Quando começou este inconveniente, levei para tentar uma solução em uma das mais conceituadas auto elétrica de minha cidade. E foi feito o escaneamento e segundo o eletricista e o aparelho, a ventoinha armou e desarmou no tempo certo. Foi quando me recomendou que trocasse os sensores da VT e do cabeçote, além de verificar o aterramento. Troquei os 2 sensores, terminal, mangueiras e o reservatório e a tampa. Quanto ao aterramento eu só verifiquei o mais visível, aquele próximo a bateria. Desparafusei, lixei terminal e troquei parafuso e arruela. Quanto aos outros, até por desconhecimento em sua localização não conferi não. E quanto ao defeito no regulador de tensão do alternador; como detectar e como sanar? Eu mesmo sendo um leigo, posso resolver?
Juarez,
esse tempo certo de armar e desarmar a vontoinha, qual a temperatura? Certamente não colocou o temômetro, né? Se houver aterramento deficiente ou sobretensão, as medições podem sair erradas ou não confiáveis. Se estava armando e desarmando no tempo certo, porque a recomendação de troca de sensores? São essas coisas que acho estranho.
Quanto ao aterramento que você mexeu, antes de fazer o serviço deveria ter medido para ver se estava com problemas.
Com motor funcionando e já bem aquecido, farol e desembaçador ligados, e com auxlílio de um voltímetro ou multiteste, coloque a ponteira positiva no terminal positivo da bateria e a ponteira negativa no terminal negativo da bateria e veja a tensão. Depois tire a ponteira negativa e coloque na carroceria e meça a tensão. A diferença das duas medições não pode ser superior a 1V.
Com relação ao alternador, deve ficar monitorando sua tensão com um voltímetro. No meu caso, o alternador é Bosch e seu regulador de tensão é externo. Para trocar, não precisa nem remover o alternador do carro.
Abs,
Carlos Freire
Carlos,
Armou com 98 graus e desarmou com 88. Sim! Não colocou o termômetro. Quanto às substituições ele (o eletricista) na verdade me disse que tais sensores deveriam sempre ser trocados. Acho que como eles também vendem peças, queria na verdade me vendê-las. Quanto ao aterramento, por ser leigo como já mencionei, não medi. E é o que vou fazer agora e depois postarei aqui o resultado. E em relação ao alternador, como proceder para medir a tensão? Um outro detalhe Carlos. Há um certo tempo eu troquei a iluminação do painel de instrumentos por leds. Será que a retirada dele e a mudança pode ter alterado o marcador e ser o motivo de tanto transtorno? :smt017
Abs,
Juarez Oliveira.
2º Dono do Tubarão Azul + cobiçado da cidade!!!
94 -GL -2.0 - Gasolina. DE, TE, AL, Freios a Disco nas 4 rodas etc.
Montes Claros - MG.
Juarez, o problema está aí! O Monza trabalha com a temperatura por volta de 90°C. Realmente, 98°C o ponteiro está em 3/4 da escala, quase chegando no vermelho.
Tem que ver se a central está recebendo corretamente o sinal do sensor que fica na carcaça da VT.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
José Leal escreveu:Juarez, o problema está aí! O Monza trabalha com a temperatura por volta de 90°C. Realmente, 98°C o ponteiro está em 3/4 da escala, quase chegando no vermelho.
Tem que ver se a central está recebendo corretamente o sinal do sensor que fica na carcaça da VT.
Até mais.
Obrigado Leal, pela dicas. Sabia que poderia contar com a ajuda dos amigos monzeiros.
Valeu!!!
Abs.
Juarez Oliveira
2º Dono do Tubarão Azul + cobiçado da cidade!!!
94 -GL -2.0 - Gasolina. DE, TE, AL, Freios a Disco nas 4 rodas etc.
Montes Claros - MG.
José Leal escreveu:Juarez, o problema está aí! O Monza trabalha com a temperatura por volta de 90°C. Realmente, 98°C o ponteiro está em 3/4 da escala, quase chegando no vermelho.
Tem que ver se a central está recebendo corretamente o sinal do sensor que fica na carcaça da VT.
Até mais.
José Leal,
não é bem assim. A válvula termostática do Monza EFI tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Então a temperatura normal de trabalho não pode ser aos 90ºC, onde a válvula termostática não abriu. Para se ter uma idéia, meu Monza arma a ventoinha entre 102 e 104ºC, medindo em termômetro e também no scanner. A ventoinha arma com AC desligado quando o ponteiro está no meio de escala. Lembrando que meu Monza que é 96 e trabalha um pouco mais quente que os modelos anteriores. Se não estiver enganado, os modelos anteriores arma a ventoinha entre 98 e 100ºC.
E em relação ao alternador, como proceder para medir a tensão? Um outro detalhe Carlos. Há um certo tempo eu troquei a iluminação do painel de instrumentos por leds. Será que a retirada dele e a mudança pode ter alterado o marcador e ser o motivo de tanto transtorno?
