Adaptar valvula de ar quente do vectras B
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Meu Monza esquentava bastante na região dos pés. Talvez por ser um Class, que é baseado no Monza SL, ou seja, meio pobre em acabamentos.
Até dá para adaptar a válvula do ar quente do Vectra. Mas tem que confirmar se a água fica circulando permanentemente quando o motor está em funcionamento (acredito que sim). Neste caso, tem que colocar uma válvula de 3 vias.
Mas o "mais maior" problema é achar esse sistema de mangueiras. Simplesmente não existem mais!
Até dá para adaptar a válvula do ar quente do Vectra. Mas tem que confirmar se a água fica circulando permanentemente quando o motor está em funcionamento (acredito que sim). Neste caso, tem que colocar uma válvula de 3 vias.
Mas o "mais maior" problema é achar esse sistema de mangueiras. Simplesmente não existem mais!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17873
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Deveria ter algum problema com caixa de ventilação, porta que não fecha ou não veda corretamente ou na parede corta fogo tem algum buraco de passagem de cabos ou fios sem o tampão causando o sintoma.Meu Monza esquentava bastante na região dos pés. Talvez por ser um Class, que é baseado no Monza SL, ou seja, meio pobre em acabamentos.
O problema de ter pouco acabamento não causa o sintoma.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Professor, eu nunca averiguei o que acontecia no meu carro. Só sei que se rodasse sem AC, esquentava bastante. Eu não sei se era questão da portinhola não fechando corretamente pois, se não me engano, o ar quente estava isolado.
Como vc sabe, infelizmente fiquei pouco tempo com o Monza. Não deu tempo de verificar "nas entranhas" o que acontecia com o carro.
Como vc sabe, infelizmente fiquei pouco tempo com o Monza. Não deu tempo de verificar "nas entranhas" o que acontecia com o carro.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Zé Leal,
Creio que seu problema, idem ao que acontecia no seu irmão Class que tive, e que se repete no atual Classic, é a coifa da haste da seletora de marchas que atravessa o painel corta fogo. Com o tempo, más regulagens nas mãos dos mexânicos e fadiga do material, essa coifa se solta ou se rompe, fazendo o calor do motor passar por essa "entranha" (
) e dando a sensação de que é o aquecedor com problemas.
Abraço!
Robson Lott
Creio que seu problema, idem ao que acontecia no seu irmão Class que tive, e que se repete no atual Classic, é a coifa da haste da seletora de marchas que atravessa o painel corta fogo. Com o tempo, más regulagens nas mãos dos mexânicos e fadiga do material, essa coifa se solta ou se rompe, fazendo o calor do motor passar por essa "entranha" (

Abraço!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- JUCELIO
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 83
- Registrado em: 15 Mar 2013, 02:09
- Cidade: Carapicuiba
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
No antigo Vectra clube, tinha um tópico dedicado a esse problema do vectra-A. Um dos usuários fez um tipo de isolamento térmico lá que parece ter amenizado bastante, mas não solucionou definitivamente. A questão da passagem de ar do cofre para o habitáculo também existe, é um defeito comum em GMs que usam esse sistema de varão. A coifa do varão lá na frente costuma sair, mas no meu caso eu fiz o sistema recentemente e troquei tudo e ela estava firme. Minha próxima upgrade alí vai ser para o sistema de cabos porque esse sistema de varão desgasta rapidamente as peças do trabulador desse carro, isso porque no meu caso sempre deixo bem justinho.Robson Lott escreveu:Zé Leal,
Creio que seu problema, idem ao que acontecia no seu irmão Class que tive, e que se repete no atual Classic, é a coifa da haste da seletora de marchas que atravessa o painel corta fogo. Com o tempo, más regulagens nas mãos dos mexânicos e fadiga do material, essa coifa se solta ou se rompe, fazendo o calor do motor passar por essa "entranha" () e dando a sensação de que é o aquecedor com problemas.
Abraço!
Robson Lott
Mas voltando ao assunto, a questão das mangueiras não são problema, acha sim facilmente porque os GMs ainda usam isso. Minha dúvida maior era a respeito do acionamento padrão do sistema, pois não sei exatamente como funciona essa valvula.
Considerando por exemplo que a valvula feche por padrão ou funcione ao ligar o veículo usando o sistema de vácuo que já tem no carro, em qual momento ela abre se eu for usar o ar quente por exemplo? eis a questão.






