Muitas passoas, inclusive alguns profissionais pensam que é bom o motor funcionar mais frio. Puro engano. Com a temperatura de projeto da maquina, garantida pela válvula termostática, as folgas entre as peças moveis do motor ficam dentro das tolerancias de projeto da máquina graças à dilatação causada pelo auquecimento controlado.tonius escreveu:Uma equipe de engenheiros decidiu pelo uso da válvula termostática na fase de projeto do automóvel. Essa válvula não deve ser removida. Só em caso de defeito na válvula em uma estrada ela pode ser removida.As possibiladades de defeito são mínimas, não existem componentes criticos nela, somente molas com diferentes coeficientes de dilatação que não se alteram com o uso. Essa válvula garante uma temperatura uniforme e ideal para o funcionamento do motor independente da temperatura ambiente.
Votem se é ou não bom retirar a válvula Termostática!
Re: Votem se é ou não bom retirar a válvula Termostática!
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Antes de fazer o motor do meu 85, tive queima da junta do cabeçote por tres vezes, ponteiro no meio do marcador, mas se ela a valvula não funcionar, meu amigo, taí o preju!!!, fiquei tão traumatizado com isso, que agora que fiz o motor o proprio mecanico me aconselhou a deixar sem, principalmente no verão, resultado: para mim não houve diferença , o motor esquenta rápido, o ponteiro ao chegar proximo do meio e aciona a ventoinha, anda bem , não tenho reclamação, agora não é a valvula termostática só que vai fazer os nossos carros ficarem aquela economia, todos sabemos que eles com valvula ou sem , só isso é que não é a veradeira culpada pelas economia, prefiro deixar sem ela!!!!>
Aproveitando o assunto em discussão, gostaria de saber qual é o código da válvula termostática que é utilizada no monza 95/95 GLS à gasolina, EFI.
Gostaria também, de relatar o que acontece com o sistema de arrefecimento de meu veículo (o monza 95/95 à gasolina gls) e peço opiniões, caso vocês achem que seja realmente um problema.
Na cidade, após dar partida, com a temperatura ambiente em torno de 25°, só depois de uns 30 minutos é que ele atinge o meio do marcador de temperatura.
Já na estrada, tando à noite, quanto de dia, dirigindo a uma velaocidade de 80 a 110 Km/h ele passa só um pouquinho da marca azul do marcador de temperatura.
Outro detalhe é que a cada 15 dias tenho que completar o líquido de arrefecimento em + ou - 50 ml (será que é normal).
Agradeço àqueles monzeiros que se interessarem e emitir suas opiniões.
Abcs
Zé Geraldo
Gostaria também, de relatar o que acontece com o sistema de arrefecimento de meu veículo (o monza 95/95 à gasolina gls) e peço opiniões, caso vocês achem que seja realmente um problema.
Na cidade, após dar partida, com a temperatura ambiente em torno de 25°, só depois de uns 30 minutos é que ele atinge o meio do marcador de temperatura.
Já na estrada, tando à noite, quanto de dia, dirigindo a uma velaocidade de 80 a 110 Km/h ele passa só um pouquinho da marca azul do marcador de temperatura.
Outro detalhe é que a cada 15 dias tenho que completar o líquido de arrefecimento em + ou - 50 ml (será que é normal).
Agradeço àqueles monzeiros que se interessarem e emitir suas opiniões.
Abcs
Zé Geraldo
- agapitomarcos
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
o meu também, um sl/e 90, na estrada a noite, o ponteiro só passa um pouquinho da faixa azul. mesmo dentro da cidade em dias quentes(e olha q aqui em Goiania é quente mesmo),o ponteiro nao chega no meio.
Marcos Agapito
SL/E 2.0 GASOLINA ANO 90
SL/E 2.0 GASOLINA ANO 90