Juarez,
se seu painel tivesse voltímetro ficaria mais fácil, era só ficar atento a grande variação do ponteiro acima de 3/4 do marcador. Vai precisar de um voltímetro ou multiteste, deixar acoplado ao sistema elétrico do carro e ficar atento a variação de tensão superior a 14,5v com motor funcionando.
Quanto ao painel... não sabemos como foi feita essa alteração, mas, sendo bem executada, não seria motivo de problemas. De qualquer forma é outra possibilidade, inclusive com os aterramentos atrás do painel de instrumentos.
Quando começou este inconveniente, levei para tentar uma solução em uma das mais conceituadas auto elétrica de minha cidade. E foi feito o escaneamento e segundo o eletricista e o aparelho, a ventoinha armou e desarmou no tempo certo. Foi quando me recomendou que trocasse os sensores da VT e do cabeçote, além de verificar o aterramento. Troquei os 2 sensores, terminal, mangueiras e o reservatório e a tampa. Quanto ao aterramento eu só verifiquei o mais visível, aquele próximo a bateria. Desparafusei, lixei terminal e troquei parafuso e arruela. Quanto aos outros, até por desconhecimento em sua localização não conferi não. E quanto ao defeito no regulador de tensão do alternador; como detectar e como sanar? Eu mesmo sendo um leigo, posso resolver?
Juarez,
esse tempo certo de armar e desarmar a vontoinha, qual a temperatura? Certamente não colocou o temômetro, né? Se houver aterramento deficiente ou sobretensão, as medições podem sair erradas ou não confiáveis. Se estava armando e desarmando no tempo certo, porque a recomendação de troca de sensores? São essas coisas que acho estranho.
Quanto ao aterramento que você mexeu, antes de fazer o serviço deveria ter medido para ver se estava com problemas.
Com motor funcionando e já bem aquecido, farol e desembaçador ligados, e com auxlílio de um voltímetro ou multiteste, coloque a ponteira positiva no terminal positivo da bateria e a ponteira negativa no terminal negativo da bateria e veja a tensão. Depois tire a ponteira negativa e coloque na carroceria e meça a tensão. A diferença das duas medições não pode ser superior a 1V.
Com relação ao alternador, deve ficar monitorando sua tensão com um voltímetro. No meu caso, o alternador é Bosch e seu regulador de tensão é externo. Para trocar, não precisa nem remover o alternador do carro.
Abs,
Carlos Freire
Carlos,
Acabei de fazer o procedimento que me orientou. Com a ajuda do meu filho e usando um multímetro digital, com motor quente funcionando, faróis e desembaçador ligados medimos primeiramente a tensão da bateria e o resultado foi: 13:41 e logo passamos a ponteira negativa para o aterramento na carroceria e o resultado foi: 13:42. E aí? Está dentro dos parâmetros? Durante este teste observamos que a ventoinha armou com o ponteiro exatamente no meio da escala e quando chegou em + ou- em 1/4 desarmou.
Obrigado pelas dicas.
Abs.
Juarez Oliveira.
2º Dono do Tubarão Azul + cobiçado da cidade!!!
94 -GL -2.0 - Gasolina. DE, TE, AL, Freios a Disco nas 4 rodas etc.
Montes Claros - MG.
Acabei de fazer o procedimento que me orientou. Com a ajuda do meu filho e usando um multímetro digital, com motor quente funcionando, faróis e desembaçador ligados medimos primeiramente a tensão da bateria e o resultado foi: 13:41 e logo passamos a ponteira negativa para o aterramento na carroceria e o resultado foi: 13:42. E aí? Está dentro dos parâmetros? Durante este teste observamos que a ventoinha armou com o ponteiro exatamente no meio da escala e quando chegou em + ou- em 1/4 desarmou.
Juarez,
essa é a condição normal. Já sabemos que o aterramento entre motor e carroceria está normal.
Acabei de fazer o procedimento que me orientou. Com a ajuda do meu filho e usando um multímetro digital, com motor quente funcionando, faróis e desembaçador ligados medimos primeiramente a tensão da bateria e o resultado foi: 13:41 e logo passamos a ponteira negativa para o aterramento na carroceria e o resultado foi: 13:42. E aí? Está dentro dos parâmetros? Durante este teste observamos que a ventoinha armou com o ponteiro exatamente no meio da escala e quando chegou em + ou- em 1/4 desarmou.
Juarez,
essa é a condição normal. Já sabemos que o aterramento entre motor e carroceria está normal.
Abs,
Carlos Freire
Carlos,
Aproveitando o nosso papo sobre o motor do monza, gostaria de saber se posso lavar o motor sem maiores problemas. Adquiri este carro no meio do ano passado e até agora nunca o lavei. Tenho vontade de fazê-lo mas me disseram que não é aconselhável. Como vc é um expert em monzas, queria as suas dicas em relação a isso. Ficaria muito agradecido em uma resposta sua.
Abs.
Juarez.
2º Dono do Tubarão Azul + cobiçado da cidade!!!
94 -GL -2.0 - Gasolina. DE, TE, AL, Freios a Disco nas 4 rodas etc.
Montes Claros - MG.