Vectra CD 1994/95 8v C20NE
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Então, Jucelio... Mas no caso do Monza, concordo com o Carlos Freire. Creio que não temos tanto problema de aquecimento excessivo na região dos pés com o sistema de aquecimento do habitáciulo dentro dos conformes. Os únicos momentos que percebi isso no meus Monzas, foi no Class em que a coifa estava detonada, e no Classic, que desencaixou e tem um pequeno rasgo, que mesmo assim, quando encaixei de volta, percebi que o aquecimento daquela região é natural e não incomoda/esquenta o habitáculo.
Já no Vectra-A, realmente a história é outra. Vejo que vc possui um desse, e eu tb já tive um (que hj é do nosso amigo Malagoli) e, em viagens e uso diário, percebi que é meio ineficiente o sistema de vedação do ar quente, aquecendo o habitáculo mais que o normal, fazendo necessário esse tipo de isolamento térmico.
No Monza <1993 o varão fica no assoalho, daí a seletora "fura" o assoalho ao invés da corta-fogo, e tive um Monza (SL/E 1988) que era com esse sistema. Ele era também problemático, mas o calor não invadia os pés, e sim os cotovelos!
Quando me dei conta, tanto a coifa que fica no assoalho, quanto a do freio de mão estavam detonadas. Dei um jeito, consertei, e ficou ótimo!
Vooooooltando à questão (
) , vejo que o sistema do Monza deveria ser adaptado de 2 (ou uma das 2) maneiras pra fazer o controle dessa válvula: Ou por vácuo (no caso dos com ar/condicionado, derivando uma saída na mangueira que abre a portinhola inferior do sistema ao colocar a seletora em "aquecimento", ou por cabos, ao deslizar a seletora de temperatura pra "quente" (quadrado vermelho) e a ação do cabo acionar de alguma maneira essa valvula.
Tal como o Carlos Freire mencionou também, creio que o uso dessa válvula no Monza não seria tão adequado. 1o. pq originalmente e em bom estado, o sistema veda o aquecimento bem (quando colocamos em "frio" (ou quadrado azul). E segundo que, ao andar 90% das vezes com ele em Frio, a válvula estaria fechada, fazendo com que a água parada no radiador crie com o tempo oxidação e retrabalho, pois esse radiador não foi feito pra suportar a água parada, mesmo com aditivos em toda sua vida útil. - Digo isso, por pensar que um sistema originalmente projetado pra se ter a válvula, teria o radiador mais resistente, com o intuito de suportar a água com aditivo em toda sua vida útil, na maioria do tempo, parada!
Abraços,
Robson Lott
Já no Vectra-A, realmente a história é outra. Vejo que vc possui um desse, e eu tb já tive um (que hj é do nosso amigo Malagoli) e, em viagens e uso diário, percebi que é meio ineficiente o sistema de vedação do ar quente, aquecendo o habitáculo mais que o normal, fazendo necessário esse tipo de isolamento térmico.
No Monza <1993 o varão fica no assoalho, daí a seletora "fura" o assoalho ao invés da corta-fogo, e tive um Monza (SL/E 1988) que era com esse sistema. Ele era também problemático, mas o calor não invadia os pés, e sim os cotovelos!

Vooooooltando à questão (

Tal como o Carlos Freire mencionou também, creio que o uso dessa válvula no Monza não seria tão adequado. 1o. pq originalmente e em bom estado, o sistema veda o aquecimento bem (quando colocamos em "frio" (ou quadrado azul). E segundo que, ao andar 90% das vezes com ele em Frio, a válvula estaria fechada, fazendo com que a água parada no radiador crie com o tempo oxidação e retrabalho, pois esse radiador não foi feito pra suportar a água parada, mesmo com aditivos em toda sua vida útil. - Digo isso, por pensar que um sistema originalmente projetado pra se ter a válvula, teria o radiador mais resistente, com o intuito de suportar a água com aditivo em toda sua vida útil, na maioria do tempo, parada!

Abraços,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Robson, sobre a coifa, pode ser sim o problema que o Monza tinha, já que ele foi mal cuidado.
Sobre o acionamento da válvula, é por vácuo mesmo. A solução para o acionamento poderia ser copiada do Classic: um micro switch no pé da alavanca, que controlaria um relé para acionar uma válvula solenóide e essa deixa passar o vácuo para a válvula do ar quente. Se não me engano, no sistema do Vectra ao acionar o ar quente, corta o fornecimento de vácuo.
Sobre o acionamento da válvula, é por vácuo mesmo. A solução para o acionamento poderia ser copiada do Classic: um micro switch no pé da alavanca, que controlaria um relé para acionar uma válvula solenóide e essa deixa passar o vácuo para a válvula do ar quente. Se não me engano, no sistema do Vectra ao acionar o ar quente, corta o fornecimento de vácuo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- JUCELIO
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 83
- Registrado em: 15 Mar 2013, 02:09
- Cidade: Carapicuiba
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Adaptar valvula de ar quente do vectras B
Então Robson, na verdade não é só o calor nos pés. O próprio ar é prejudicado.Robson Lott escreveu:
Já no Vectra-A, realmente a história é outra. Vejo que vc possui um desse, e eu tb já tive um (que hj é do nosso amigo Malagoli) e, em viagens e uso diário, percebi que é meio ineficiente o sistema de vedação do ar quente, aquecendo o habitáculo mais que o normal, fazendo necessário esse tipo de isolamento térmico
Meu ar condicionado no momento não está funcionando, mas quando funcionava também era bastante prejudicado, e até o ar comum, porque ali acontece o seguinte: O ar que é puxado de fora, passa na colmeia do aquecedor e sai no painel (nas aberturas comuns).
Porem, se você roda 40 km num dia que a temperatura está 30 graus, alem do calor lá de fora onde o ar vem quente, ele ainda é um pouco mais aquecido pela colmeia (que estará quente com a água que vem do motor e passa por alí) ou seja, isso tudo desconsiderando que o ar quente esteja ligado! Se ligar, acho que dá até para usar como secadora de roupas! ahuahuahue
Vectra CD 1994/95 8v C20NE