CAI + 4x1 daria resultado?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CAI + 4x1 daria resultado?

Mensagem não lida por gleidson »

Rafaelo tu que é da area me diga:
um 4x1 de marca boa, bem feitinho.
custa uns 280 reais mesmo ou eu vi por um preço de roubo no ml? de inox é melhor ?
MONZEIROS DE GUARULHOS !

Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

boa marca é dificil pq é confeccionado manualmente sem intervenção de fabricar propria. entao se for comprar um faça uma pesquisa de qual é o material usado,qual a espessura da parede do tubo, se é soldado com TIG,MIG-MAG,MMA se é bem projetado em fim... só dae descide comprar. os valores sao esses mesmo 250 a 450 em aço carbono comum.

inox é algo a parte, muito caro mas que traz otimos resultados e o ganho de desempenho em um sistema de inox é muito maior especialmente se ele for sobrealimentado. o sistema inox só tem ponto positivo o unico negativo é seu preço.

- opção de alma polida
- pessimo condutor termico :D sim oque é ruim é bom, irradia menos calor em volta, so se concentrando dentro.
- melhor resistencia a altas temperatura
- nao enferruja
- esteticamente muito bunito
- menos fricção dos rolos de gases por dentro por nao tem ponto de custura e a superficie é mais lisa que o aço carbono especialmente se a alma dele for polida.

mas estamos falando de mais de 1000 reais só o coletor pronto, o sistema ate a saida com silenciadores inox, juntas, e canos 2 1/2" nao baixa de 2500,00
Editado pela última vez por Rafaelo em 19 Nov 2011, 01:10, em um total de 2 vezes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por gleidson »

beleza cara :smt038 dicas muito preciosas!!!
acho que num futuro pouco perto, vou dar uma trabalhada no escape, filtro e carbura do meu monza, talvez um comandinho tambem mas é plano pro futuro,
nossa o inox é muito bom mesmo!!!!! pena ser caro :(

depois vou te perguntar muito mais sobre veneno :smt023
muito obrigado :smt023
MONZEIROS DE GUARULHOS !

Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

chrisbergamo escreveu:Nāo preciso fazer o controlar mas ja ouvi dizer que ar quente e melhor pra queima, enquanto aqui no forum o pessoal fala o contrario. O motor ap do carro do meu irmao por exemplo tem um tubo para captar ar quente do escape para jogar junto ao filtro de ar, e olha que o motor e a gasolina. Agradeco a ajuda de todos. Obrigado.
Acara o ar quente é totalmente ruim para o motor, pois quanto mais quente o ar, mais espaço ele ocupara, ou seja menos denso, e quanto mais frio mais denso ele fica e ocupara menor espaço, ou seja quanto mais frio voce "injeta" no cilindro consequentemente vc "injeta" maior volume de ar, e quanto mais volume de ar, melhor é a queima do combustivel e melhor oo rendimento e aproveitamento do mesmo.
E cara o turbo não serve pra jogar ar quente não. Vou explicar a grosso modo como é um turbo.

O Turbo Compressor, possui um eixo que interliga duas "caixas" onde cada uma tem uma turbina, como se fossem helices, a caixa tem forma de caracol para aproveitar a helice. Uma das caixas é a que gera força, e a outra aproveita essa força mandando mais ar na admissão, as duas helices das duas caixas são ligadas no mesmo eixo obviamente, para gerar essa compressão de ar, a caixa "quente" é interligada na saida de escape, ou seja o ar que sai do motor gira a helice da caixa quente, que através do eixo gira a helice da caixa fria que está por sua vez manda ar pra dentro do cilindro. Chama-se caixa quente pois todos sabemos que o ar que sai do motor é quente, e a caixa fria porque ela manda ar frio dentro do motor. Então quanto mais ar passar pela caixa quente, mais ar vai pra dentro, ou seja, o Turbo "aproveita" o escape para gerar uma SOBREALIMENTAÇÃO, por este motivo que os motores turbinados normalmente trabalham em alto giro, pois enchem as turbinas mais facilmente, pois dependendo do tamanho da turbina se andar em baixo giro ela nem funciona, ou seja o motor ira trabalhar como se nem tivesse turbo, e se a turbina for pequena demais ela vai beneficiar somente os baixos giros não tendo ação nenhuma depois de carregada, ou seja em giros altos ela não tera efeito também. O turbo normalmente é escolhido de acordo com a curva de torque de cada motor e dependendo também do que o dono do carro pretende.
Agora o sistema compressor, aproveita a correia dentada do motor para injetar mais ar dentro do motor, a vantagem é que ele atua em toda a faixa de giro, garante muito torque em baixo giro, fora que o acerto é bem mais simples, e não precisa de escape preparado, fora que por não precisar do escape o ar é mais frio ainda que no turbo comum, pois o calor da caixa quente pode passar para a caixa fria e isso prejudica o desempenho, muitos carros tem a turbina refrigerada a óleo como a ex parati do malagoli justamente para evitar que isso aconteça.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

