AGUA DE TORNEIRA !!! O QUE ELA FAZ ?? !!!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

AGUA DE TORNEIRA !!! O QUE ELA FAZ ?? !!!

Mensagem não lida por dutra s a »

isso mesmo meus guerreiros, como vao !

vou mostrar aqui o que a agua de torneira em quase 5 anos faz com uma bomba de agua ORIGINAL GM pois foi eu quem comprou e na época me custou 360 réis e veio com a caixa lacrada pela gm e com rotor de ferro e nesse tempo apenas 1 vez usei aditivo e diluido bem a 4 anos atraz , pois bem ela ainda funcionava bem mesmo no estado em que esta abaixo mas chegou a hora dela pois o seu furinho de alerta deu seua viso chegu a hora de trocar toda a a bomba

e acreditem , o que tambem pode causar com o tensionador da correia dentada devido a situaçao da agua
lembrando isso tudo foi por causa da agua de torneira sendo usada

kkk sei que perguntam , mas o que tem haver o tensionador da dentada diretamente com a agua ????rsrsr seria o fato de vazar e ressecar o tensionador ??? sim pode ser, mas nao foi ,,,alem do que acho que agora a gm pode registrar como um fato historico em meu nome e me dando o titulo de sorteado a fato historico :smt005 :smt005 ,

a nao ser que alguem tenha passado extamante a mesma situaçao :smt005 :smt005 :smt005 pois nem meu mecanio em 20 anos de preparaçao e original viajando o brasil ganhado provas nunca viu ate hoje isso acontecer com nenhum carro

bomba de agua nova/paralela de primeira linha com rotor de metal e a destruida bomba de agua original da gema gm

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

tensionador dayco 8.000 km apos a troca botei um skf

ImagemImagem

isso mesmo , a agua quente com ferrugem quebrou a mola do tensionador , ate ai podem dizer tudo bem ne , e eu digo nao , porque quebrou na dobra do gancho da mola da pontinha onde fica travada na carcaça do suporte e nisso andei cerca de 30 km SEM SABER !!!!!!!,

nao deu medo em ninguem ??? !!! :lol: :lol: isso é facil falar quando nao esta com o tensionador dessa forma a ponto de destensionar e perder o motor , pois isso so foi percebido quando fui fazer a troca da bomba e nisso ao remover o tensionador ele estava travado em sua posiçao de tensao porem se desse uma flambada na correia ele nao iria voltar devido a sua tensao da mola estar inativa e iria ficar ali mesmo sem encostar mais na correia

em resumo pra quem nao entendeu : ao se colocar o tensionador (PENSANDO ESTAR BOM), com uma travinha-pino voce deve força-lo pra baixo pra entao poder colocar a correia dentada e ao soltar a trava a sua tensao automaticamente da o esticamento calibrado na correia , so que o meu ao força-lo pra baixo ele nao voltava e ficala ali ,ao analizar suspeitamos de ter quebrado a mola na parte maior , mas nao ,foi na dobra da pontinha

quero ver quem nao vai ficar com medo depois dessa quando a bomba estourar e jorrar agua pra fora pelo seu furo de alerta , pois a agua quente ao esfriar depois de jorrada na mola do tesnionador destemperou a sua dobra ocasionando a falta de tensao , cuidado gente

sejam bem vindos
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: AGUA DE TORNEIRA !!! O QUE ELA FAZ ?? !!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza GLS 96 que está comigo a 14 anos, quase 15 anos, Já rodei 243.000Km, pois pequei com 30.000km, todos outros carros que tive, carros da família e de amigos que faço manutenção, sempre usei água da torneira no sistema de arrefecimento e mais aditivo de boa qualidade na proporção indicada. Se abrir o sistema de arrefecimento do meu Monza, está bem limpo e sem oxidações. As bomba d'água que foram trocadas do meu Monza, sempre estavam fisicamente em bom estado, sendo defeito de ruídos ou vazamento, mais frequente é ruído e uma vez com impulsor de plástico trincado, única vez que usei Urba e não original GM. Essa durou 5 anos.

Usar água desmineralizada é recomendado? Sim. É bom? Sim, mas a água de torneira não faz isso sozinha e meus carros, da família e de amigos comprovam isso. A não ser que a água da cidade de São Paulo seja diferente das demais localidades, rs!

Vale lembrar que faço limpeza do sistema de arrefecimento uma vez por ano. Da última vez que fiz, troquei o aditivo comum verde para o longa vida vermelho. Esse ainda estou usando como experiência. Desde a última manutenção não vazou uma gota e o nível está do jeito que deixei, como sempre foi com esse carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Dutra,

Se a bomba ficou naquele estado, corroída e cavitada, mantenha o seu alerta para o cabeçote.

Carlos, a água de S. Paulo é diferente da água do litoral, que é diferente da água do interior do Estado, que é diferente de outros Estados, e que é diferente da água de fonte, de poço e da chuva.

Dependendo do local de captação e dos componentes químicos adicionados até a liberação para o consumo vai deixá-la mais ou menos condutiva de eletricidade.

Se o indivíduo que a usar no arrefecimento não neutralizá-la com aditivo orgânico(rosa) ou inorgânico(azul ou verde) na proporção ideal 40/60 e pelo prazo estipulado, (que pode ser avaliado e avalizado pela medição de condutividade para a troca ou não), poderá 'detonar' as galerias do cabeçote na junção com o bloco, onde se dá a corrosão (dois metais diferentes encostados e havendo um meio, o de menor resistência será corroído por efeito galvânico (é o caso da bomba, do cavalete da VT e do cabeçote e por último dos selos do motor)

Editando: Quanto a água deionizada ou desmineralizada (água dura) que é tudo a mesma coisa, pode ser um desperdício pelo preço, por que, tal água ao tomar contato com os resíduos das tubulações de arrefecimento vai extrair os minerais e incorporá-los, deixará de ser deionizada no primeiro momento. Segundo por que não há como 'secar' o sistema antes de adicionar tal água e terceiro se tiver pontos de ferrugem(óxidos de ferro e mais óxidos de alumío) passarão para a água deionizada.

[se tomarem essa água puríssima quase um H2O puro, poderá morrer pois a água retirará da circulação potássio e os demais sais importantes e será descarregado pelo rim e se não socorrido à tempo: saudade de seus amigos]

Há a possibilidade dispendiosa de completar os 7 litros do arrefecimento com água deionizada(R$35,00) e lavá-lo durante um dia por exemplo.
E o melhor aproveitamento desta água no arrefecimento é aditivá-la fora do motor (40/60) retarda o tempo de contaminação com outros sais minerais.

Água filtrada com filtro de eliminação de cloro(carvão ativado) é grátis e mantém com o aditivo uma longa vida, desde que fique de olho na condutividade do líquido e se precisar adicionar perdas que eventualmente saírem pela tampa do reservatório de expansão, (30 a 70 ml) fazê-lo com água aditivada na proporção mantendo a neutralidade do liquido de arrefecimento.

Troquei o liquido do arrefecimento em 27.12.12 estava com 219.625 e hoje está com 226.350 km e a condutividade ainda em 0,18V medidos 2ªfeira pp (o ponto critico é 0,30V e o liquido está verdinho ainda. A recomendação do HiTech que uso é de troca a cada 6 meses. Vou fazê-lo na última semana do ano, já se pagou (R$9,00; paguei mês passado R$10,52 no aguardo para ser utilizado). Já tenho as garrafas pet com água filtrada(15) também no aguardo para lavar e para misturar.

Desculpem-me fazer comentário pessoal, mas é a minha experiência.
Abs
waldir
Editado pela última vez por waldir em 14 Dez 2013, 09:41, em um total de 2 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, há diferenças principalmente de água mineral. Mas quando digo que faço manutenção nos carros da família e amigos, posso dizer que tenho família e amigos no litoral de São Paulo, interior de São Paulo e Mato Grosso. Em nenhum caso passei por isso usando água de torneira.

Lembrando que mencionei na mensagem anterior eu sempre usei e uso aditivo de boa qualidade e na proporção recomendada em todos veículos que faço manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,

não tive a intenção de dizer que o que você faz é certo ou errado. No que você faz certo e suficiente. Respeito quem quer usar água deionizada, mas na minha opinião é desperdício.

