ABS moza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

ABS moza

Mensagem não lida por tyo »

cara tava lendo um tópico aqui no fórum e o rafaelo disse que o abs do monza é o bosch 2e analógico mais o bosch 2e é digital então qual é o abs do monza 2s analógico ou 2e digital?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ABS moza

Mensagem não lida por Rafaelo »

tyo, ABS bosch 2e digital é vectra A e 2s analogico ambos sao da mesma versao. vou colocar a evolução dos modulos ABS da Bosch abaixo.

tem razao me enganei na refencia do codigo ja que ambos sao bem parecidos. o ABS 2s é analogico monza/omega A suas peças sao intercambiaveis como o sensor de rotaçao das rodas. caso um queime pode-se comprar do omega A que é amplamente achado hoje por ae.

no meu ABS 8.0 funciona tanto com sensor indutivo como hall esse mesmo modulo é usado no vectra C 09-2011(hall) e agile(indutivo), instalei os sensores do omega na captação do sinal da homocinetica fiz a verificaçao pelo scanner tudo ok. ja fica a dica: quem tem monza e queimou o sensor é so comprar do omega A que vai funcionar normalmente. ate mesmo do vectra B que é indutivo porem em corpo plastico tambem funciona.

Imagem
pra ve como o brasil so compra tecnologia ultrapassada o ABS versao 2 era de 1978(analogico) usado no monza e omega A. o meu 8.0 ABS é de 2001 europa, e usado ate hoje aqui no brasil. o ABS 9.0 na europa ja é uma realidade a um tempo, aqui o mais avançado é o 8.1 que é iqual ao 8.0 a unica diferença é o motor da bomba que é menor e gera menos contra fluxo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo, o que é necessário, para se instalar o ABS do teu no Monza, não tenho intenção de fazer, é por questão de informação mesmo.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

Leo, no meu caso nao precisou de muita coisa nao por ser um ABS moderno e resumido em termos de engenharia tanto é que manual e automatico é a mesma peça. como esse modulo ABS é pequeno e nao tem comunicaçao com a ECU-IE, se torna muito simples a parte eletrica do carro. é mais simples que instalar um alarme por exemplo. em termos de eletrica

o kit é composto por 2 sensores indutivos frente monza,omega A ou vectra B,agile,etc com o suporte preso a torre em um local especifico, par de homocinetica monza ou vectra A e B c/ABS. e um kit traseiro com ABS(freios) a escolha... eu optei por todo o sistema 5 furos do vectra C. mais pode ser usado de outros modelos de vectra com ABS 4 furos.

a questao do ABS tem que ser o 8.0 ou 5.4(nao recomendo por ser muito antigo e velho). o 8.0 alem de ser muito pequeno é mais novo pra achar o meu comprei de um vectra com 10.000km novo novo, so tirei o pó dele.

em termos de eletrica se liga os 2 positivos(protegidor por mega fusiveis de 40 e 30A em cada linha). 2 linha negativa. 1 lampada piloto. 1 fio do interuptor do pedal. 4 fios do sensores blindados. 1 porta scanner. 1 pos chave. 1 VSS out(sinal de velocidade pdoe ser ligado ao PD pro exemplo)

Bosch 8.0 c/ suporte modificado pra colocar no monza
Imagem
Imagem

diagrama do Bosch 8.0
Imagem

a parte mecanica, é o seguinte: precisa trocar o sistema pelo vectra C hidrovacuo e cilindro mestre, ambos entram de forma quase original no monza. so precisa modificar o suporte original do monza. o hidrovacuo vectra C tem as mesma medida do que o monza
Imagem

a questao dos tubos se usa os do monza mesmo pos 1988 que tem as pontas iquais do vectra C. nao usa mais valvula equalizadora alguma quem faz isso é mecanicamente dentro da hidraulica do ABS. resumindo é isso

pode se instalado ate um carburador, porem isso tudo tem um custo muito alto vai depender do amor ao carro pro dono rsrsrs
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Interessante Rafaelo! E, qual seria esse custo alto, aproximadamente? Se eu encontro por exemplo, um Vectra num FV, o que eu teria que tirar dele pra instalar o ABS no Monza?
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

o modulo com sorte completo com tubos cilindro mestre/suporte/ABS 600,00. chicote original 300,00 frente e tras e plug ECU. cilindro mestre + hidrovacuo completo 650. par homocinetica 200,00. par sensores usados 120. suporte tem que fabricar. kit freio traseiro completo com ABS 4 furos 600,00. fluido + porta fusivel nao original + fio eletrica 100.00 + scanner opcom 150,00

mao de obra se mandar fazer nao vao saber fazer isso pode apostar. melhor tu mesmo encarar.

isso preço de peças usadas e novas. o meu saiu pouco mais caro pq usei peças novas como cilindro mestre + hidrovacuo + homocinetica + freios traseiro. e tambem é freios 5 furos 288mm e 286mm dae fica caro. o 4 furo é mais barato

daria +- 2700,00 sem MO
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Digamos que, é um longo projeto que seria interessante em ser feito!
Caso eu fique com o meu Classic como segundo carro, estudarei colocar um ABS nele!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

quando bem feito sem adaptação, sem amadorismo, uso de equipamento e ferramentas certas, material original, analize tecnico,entre outros. fica iqual um saido de fabrica pra ter uma ideia da qualidade que da pra se chegarm vai depender do talendo e $ da pessoal que esta envolvida. isso outros podem fazer o mesmo oque eu fiz nesses moldes sem problemas é so fazer com calma,e estudar bastante antes. e principalmente nao ficar pulando etapas dae fica muito amador. como por exemplo ficar emendando fio de plug entre outros.

vale apena o investimento isso posso te afirmar. olhe na minha assinatura tenho alguns videos configurando e resetando erros no Scanner do ABS e fazendo teste de bancada. fiz um simulador de velocidade como se o carro estive*se andando. o auto teste,bomba de retorno tudo funcionando conforme o manual se refere ao ABS 8.0 bem legal.
Responder