlos A. Freire
MODERADOR

Tanto eu como meu amigo, compramos a válvula EGR na Accioly de São Paulo. Na época custou R$240,00 cada peça.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder