Concordo com vc em número, gênero e grau, Jucélio! E já passei por poucas e boas com meu ex-Vectra A em uma viagem que fiz com meu pai e minha mudança pro Equador. Ao passar o Mato Grosso e subir para o norte do Brasil foi o A/C na velocidade 4 e sem tocar o dedo no ajuste de temperatura, senão ficávamos fritos e assados!
Abração!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
Robson Lott escreveu:Concordo com vc em número, gênero e grau, Jucélio! E já passei por poucas e boas com meu ex-Vectra A em uma viagem que fiz com meu pai e minha mudança pro Equador. Ao passar o Mato Grosso e subir para o norte do Brasil foi o A/C na velocidade 4 e sem tocar o dedo no ajuste de temperatura, senão ficávamos fritos e assados!
Abração!
Robson Lott
Pois é Robson...a solução aí ou é migrar para uma upgrade com esse tipo de valvula ou desabilitar a entrada de agua fazendo uma ligação direta lá na frente.
Eu gosto muito do carro... não tenho problemas com ele... mas esse aí vale por qualquer outro ou soma de vários kkk
Bom... Já fui para Cuiabá, Rio de Janeiro, interior de São Paulo... Lugares muito quente... A duas semanas estava no interior de São Paulo (Birigui), onde na sobra estava 40ºC. Todas as vezes nessas cidades e outras, até mesmo aqui na capital paulista, mesmo em trânsito, o A/C funcionou muito bem, dando conta de resfriar a cabine, bem como o sistema de arrefecimento dando conta de resfriar o motor.
É fato que se parar o motor, poucos minutos depois sai ar quente dos difusores, principalmente se a porta de entrada de ar externo tiver aberta. Mas em poucos segundos com A/C ligado já começa resfriar.
Para mim, a parte ruim do sistema da caixa de ventilação do Monza com A/C é quando está frio ou chovendo. É ligar a ventilação e quase que no mesmo instante embaça todos os vidros. Ao ligar o A/C também desembaça no mesmo instante e, se tiver frio é só controlar a temperatura com ar quente.
Para mim, o ar quente é outro item importante, pois assim que pegamos calor nessa época do ano, pego frio no inverno, principalmente em viagens de madrugada. Uso muito também esse recurso.
Por outro lado, essa adaptação que pretendem fazer pode até melhorar o calor ao ligar o motor depois de quente e essa parte de embaçar os vidros ao ligar a ventilação. Mas acompanhando o dia a dia das oficinas mecânicas de amigos, vejo o alto índice de problemas com essas válvulas de ar quente, que quebram com facilidade e também provocam vazamentos.
No meu caso, não vejo vantagem em fazer alteração no sistema que está funcionando bem e não dá problema, pelo menos de forma que incomode para adaptar um sistema que sei que dura e é problemático.
O comportamento e forma de utilização do ar condicionado do meu Monza é EXATAMENTE como vc comentou, e com as mesmíssimas observações e comentários seus! Nem vou incluir nada mais sobre essa questão.
Agora, sobre o uso da válvula, mesmo vendo algo interessante a se fazer e palpitando na forma de acionamento da mesma, penso que para o Monza, pode ser Class, pode ser GLS, pode ser Classic, se tudo está nos conformes, concordo com vc que não há necessidade de adaptar nada, pois não há incômodo ou "falhas no projeto" que justifique.
Inclusive, reitero meu comentário anterior de que, uma vez projetado pra funcionar sem válvula (fluxo de água direto), uma vez colocando ela, me parece que o radiador de ar quente vai ficar MUITO mais vulnerável à oxidação do que da maneira original.
Abraços,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
O radiador é de alumínio. Os tubos eu não sei, deve ser latão ou algo do tipo, mas podem ser substituídos por mangueiras também
Lá no começo quando eu citei o tópico do antigo Vectra clube, justamente foram usadas mangueiras no projeto , porque alem do isolamento com alumínio, foi trocado o radiador por um da D20 se não me engano, pois o doVectra-A não se achava disponível e esse não vem com os tubos de metal que vão até o cofre. Então, no lugar desses foram usadas mangueiras para água quente.
Bom, eu refleti sobre o assunto e cheguei a conclusão que AR QUENTE não vale esse investimento, considerando o clima que temos (aqui em S.P ao menos)
Então, resolvi fazer o seguinte, vou eliminar completamente o sistema de ar quente
Comprei um tubo de fluxo de água aplicável aos monzas sem ar quente e a mangueira correspondente.
Solução mais barata e limpa para resolver o problema sem ter que emendar mangueiras, como o pessoal normalmente faz ali na região emendando a mangueira de alimentação e retorno do radiador de ar quente usando um niple.
Sim, vai ser um experimento que é totalmente reversível. Vou aproveitar que vou trocar aditivo do radiador para experimentar isso. Qualquer coisa é só colocar de volta na próxima vez.