água dentro ao ligar o ar

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
takeshita
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

água dentro ao ligar o ar

Mensagem não lida por takeshita »

Pessoal, estou com um probleminha bobo mais chato. ao ligar o ar do meu Monza, um 500 EF, abaixo do tapete, esta escorrendo água. alguem ja fez este reparo em casa com silicone? será que voces podem me ajudar? agradeço
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: água dentro ao ligar o ar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Acessando por baixo do carro, tem um tubo de escoamento de água da caixa de ventilação do A/C. É possível que ele esteja obstruído.
É comum no Monza, os dutos de saída de água (esquerdo e direito) da parte de baixo da "churrasqueira", obstruirem por conta de folhas e sujeira. Se isso acontecer, também entra água para dentro do carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
takeshita
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos, os drenos que ficam na churrasqueira estao desobstruidos. quando fui fazer a manutencao, o tecnico lavou e sobrou o radiador que fica dentro do painel. neste momento desceu agua dentro, mas pensei que tinha sido por conta de ele ter lavado e posto muita agua. quando eu ligo o ar, ele escorre para baixo do tapete. fica mais ou menos no no pe esqurdo do passageiro. nao pinga, escorre pela parede corta-fogo, me parece ter uma tampa por ali, nao sei direito.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o deno da caixa de ventilação (acesso por baixo do carro) estiver obstruído, a caixa vai encher de água até transbordar e sair por alguma fissura da caixa de ventilação. Lembrando que ao usar o A/C, cria-se gelo que vai derretendo e virando água. Se não tiver por onde sair, vai para dentro do carro. Outra possibilidade, pode ser vazamento de água do sistema de ar-quente.
Quanto a desmontagem, o manual de reparações e o catálogo de peças Chevrolet, ambos disponibilizado aqui neste fórum, podem auxiliar na manutenção, caso queira desmotar a caixa de ventilação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
takeshita
Membro GL (Ní­vel 2)

obrigado Carlos, irei verificar agora mesmo.

abraço.
takeshita
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos, so precisei desmontar o console. No desmonte, logo no inicio do forro, constatei que o vazamento era logo na base do dulto onde fica o evaporador. Apliquei silicone preto e depois de alguns minutos fiz o teste e sem vazamento. obrigado carlos.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O sistema de ar condicionado do Monza tem um dreno esclusivo, que coleta a umidade gerada no evaporador.
Eu nunca desmontei aquilo, mas acredito que exista uma bandeja, que recolhe a água condensada e joga ela para fora através do tal dreno.
Se alguma coisa estiver impedindo a água de seguir seu caminho para fora do carro, ela pode molhar o interior da cabine.
No caso do entupimento de um dos drenos da caixa de ventilação, aí pode dar problemas de vazamento de água mesmo sem ligar o ar condicionado.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
takeshita
Membro GL (Ní­vel 2)

Agradeço a atenção de voces. eu acredito ja ter sanado o problema. O mesmo deve ter ocorrido no momento da limpeza do sistema, quando o tecnico pôs a mão dentro da caixa de ventilacao para lavar. tem uma cola vedante e vi que a mesma havia desprendido. Apliquei silicone preto e ate agora esta ok. irei daqui a pouco verificar se o que eu fiz se concretizou com sucesso. Abraço a todos.
Responder