Duas semanas atrás a água da torneira aqui no bairro que moro estava leitosa devido neutralizante para equilibrar o PH. Campinas tem alta incidência de cálculos renais. Ou boa parte da população metaboliza e ou somatiza :D cálculos de cálcio ou a água está carregada de oxalato de cálcio.

Há remédios para os dois: :D
Pessoas: ingerir mais água (de boa qualidade e não torneiral) do que estão acostumados, para que não sedimentem nos rins.

Sistema de arrefecimento: água aditivada/neutralizada para evitar formação de óxidos ou efeito galvânico (que tira de um lugar e leva para outro ou deixa na parte baixa do radiador.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dutra s a

gente , dessa vez a prova ta ai , quando troquei a bomba na primeira vez eu botei uma nova como na foto, dai passei a usar agua de torneira de sp/sp que claro possui muito cloro , e ta ai o que ela faz , quem tiver usando apenas agua de torneira de sp , pode escrever ,vai dar na mesma coisa da foto , se isso nao fosse por causa da agua , entao seria porque ? cupins de arrefecimento ???? diabo verde ? acido de bateria ?????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

isso ai foi a agua de torneira , e nao vejo razao de dizer que em outras cidades a agua pode ser melhor ou pior e porisso pode ou nao agredir tanto como nessa minha situaçao, o que deve levar em conta é que esta em contato com metal ,esquenta e esfria , a agua em si é inimiga do metal seja ela de onde for e como estiver

eu fui vendedor de filtros minerais, com carvao ativado etc....., vendia filtros da marca europa na era da colera , sei do que to falando
isso tudo ai é simplesmente a prova do que acontece com uso continuo de apenas agua de torneira ,se eu usasse apenas agua desmineralizada e apenas ela acho que essa bomba iria ter mais tempo de vida ,

se a que tirei ta dessa forma , imagino como deva estar meu bloco rsrsrsr o meu cabeçote irei fazer devido a km e senvergoisse de quem me forneceu o kit de comando de valvulas entao ira pra retifica de qualquer jeito

abs estamos ai
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que o Dutra só quis provar que usar água sem aditivo causa isso, e não com aditivo...

E já vi estudos dizendo que água de torneira, à depender da cidade é claro, não é ruim para nossa saúde... e que existem muitos filtros "milagrosos" no mercado por preços absurdos que não fazem nada além do que os velhos e bons tradicionais filtros de barro com filtro de carvão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
dutra s a

vrsilva escreveu:Acho que o Dutra só quis provar que usar água sem aditivo causa isso, e não com aditivo...

E já vi estudos dizendo que água de torneira, à depender da cidade é claro, não é ruim para nossa saúde... e que existem muitos filtros "milagrosos" no mercado por preços absurdos que não fazem nada além do que os velhos e bons tradicionais filtros de barro com filtro de carvão...

quase isso, eu nao sou muito fa de aditivos pra limpeza , e so usei uma vez e muito diluido quando troquei pela bomba original a 4 anos e ate me lembro que as mangueiras no coletor de admissao começaram a vazar depois que botei o aditivo , pois a cor da agua nao deixava enganar que o aditivo que escorria tava detonando tudo

eu sou da seguinte opniao, pra mim aditivo so se deve usar quando se compra um carro 0km ou quando se faz retifica completa sendo que foi feito banho quimico no bloco , termostatica nova, todas as mangueiras novas com reservatorio e radiador etc,,, em fim tudo limpo, bem vedado e novo , ai sim , é so manter no aditivo

agora um carro que ja tem kilometragem , idade , ja deu indicios de agua com ferrugem etc.... eu nao aconselho , o meu mesmo se eu fosse usar aditivo agora ou ate uns tempos atraz , iria selos , juntas, mangueiras etc.. tudo pro brejo, ate mesmo o impulsor iria se soltar do eixo ,
pois ta ai usar so de torneira e apenas ela da nisso, se de quando troqeui a bomba a anos eu tivesse usando aditivo ate hoje quem sabe nao iria ter transtornos mas eu comprei um carro usado , sou o terceiro dono eu nao poderia arriscar sem saber e conhecer a gm

abs estamos ai
Responder