Motor de partida pesado após ajuste de ponto com pistola

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Tadeu_Fernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Motor de partida pesado após ajuste de ponto com pistola

Mensagem não lida por Tadeu_Fernandes »

Acabei de reformar meu monza SLE 2.0 Alcool, mas estou sofrendo com uma pane um tanto chata:
Após trocar a correia dentada em um mecânico (que não tinha a pistola) para aferir o ponto do motor, percebi que o carro ficou batendo pino e meio lerdo na arrancada. Então levei à uma outra oficina que tinha a pistola, daí o mecânico verificou que existia uma diferença entre a polia do eixo de manivela e a polia do comando de vávulas, ele então fez o acerto conforme descrito no manual de serviço do monza, porém ao ajustar o avanço centrífugo do distribuidor usando a lâmpada de ponto a fim de deixar o motor exatamente no ponto certo, o motor de partida não consegue girar o motor, fica pesado.
Enfim, segundo o mecânico agora o motor está com a posição das polias acertadas, o ajuste do distribuidor está ok, pois foi aferido com a lâmpada, porém o motor de partida não consegue virar o motor. Antes de dele mexer o motor estava virando normalmente embora não estivesse realmente com bom desempenho.
Bem, durante os testes que ficamos realizando percebemos que ao tentar girar o motor o cabo terra da bateria fica aquecendo muito e ele desconfia que há um problema de aterramento entre o motor de partida e lataria do carro.

Obs: o Mecânico tem referência e possui uma oficina bastante equipada e parece ser bom, inclusive fui lá por indicação de amigos, mas não consegui resolver o problema e tive que deixar o carro lá, pois ele falou que vai fazer um chicote para ligar o aterramento da bateria diretamente no motor de partida.

Alguém tem alguma dica???
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de partida pesado após ajuste de ponto com pistola

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim manda ele desliga a chupeta da vela do distribuidor e manda virar a chave novamente, se fica pesado como antes pode ser o problema que seu mecanico suspeita. caso deslige as vela e fica leve pra ligar é erro de acerto do ponto.

qual o grau inicial que tao usando ae? qual ano do seu motor? seu motor e pistao alcool? ta usando gasolina ou alcool?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Tadeu_Fernandes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por Tadeu_Fernandes »

Olá Rafaelo,

Meu monza é 87 SLE 4 portas, completo, alcool (quadradinho) e sempre usei alcool.
O avanço inicial que o mecânico está usando é 9 graus.

Grato pela dica, vou pedir a ele pra fazer o procedimento sugerido.

Tadeu
Rafaelo
MODERADOR

ta tudo certo Tadeu, pedi pra ele faze esses teste rapido e so tira o cabo da bobina e gira o motor t+
guina
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por guina »

o monza e enjoado tenho um 91 tubarao com injeçao uma vez levei ele para limpar a injeçao aproveitei e pedi para trocar a correia o mecanico trocou e colocou no ponto com a lampada ficou ruim se voce pisasse em marcha alta ele batia pino(grilava) voltei la ele falou que estava tudo certo . Desmontei a correa zerei o ponto embaixo e encima no comando se voce alinhar marca com marca a parte alta da polia fica bem no meio da marca da chapa se voce deslocar um pouco para frente sentido horario voce adianta ai ele grila o que eu fiz montei um pouco atrasado no comando so a diferença da polia com a marca da chapa e adiantei no distribuidor ficou ok pega facil anda normal :smt020 :smt023
rogerio martins
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por rogerio martins »

concordo com voce, não existe nenhum mecanico bom, que diga eu entendo de por no ponto ,que não sabe de nada! Os caras acham que sabem ,mas naõ sabem nada, o ponto do motor do monza não é dificil ,mas , tambem naõ é facil, eu tambem tenho problemas com isso, e os mecanicos, falam que esta cert o ponto, mas é só andar com o carro, que se percebe a diferença, peça para eles andarem com o carro para voces verem , não tenho tempo! OU, é isso mesmo ! Está bom ! Mas voce conhece o seu carro! Tá bom ... nenhuma! Seu enganador de uma figa, para voces, oque importa é pagar pelo serviço que fizeram pelo rabo de voces.
luiz antonio borges
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por luiz antonio borges »

cara meu nome e luiz,estou com o mesmo poblema,toda vez que vou da partda fica pesada ate que a bateria descarregue.meu monza e sle87gnv e alcool,mais eu usa mais no gnv.por favo me de umas dicas pois os mecanicos,na maiorias das vezes so querem ganha nossos dinheiro um bando de enganadores.mais nos temos que nòs unirmos contra esses safados.obs:nâo sâo todos ,a maioria.
Rafaelo
MODERADOR

na teoria motores alcool como do monza é mais pesado a partida por natureza. uma que o ponto de ing inicial e mais alto, e a outra que a taxa de compressao e maior 12:1. ou seja mais força pra comprimir oque acarreta mais gasto de energia na hora da partida. mas isso nao quer dizer que seja o problema de vcs e apenas ilustrativo a comparação. um exemplo e uma bateria que esteja gasta... vai custa mais do que se fosse em motores a gasolina
Responder