BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por DÉCO »

.
BOAS NOTICIAS :D Só pra variar, o mestre Rafaelo acertou.

Pesquisei (mais ainda) estudei eu e mais amigos, creditos para eles tambem : Fabio auto eletrica e Oscar auto eletrica :smt023

A nossa caixa de igniçao recebe alimentaçao pós chave por um fio resitivo, retirei ele :smt021 . para melhorar a alimentaçao da bobina.
com o fio resistivo ela é alimentada com aprox 11v,(até menos, nao sei ) sem ele a alimentaçao estava em quase 14v :shock: o que causava sobrecarga no sistema e consequente super aquecimento. Fui atraz do fio resistivo ou um resistor (acho q é esse nome) NAO ACHEI. Peguei uma resistencia de ventoinha de a/c instalei e ... YES !!! 11,3 v , com o motor ligado.
A temperatura abaixou muito, sendo possivel agora tocar na bobina e o modulo fica apenas "morno" . Nao percebi perda significativa no desempenho do carro, na verdade nao vi nenhuma.

CONCLUSAO : Os proprios eletricistas informaram que em alguns carros é removido o fio resistivo. Na bobina normal isso nao impacta muito, mas na MI nao pode . Ta aí a explicaçao por que alguns carros funciona bem e outros nao : nos que nao funcionam, deve estar sem este fio ... (o Rafaelo acertou, o erro era de ligaçao)
Na verdade eu tirei ele para alimentar melhor a bobina (14v) nao pode.
como nao tenho mais o fio resistivo, nao sei qual a alimentaçao exata atraves dele, (quanto maior melhor, sem ultrapassar o limite que apatentemente é de 11,3) seria legal alguem medir com multimetro quanto chega no módulo com o fio resistivo original.

Continua em testes, segunda, vou medir de novo com termômetro infravermelho, c tudo continuar ok, ja vou preparar o passo a passo (que alias, é muito simples). :D
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Já que você disse que tem acesso, eu ainda queria ver se um dia você ligava o osciloscópio para medir os números da ignição original vs bobina Mi...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

qual a marca da bobina que esta usando? bobina bosch é a unica que presta, o resto esquenta muito a ponto de falhar.

outra coisa, 11.4v é baixo demais e vai perder rendimento assim, essa resistencia que vem nesse negocio nao é pra bobina plastica. o correto é deixar trabalhar em 13 ~ 13,5v ja que as bobina plastica nao usam resistencia...

ah nao sei se te falaram, mais nao pode deixar a igniçao ligada :smt023 esse sistema antigo deixa carregada a bobina sempre esquentando ela e consumindo.

hoje em dia os driver de ignição so carregam a bobina quando tem sinal de rotaçao. mais o teu e antigo carburador e usa esse sistema, entao ja sabe, so liga a igniçao quando for usar o carro se deixar ligado pode explodir tudo rsrsrs
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Eu achava que somente os mais antigos, com platinado, corriam este risco.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:Eu achava que somente os mais antigos, com platinado, corriam este risco.
nao, no eletronico tb, conheço uns 3(2 interno e 1 externo) casos de explosao de bobina asfaltica por deixar ela acionada a igniçao por longos períodos(tem que ser bastante tempo ate aquecer a ponto de estourar o isolante). inclusive aqui no forum tem pelo menos 2 que lembro, piche pra todo lado. no caso da plastica ela so queima, ja que nao tem isolamento piche. porem nos adaptados como é o caso do Deco pode acontecer agora... ele so mudou a bobina, mais o sistema continua o mesmo.

ja nos IE nao acontece isso e explico abaixo.

quem tem seu monza carburador é so verificar a temperatura antes e depois com a igniçao muito tempo ligada é notorio. pelo multimetro tb se nota a tensao cair antes e depois do acionamento da igniçao... vale lembrar que ela nao dispara centelha alguma, e sim fica energizada(carrega) quando a queda da tensao no chaveamento ae sim a um disparo, antes disso fica carregada esquentando e esquentando...

hoje quem informa o chaveamento é a CPU(IE) no nivel logico 0-5v(0-1) ao transistor IBGT(onde ta ligado a bobina), antigamente no platinado tb ocorria, mais na igniçao antigo bosch(dos carburados) tb acontece, ja que o sensor VR de rotaçao do motor sempre esta "acoplado ao sistema" e sempre esta em um campo magnetico ou norte ou sul. quando ocorre a inversao de campo desse sensor(rpm) é que sai o disparo.

sei que nao tem a ver com o tema mais serve como conhecimento, nas IE digital com igniçao interno é preciso dar pelo menos 360° pra começar a disparar centelha. antes disso fica tudo em stand by com a ignição off, mesmo com a chave ligada o consumo é 0... no meu motor N20XF que usa bobina dupla plastica é assim, a ECU(megasquirt e outras) nao enviam informação a bobina ate que ela de pelo menos 360° de giro do motor pra pegar sincronismo na roda fonica. bem seguro isso.

o monza multec 700 tem a mesma arquitetura, a unica diferença que la precisa 360° no distribuidor, ao invez da roda fonica dos modernos. porem a função é mesma. chave ignição ligada = consumo 0,bobina off...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Boa noite amigos !!

500 EF : o meu conhecido que tem osciloscópio demonstrou pouco interesse quando pedi para usa-lo - deixei quieto - :smt010 tambem tinha muito interesse nos n°s

RAFAELO : voce poderia dar uma olhada na minha mensagem do dia 26 de agosto, lá coloquei parâmetros técnicos (que nao conheço bem) e nao obtive resposta de ninguem que aparentasse ter conhecimento profundo do assunto, entao fui me virando atraves de tentativa e erro .
Minha bobina é BOSCH nova modelo F000 ZSO 105 - 9220081504, 2 pinos.

DESCOBRI que a bobina asfaltica "explode" c deixar a chave ligada, nos anos 80 quando estava namorando dentro do carro, a noite, um calor infernal e deixei a chave do Del Rey ligada para acionar o ventilador do carro e a minha explodiu (nao ouvi o barulho, tava ocupado) espirou pixe no cofre todo do carro :lol: (ta bom só isso, a historia é longa)

Minha bobina esta alimentada positivo ( + ), pós chave original do carro, que com ele ligado gera exatamente 13,5 v .
A alimentaçao negativa vem do meu módulo de igniçao, ligaçao original que por sua vez, é alimentado por aprox 10v( vou ler no monza SR do Fabio, e passo o valor exato) atraves de fio resistivo original (preto, emborrachado).

O PROBLEMA foi que retirei :smt021 o fio resistivo e joguei fora e tive que ir atraz de outro, como nao achei, coloquei a resistencia.(provisório, vou arrumar o fio resistivo)
Acabou o "excesso" de temperatura.(comparei a temperatura da minha bobina com a do monza EFI original, de uma amiga, e estava igual - bem quente - )
Espero ter sido mais claro :smt023 (nao estou sendo irônico hein !)
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

AH!! quase que esqueço, Rafaelo, muito obrigado pela aula sobre sistemas de igniçao modernos !!
Rafaelo
MODERADOR

tranquilo Deco, é realmente elas explodem nesse antigo sistema.

esses dados nao dizem muita coisa, nao sao conclusivos... oque eu gostaria de saber qual é a tensao de trabalho dela e isso nao sei ate hoje. legal, a bosch é bastante fiel no enrolamento.
Trancado