esqueci de falar quando falamos de 4X1 nao nescessariamente vai aumentar o barulho, isso é muito comum de acontecer quem planeja de um forma errada. pode-se colocar um coletor 4X1 com silenciadores originais sem alterar o ronco, mas vale lembrar que o ganho da potencia será menor. entao pra melhor se deve por um silenciador menos restritivo no intermediario tirando o original. e só na ponteira se deixa o original. nesse caso o ronco será mais forte mas nao a ponto de se encomodar os outros.

é sempre nessa ordem que se deve melhorar o fluxo...

coletor motor: coletor dimensionado 4X1 onde a velocidade do fluxo é altissima nessa area. alta prioridade
silencioso intermediario: 'esportivo' onde o fluxo ainda é rapido se deve deixar mais solto. media prioridade
silencioso ponteira: fluxo é lento. baixa prioridade

como o silencioso da ponteira é de fluxo lento nao faz sentido deixar um 'silencioso' esportivo(baixa restrição) no quesito potencia a nao ser que seja um sobrealimentado forte.

isso ae gleidson da um upgrade nesse motor, duvida localizada é so manda MP. cara inox é INOX muita gente acha que é bobagem mas nao é, o poder de suportar mais calorias que o aço carbono, durabilidade a corroção é muito alta. que um exemplo pra quem tem turbo isso é a maravilha da engenharia, como ele suporta mais caloria a tubulação vai durar mais, acaba aumentando a vida util da turbina, o rolo de gas quente sai mais rapido deixando a turbina mais fria. muita gente alem do inox manda da um banho de ceramica pra rolar mais facil os gases superaquecidos.

esse tipo de inox especialmente o 304L se usa pra conduzir acido sulfurico ou aqua salgada :lol: nao enferruja nunca. eu to loko pra começar a montar no meu vo fabricar desde o coletor ate a ponteira em inox. so falta os reais pro material.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Só pra reforçar a ideia que o inox aguenta muita temperatura, eu trabalho com equipamentos que controlam fornos de tratamento térmico, e o sensor que faz a leitura da porcentagem de carbono que está sendo tratada nas peças dentro do forno se parece com um bastão e tem 60cm desde a rosca até a ponta, e o tubo externo para ter resistencia mecanica, é de inox, com alto teor de niquel, meu chefe atua nesta area desde 1974, ele instalou e deu start em muitos fornos de empresas do ramo automotivo, uma delas é a BOSH. Os sensores são importados, os fornos trabalham a temperaturas de 800 à 950°C para um metal isso é muita coisa, mas o inox se não me engano se funde a uma temperatura muito superior a isso... inox aguenta muito, mesmo os mais "sem vergonha".
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Por isso que eu amo meu paisão! HAHAHA Cheio de inox na firma... Um dia ainda faço o escape inteiro do Monza em inox também!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por chrisbergamo »

É por isso que eu amo este fórum! Hehehe enfim!
Muito obrigado pelas explicações galera, bem vamos lá, meu carburador acabou de ser refeito, então, teoricamente o mecanismo a vacuo do segundo estágio, é pra estar funcionando, sei lá, vai ver sou eu é que estou mal acostumado com o Monza alcool EFI 2.0 do meu pai e to achando que o motor tá amarrado.
De qualquer maneira, acho que vou partir pro acionamento mecânico do segundo estagio do meu 2e7.
Assim, tendo certeza que o segundo estágio está OK, instalando um CAI e fazendo o esquema de coletor de escape 4x1 mais escape esportivo, sem incomodar demais a vizinhança, devo ter meus desejados 10cv a mais sem precisar abrir o motor por enquanto. Vou começar a planejar então um escape menos restritivo.

Agora começa a procura por peças, gostaria por gentileza que os amigos analizassem para mim estas peças a venda no Mercado Livre:
Coletor 4x1, achei estas duas opções
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... panema-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kadett-_JM

E achei este Kit de Cold Air Intake
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tuning-_JM

O CAI se diz universal.

Podem dar uma olhada para mim? Aceito recomendações de outras marcas ou fabricantes.

Muito obrigado galera.
Responder