INJEÇÃO ELETRÔNICA MPFI

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Dani MPFI
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

INJEÇÃO ELETRÔNICA MPFI

Mensagem não lida por Dani MPFI »

Bom pessoal,sou novo aqui,e adiquiri recentemente um Monza Classic/SE 4portas 91. E este aqui até que está bom,apezar do ex dono ser um relachado! A parte elétrica dele aos poucos estou ageitando,sorte de eu ser técnico eletrônico,mas tenho várias dúvidas ainda,pois é meu primeiro Monza com injeção eletrônica,antes só os carburados!
Bom ai vai: Para que serve e onde se localiza o tal módulo EZK? Sei que não era todos que tinham esse tal módulo,ainda mais um Monza 91, que foi nesse ano,que a GM lançou o primeiro Monza MPFI antes só os EFI COMO O EF 500 ,ah! e futricando ali pelo lado do módulo da injeção eletrônica,achei um módulo de cor preta com as seguintes inscrições:93 203 273 NNN GM, e o mais incrível,estava totalmente desligado! e o carro funcionando perfeitamente! O que seria este módulo? EZK? Eu acho q não,pois no meu painel digital não posui a lâmpada de marcha acendente e nem a de falhas da injeção. e essas lâmpadas são controladas pelo módulo EZK! Alguem sabe me dar um auxilio? :smt023
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: INJEÇÃO ELETRÔNICA MPFI

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Dani MPFI escreveu:Bom pessoal,sou novo aqui,e adiquiri recentemente um Monza Classic/SE 4portas 91. E este aqui até que está bom,apezar do ex dono ser um relachado! A parte elétrica dele aos poucos estou ageitando,sorte de eu ser técnico eletrônico,mas tenho várias dúvidas ainda,pois é meu primeiro Monza com injeção eletrônica,antes só os carburados!
Bom ai vai: Para que serve e onde se localiza o tal módulo EZK? Sei que não era todos que tinham esse tal módulo,ainda mais um Monza 91, que foi nesse ano,que a GM lançou o primeiro Monza MPFI antes só os EFI COMO O EF 500 ,ah! e futricando ali pelo lado do módulo da injeção eletrônica,achei um módulo de cor preta com as seguintes inscrições:93 203 273 NNN GM, e o mais incrível,estava totalmente desligado! e o carro funcionando perfeitamente! O que seria este módulo? EZK? Eu acho q não,pois no meu painel digital não posui a lâmpada de marcha acendente e nem a de falhas da injeção. e essas lâmpadas são controladas pelo módulo EZK! Alguem sabe me dar um auxilio? :smt023
Desculpe, mas vamos indo, 500EF EFI?? Errado pois o 500EF é o primeiro MPFI da GM no brasil. MPFI = 4 bicos (Multi Ponit Fuel Injection) Monzas Classic 500EF foi o pioneiro da GM do brasil com ele
EFI - Eletronic Fuel Injection (1 bico).

Segundo, EZK é um módulo de ignição, e fica localizado junto da central eletronica da injeção, a qual fica ao lado do porta luvas do lado da lata do carro. O módulo EZK tem as seguintes funções: parte da ignição, sensor de detonação e luz de anomalia.

Ele fica ao lado do módulo da IE, o qual fica escondido atrás de uma tampa de plástico no lado do porta luvas.

O módulo EZK recebe a seguinte fiação: Sensor da temperatura da água, sensor de detonação, sensor de rotação, aterramento e 12v.
Dele sai: Fiação para lâmpada de anomalia
E dentro do EZK tem um sensor de pressão absoluta.

Esta peça, 93 203 273, não tem nada haver com EZK ou ignição. É um mero módulo anti-furto original da GM. Muito normal desativarem ele ao instalarem um alarme como Pósitron. Senão além de desligar o alarme, tem que desativar o anti-furto original do carro que é aquele imã que passa pelo vidro.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Eu tava escrevendo uma resposta, mas o Marcel ja respondeu, então só adicionando, o EFI só veio depois, nos modelos a partir de 92, se não me engano.

Quanto ao alarme, eu acho que ficaria melhor se ligasse os 2 ao mesmo tempo :mrgreen:
Monza: SL/E 1993
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ainda para lembrar, o Monza Classic MPFI 91 ainda não tem o EZK.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Dani MPFI
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Dani MPFI »

Só para resaltar! Muito obrigado pela dicas e grandes informações,como as que o Marcell deu! Estão me ajudando muito! E quanto a cronologia da evolução do Monza,eu não dou certeza de nada relacionado as atribuições de cada Monza! Isso o cara vai pegando informações ali e aqui... hehehe,pois resalto,eu to entrando no mundo dos Monza (tubarão ou "bicudos" )hehehe recentemente,pois o meu ultimo era um Monza 86 SL/E Completo 4 portas a alcool! Muito obrigado a todos ai,vcs,nós somos de muito valor!! Algumas coisas eu já estou resolvendo,pois apesar de eu ser eletrônico sou cauteloso! Deus me livre se meu ("grande motel móvel,não funcionar!!!) hehehe. Por ex. já consigui deixar os 4 vidros elétricos independente da ignição,(o que é um saco!) dentre outras coisas,que como disse antes,o carro foi dum relaxado!
andre.nizer

Mensagem não lida por andre.nizer »

Dani MPFI escreveu:Só para resaltar! Muito obrigado pela dicas e grandes informações,como as que o Marcell deu! Estão me ajudando muito! E quanto a cronologia da evolução do Monza,eu não dou certeza de nada relacionado as atribuições de cada Monza! Isso o cara vai pegando informações ali e aqui... hehehe,pois resalto,eu to entrando no mundo dos Monza (tubarão ou "bicudos" )hehehe recentemente,pois o meu ultimo era um Monza 86 SL/E Completo 4 portas a alcool! Muito obrigado a todos ai,vcs,nós somos de muito valor!! Algumas coisas eu já estou resolvendo,pois apesar de eu ser eletrônico sou cauteloso! Deus me livre se meu ("grande motel móvel,não funcionar!!!) hehehe. Por ex. já consigui deixar os 4 vidros elétricos independente da ignição,(o que é um saco!) dentre outras coisas,que como disse antes,o carro foi dum relaxado!
boas alterações...

e bem vindo...

ah... o meu tem isso ??? "módulo EZK" acho bacana o sensor de detonação..
se não tiver tem como por um original do monza ou soh nos MPFI ?
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Dani MPFI escreveu: Por ex. já consigui deixar os 4 vidros elétricos independente da ignição,(o que é um saco!)
COm relação aos vidros elétrico, eu vou fazer um esqueminha diferente.... eu tive a idéia e um amigo do kadetteiros, que é eletrônico, fez o projeto. Vai ser assim: toda vida que abrir a porta, os vidros eletricos ficarão ligados, caso vc feche a porta, ficarão temporizados por 60s :mrgreen: e a ignição ficará original, ou seja, ao desligar a ignição, os vidros ficarão temporizados por 60s.

Tudo isso será feito com apenas um relé de 5 pinos, terminais, capas para terminais e uns pedaços de fio :mrgreen:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Surfin »

Diego Paiva escreveu:
Dani MPFI escreveu: Por ex. já consigui deixar os 4 vidros elétricos independente da ignição,(o que é um saco!)
COm relação aos vidros elétrico, eu vou fazer um esqueminha diferente.... eu tive a idéia e um amigo do kadetteiros, que é eletrônico, fez o projeto. Vai ser assim: toda vida que abrir a porta, os vidros eletricos ficarão ligados, caso vc feche a porta, ficarão temporizados por 60s :mrgreen: e a ignição ficará original, ou seja, ao desligar a ignição, os vidros ficarão temporizados por 60s.

Tudo isso será feito com apenas um relé de 5 pinos, terminais, capas para terminais e uns pedaços de fio :mrgreen:
Gostei da idéia!
Se for possível montar um tutorial quando fizer no seu... :smt023
Monza: SL/E 1993
Responder